Categorias
IA se consolida e se prepara para moldar estratégias em 2026. Por, Marcus Piombo* A adoção da inteligência artificial segue vinculada à busca por eficiência e, em 2026, a tecnologia passará por um ponto de inflexão. No setor financeiro, os algoritmos ajustam carteiras de investimento em tempo real, com base…
Como a tecnologia de comunicação está transformando a operação de portarias remotas e híbridas Central em nuvem, IA e omnichannel remodelam a rotina dos condomínios De um lado, moradores valorizam a presença do porteiro, a cordialidade no dia a dia e a sensação de proximidade. De outro, síndicos e administradores…
Uso de telessaúde otimiza fluxo de pacientes e encurta tempo de espera Expansão nacional e evidências científicas mostram que a telemedicina melhora a experiência do paciente, reduz deslocamentos e fortalece o atendimento No centro desse avanço está a telemedicina, que surgiu em larga escala no contexto emergencial da pandemia e…
Consumidor algoritmizado: o impacto das recomendações de IA na decisão de compra. Por, Thiago Hortolan* O avanço das tecnologias de recomendação baseadas em inteligência artificial transformou a jornada de consumo, consolidando a figura do consumidor algoritmizado, um indivíduo cuja atenção, preferências e decisões de compra são moldadas por sistemas capazes…
Tendências do marketing para 2026, segundo Rodrigo Terra e Renan Caixeiro Análise de dados com apoio de IA, criatividade sistematizada e construção de comunidades engajadas devem pautar a estratégia de marcas e empresas O marketing em 2026 caminha para o fim do modelo tradicional de campanhas pontuais e dá espaço…
A sinergia entre marketing B2B e assessoria de imprensa. Por, Max Ribeiro* No universo complexo e de alto risco das vendas B2B, onde o ciclo de decisão é longo e a confiança é o ativo mais valioso, ainda insistimos em tratar marketing e assessoria de imprensa/comunicação corporativa como entidades separadas.…
5 dicas práticas como a IA pode turbinar as vendas da sua loja Especialista aponta caminhos práticos para transformar inovação em resultados reais O varejo brasileiro vive um momento de transição: o interesse por inteligência artificial (IA) cresce, mas o uso ainda é tímido. Segundo levantamento da CNDL Brasil, 87%…
Mercado global de RCS deve alcançar US$ 19,5 bilhões até 2028 — o Brasil está preparado? Por, Mario Marchetti* Às vezes, as grandes mudanças não chegam com barulho — elas acontecem enquanto estamos ocupados demais olhando para outro lado. É exatamente isso que está acontecendo com o RCS. Enquanto discutimos…
Agentes de IA e o futuro da automação inteligente que já começou. Por, Vinícius Taddone* Quando falamos em inteligência artificial, é comum que muita gente ainda pense em chatbots limitados, ou seja, aquelas ferramentas capazes apenas de responder perguntas básicas ou redirecionar atendimentos. Mas a verdadeira revolução da IA vai…
Como aproximar o atendimento digital dos clientes? Especialista mostra como a inteligência artificial pode interpretar o contexto de cada usuário e escolher respostas mais naturais e humanizadas Os canais de atendimento digital estão em expansão no Brasil, impulsionados não apenas pelo uso massivo de chatbots, mas também pela evolução da…
Try revoluciona o e-commerce de moda e redefine a jornada do consumidor Marketplace lança modelo inédito que permite experimentar roupas, calçados e acessórios antes da compra e promete resolver o maior desafio do varejo online Comprar moda pela internet sempre foi um exercício de confiança. Por mais que uma imagem…
Omnis AI Insights da Netscout transforma dados de rede em vantagem estratégica com observabilidade orientada por IA Netscout, fornecedora líder em observabilidade, AIOps, cibersegurança e proteção contra DDoS, apresenta o Omnis AI Insights, plataforma de dados curados de rede e de alta fidelidade que alimenta iniciativas de IA e Inteligência…
Transformar o pós-Black Friday em estratégia é o diferencial das marcas de sucesso, afirma especialista Para CEO da Digital Manager Guru, o maior erro das empresas é não enxergar o período como o início de um relacionamento com o cliente A Black Friday se consolidou como uma das datas mais…
Delfia lidera iniciativa de livro que reposiciona o marketing B2B no Brasil Publicação traz especialistas de diferentes setores Profissionais de marketing que atuam no universo B2B passam a contar com uma obra de referência no mercado. Lançado em novembro, em São Paulo, o livro “Jornada Marketing B2B” reúne autores da…
Experiência do cliente: o diferencial competitivo nas vendas de Natal. Por, Ingrid Imanishi* O Natal é, tradicionalmente, o período mais aguardado pelo varejo, e também o mais desafiador. É quando o volume de interações aumenta, os prazos se tornam mais curtos e as expectativas dos consumidores atingem o ponto máximo.…
Natal chegando, filas crescendo: o atendimento ao cliente da sua empresa aguenta a demanda? No maior pico do ano, a IA se torna essencial para evitar atrasos, filas digitais e perda de vendas Basta novembro começar para que muitas pessoas, ansiosamente, iniciem a compra de enfeites, presentes de fim de…
Estudo da Sinch revela que 71% dos brasileiros são mais impactados por imagens na Black Friday Pesquisa global aponta tendências que moldam o comportamento do consumidor e mostram o avanço da IA e dos canais de mensagens na experiência de compra Segundo pesquisa global da Sinch, líder em comunicação omnichannel,…
Kore.ai revela que 71% das empresas já utilizam IA em múltiplos departamentos, mas apenas 30% estão plenamente preparadas para escalar Relatório global “Escalando a IA” mostra que 90% das companhias devem aumentar seus investimentos em IA nos próximos três anos, com foco em produtividade, automação e governança de dados A…
Bots que decidem pelo cliente criam fricção digital, alerta especialista em atendimento O desafio das empresas está em equilibrar tecnologia e autonomia para evitar rupturas na experiência do consumidor A expansão da inteligência artificial no atendimento criou um efeito colateral silencioso: consumidores estão exigindo mais autonomia, não necessariamente mais tecnologia.…
Origem Verificada aumenta atendimento de ligações em até 70%, aponta ABT Em implementação gradual desde o final de 2024, o sistema Origem Verificada, que autentica e identifica chamadas telefônicas para combater fraudes e ligações abusivas, já apresenta impactos mensuráveis no setor de telesserviços. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Telesserviços…
IA e o novo CX: antecipar, entender e lembrar para atender melhor. Por Simone Bervig* Testemunhamos uma revolução silenciosa no modo como as empresas se relacionam com seus consumidores. A inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas uma ferramenta de automação para se tornar uma aliada estratégica do customer experience…
Inteligência artificial em vendas e atendimento: o novo motor da personalização e eficiência em 2025. Por, Thiago Hortolan* A transformação promovida pela inteligência artificial em vendas e atendimento ao cliente é menos uma promessa futurista e mais uma realidade operacional que está reposicionando funções, métricas e expectativas dentro das empresas.…
Black Friday vira batalha por atenção: tecnologia decide quem conquista o consumidor Hiperpersonalização da comunicação, interatividade e plataformas de dados ganham espaço na disputa pelo orçamento limitado dos brasileiros A Black Friday deixou de ser apenas um dia de descontos agressivos e passou a representar um momento decisivo para o…
Pesquisa global aponta: IA híbrida é o padrão nos serviços financeiros, com 91% indicando como altamente valiosa Estudo global com executivos do setor financeiro revela um persistente “gap de implementação”, já que 97% das empresas enfrentam silos de dados e apontam a segurança como a principal barreira para o sucesso…
“Sem dados de qualidade, não há IA inteligente”, alerta vice-presidente da Red Hat Para Gilson Magalhães, empresas terão que repensar seus modelos de negócio, diante do risco de uma inteligência artificial sem valor real; agentes, inferência e soberania digital serão os pilares dessa transformação em 2026 A corrida pela adoção…
A Atento reforça sua liderança global e estratégia com foco tecnológico nos Estados Unidos e na América Latina • A empresa firma um acordo com a ABAI para a venda da subsidiária de serviços tradicionais da Espanha, com o objetivo de concentrar seus esforços em mercados-chave e consolidar sua liderança…
3 tendências de IA para o setor de consórcios Com novas soluções de agentes IA, setor avança rumo à automação completa, reduzindo custos e ganhando escala A inteligência artificial vem transformando a dinâmica de diversos setores, e o mercado de consórcios no Brasil não é exceção. Em 2024, o segmento…
Como a IA está transformando o atendimento na Black Friday Com tecnologia e equipe humana atuando juntas, consumidores se tornam clientes leais e satisfeitos A Black Friday deixou de ser apenas uma data de vendas e se tornou um verdadeiro teste operacional para o atendimento ao cliente. Esse período não…
SIN Solution migra comunicação para a nuvem e reduz custos em 50% Migração para telefonia em nuvem elimina gargalos, reduz custos e prepara a operação para adoção de inteligência artificial no atendimento Especialista no ecossistema de saúde, a SIN Solution elevou o padrão de atendimento e reforçou a segurança de…
Privacidade e personalização: o novo dilema da automação no marketing Empresas que apostam em automação enfrentam o desafio de entregar ofertas sob medida sem violar a confiança do cliente A automação nunca foi tão eficiente, nem tão desafiadora. Em meio à corrida por personalização, as marcas enfrentam uma questão delicada:…
Pesquisa inédita mostra que IA generativa está transformando a jornada do consumidor no Brasil ChatGPT consolida o país como o 3º maior mercado global de IA e acelera a transição para o modelo de busca por GEO A IA generativa já está transformando como consumidores descobrem e compram produtos online…
Solução de IA personaliza experiência do consumidor com leitura inteligente de dados • Tecnologia aplicada ao chatbot da Perdigão é a primeira do mundo desenvolvida para facilitar o dia a dia do usuário• Recurso reconhece informações enviadas, seja por voz, texto ou imagem, e as transforma em receitas personalizadas Uma…
53% dos consumidores já confundiram mensagens legítimas com golpes, aponta a Sinch Relatório global aponta que 80% confiam mais em comunicações com sinais de verificação. Sinch alerta para pico de fraudes e reforça importância das comunicações corporativas verificadas durante a temporada de festas Em um momento em que o volume…
CRM 3.0: como dados próprios e inteligência artificial estão redesenhando o relacionamento Com foco em first party data e IA, empresas transformam o CRM tradicional em plataforma de insights, personalização e crescimento O ambiente competitivo das empresas está sendo remodelado por uma nova geração de gestão de clientes. Sistemas clássicos…
RCS conversacional na Black Friday: como ele revoluciona a comunicação com os clientes. Por, Carlos Feist* Novembro está ainda no começo, e já podemos ver uma explosão de promoções e ofertas relâmpagos da Black Friday. Mas, hoje, muito mais do que um bom desconto que caiba no bolso, o consumidor…
Black Friday: o início de uma jornada, não o fim de uma corrida. Por, Pablo Cotta* Durante muito tempo, a Black Friday foi vista como uma corrida de 24 horas em busca de descontos e recordes de vendas. Mas o que antes era um evento isolado, hoje se tornou uma…
Vocom amplia funcionalidades com IA e novos recursos de comunicação corporativa Plataforma brasileira de telefonia em nuvem amplia funcionalidades com transcrição automática, integração multicanal e recursos com inteligência artificial A Vocom, plataforma brasileira de telefonia em nuvem voltada para empresas, reforça sua presença no mercado com novas funcionalidades que tornam…
Bases sólidas para o varejo com adaptabilidade, dados e inteligência artificial. Por, Marcelo Sturn*
Bases sólidas para o varejo com adaptabilidade, dados e inteligência artificial. Por, Marcelo Sturn* O varejo vive um período de mudanças profundas e aceleradas. Em um setor que sempre esteve na linha de frente da inovação, o ritmo atual impõe um desafio inédito: não basta mais adotar as novidades que…
IA estratégica: o verdadeiro desafio não é técnico, mas sim organizacional. Por, Alejandro Raffaele*
IA estratégica: o verdadeiro desafio não é técnico, mas sim organizacional. Por, Alejandro Raffaele* A inteligência artificial (IA) não apenas oferece soluções para as empresas, mas também impõe desafios significativos. As organizações precisam lidar com obstáculos estruturais que vão desde a complexidade de normalizar dados heterogêneos até a falta de…
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade. Por, Flavio Cantoni* Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, um grupo de artistas e intelectuais ousou desafiar o espelho europeu e propor uma nova forma de olhar para o Brasil. Entre eles, o poeta e escritor Oswald…
Empresas que tratam bem o cliente vendem mais e sobrevivem à Black Friday Novo levantamento mostra que o atendimento virou o maior fator de fidelização no varejo brasileiro. Especialista explica por que escutar o cliente é mais lucrativo do que oferecer desconto O consumidor brasileiro está cada vez menos tolerante…
IA se consolida como motor da nova economia do varejo Transformação digital ganha força entre pequenos e médios empreendedores, que usam a tecnologia para crescer com eficiência e dados Nos últimos anos, o uso de inteligência artificial (IA) no varejo brasileiro avançou de forma expressiva, refletindo uma transformação cada vez…
As formas de utilizar a IA na Black Friday, de acordo com pesquisa O estudo mostra que apesar do crescimento da utilização da IA, a intenção de compra para a data caiu 10,3% em um ano A Black Friday de 2025 será um ponto de virada no consumo brasileiro. Pela…
O cérebro é um pessimista cauteloso: Por que a dor da perda vende mais que o prazer do ganho. Por, Bruno Rosa* É um erro comum e profundamente arraigado no mundo da comunicação e das vendas a crença de que, para persuadir, basta listar as maravilhas que aguardam o nosso…
Do pequeno varejista ao gigante do e-commerce: 5 dicas para transformar a experiência do cliente nesta Black Friday A Black Friday deixou de ser apenas uma data promocional para se tornar um espelho do grau de maturidade digital das marcas. Em um cenário cada vez mais competitivo, o diferencial não…
Ferramenta permite identificar ligações telefônicas entre marcas e consumidores Amplamente utilizado nos Estados Unidos, o Stir Shaken começa a ganhar força no Brasil após mais de um ano de implementação e regulamentação junto à Anatel Receber uma ligação de um número desconhecido e hesitar em atender se tornou algo comum…
No B2B, postura consultiva vale mais que desconto Em 2025, 89% das empresas afirmam competir mais por melhor experiência do cliente do que por preço ou produto À medida que o relacionamento corporativo passa por forte transformação, cresce a valorização de modelos baseados em experiência e consultoria. Em 2025, 89%…
80% dos clientes perdem a paciência ao repetir informações durante o atendimento, revela pesquisa Análise da Evollo mostra que a repetição de dados é o principal gatilho de frustração em interações com o cliente Quais os principais motivos que levam o cliente a perder a paciência? E em que momento…
Por que tantos clientes cancelam a internet sem reclamar antes? Especialistas explicam Com o avanço da conectividade nos lares brasileiros, cresce também o número de usuários que desistem dos serviços de internet sem buscar suporte técnico prévio. Especialistas da Unetvale, que tem 1,10% de taxa de evasão, uma das menores…
Black Friday 2025: 3 estratégias para vender mais! A tecnologia como parceira em datas comerciais Novembro é um período estratégico para o varejo brasileiro, marcando a contagem regressiva para a Black Friday 2025, prevista para sexta-feira, 28 de novembro. Nesse ano, a aplicação de tecnologia integrada às estratégias de vendas…
Como melhorar a comunicação da sua empresa — seja qual for o público. Por, Mario Marchetti* Vivemos um momento em que a comunicação entre empresas e pessoas está passando por uma transformação profunda. Em qualquer segmento — varejo, saúde, finanças, educação ou serviços públicos — o desafio é o mesmo:…
Black Friday 2025 será teste de estrutura digital e operacional do varejo Especialistas de tecnologia analisam o cenário do período e apontam os melhores caminhos para superar os desafios Com o varejo digital mais aquecido do que nunca, a Black Friday 2025 chega com projeção de R$ 13,6 bilhões em…
Black Friday aponta preferência do consumidor por marketplaces e frete grátis Estudo de associações do setor mostra crescimento de 14,7% nas vendas online. Cuidados com compras pela internet precisam ser redobrados nesse período A Black Friday no Brasil segue agitado e retrata transformações no comportamento de compra dos consumidores. Segundo…
Nova geração de atendimento chega a empresas médias com soluções antes inacessíveis Automação e APIs do whatsapp tornam viável, para empresas médias, operar com a mesma sofisticação que grandes marcas O avanço das plataformas digitais e o acesso a APIs empresariais do whatsapp estão democratizando o uso de tecnologias de…
Da triagem ao pós-consulta: agentes inteligentes transformam a jornada do paciente com IA humanizada Plataforma Nebula integra múltiplos agentes de IA para apoiar hospitais e clínicas em triagem, agendamento e acompanhamento contínuo de pacientes A StaryaAI vem transformando a relação entre pacientes e serviços de saúde por meio de agentes…
NICE lança AI Ops Center para garantir operação contínua e confiável dos agentes de IA Novo centro de comando de IA oferece controle, visibilidade e garantia em tempo real para manter agentes de IA corporativos sempre ativos e confiáveis A NiCE (Nasdaq: NICE) lançou o AI Ops Center, a espinha…
Marketing em tempos de IA: o que não pode ser automatizado Mesmo com a revolução da inteligência artificial, especialista aponta limites claros para a automação na criação de vínculos reais com o consumidor A integração da inteligência artificial ao marketing digital deixou de ser tendência para se tornar parte essencial…
De que forma marketing e IA podem trabalhar juntos? Especialista em marketing destaca a necessidade de compreender a importância do papel humano e tecnológico dentro dos processos O uso da inteligência artificial no meio corporativo está cada vez mais frequente. Segundo um estudo realizado pela consultoria McKinsey, nomeado de “The…
Confiança: a chave para o sucesso no e-commerce em temporada de alta demanda. Por, Agustín Croche* Com uma estimativa de 300 milhões de compradores digitais na América Latina, a confiança é mais do que um conceito; é a base sobre a qual relacionamentos bem-sucedidos são construídos. Por isso, devemos nos…
5 dicas valiosas para usar IA no atendimento Com o avanço da IA generativa, empresas precisam equilibrar automação, ética e empatia para oferecer a melhor experiência A inteligência artificial (IA) deixou de ser um diferencial tecnológico para se tornar parte da rotina de milhões de empresas. De acordo com o…
Pesquisa da Cisco mostra que as empresas mais preparadas para IA superam seus pares na corrida por valor • As organizações mais preparadas para IA têm 4x mais chances de levar projetos-pilotos à produção e 50% mais chances de ver valor mensurável.• No Brasil, 92% planejam implantar agentes de IA…
Paulo Bittencourt assume Vice-Presidência de Vendas da Vox Soluções Executivo com mais de 35 anos de experiência em tecnologia chega para impulsionar portfólio de soluções em speech analytics e inteligência artificial A Vox Soluções, empresa brasileira especializada em soluções de inteligência analítica e de speech analytics para contact centers, anuncia…
Black Friday testa limites no digital e atendimento humanizado coloca experiência do cliente no centro da estratégia Com crescimento de 37% neste período, JobHome revela estratégias para lidar com milhares de interações em momentos de alta demanda Com a aproximação da Black Friday, uma das datas mais esperadas do ano…
A IA agêntica é o próximo passo da inteligência artificial orientada ao negócio. Por, Marco Stefanini* Batizada de Agentic AI – ou IA agêntica – o conceito chega como um marco importante nessa nova etapa da inteligência artificial. A Agentic AI aparece como uma resposta à necessidade de solucionar problemas…
ChatGPT inicia vendas diretas em conversas e transforma IA em canal de comércio global Novo recurso permite comprar produtos dentro do chat; movimento marca a entrada da OpenAI no comércio conversacional e deve acelerar o avanço do embedded finance, segundo o especialista Luis Molla Veloso O ChatGPT, sistema de inteligência…
Entre o clique e a conversão: o papel da IA na disputa por atenção durante a Black Friday. Por, Camilla Veiga* A temporada de Black Friday volta a pressionar o mercado publicitário com uma intensidade que desafia tanto a criatividade quanto a capacidade analítica das marcas. À medida que o…
A evolução da busca e o papel responsável da IA na nova era da informação. Por, Gilsinei Hansen* Quem já interagiu com ferramentas de inteligência artificial provavelmente viveu a experiência de receber uma resposta incorreta — às vezes até absurda. Eu mesmo, numa conversa informal, questionei quantos Oscars “Titanic” havia…
Empresas cortam canais e investem em atendimento mais inteligente e direto ao consumidor Relatórios oficiais do WhatsApp e da Talkdesk mostram que a consolidação de canais integrados aumenta a eficiência e melhora a experiência do cliente As empresas brasileiras estão migrando de estratégias baseadas em volume de canais para modelos…
Automação se torna o novo motor de crescimento nos marketplaces e Brasil ainda engatinha no tema, alerta Seconds Mais de 50% dos vendedores ainda usam planilhas para atualizar produtos; Seconds Tecnologia aponta automação como vantagem competitiva no comércio digital A rotina de muitos vendedores de marketplace continua travada em planilhas…
2º ENIN reúne líderes de tecnologia e CX em São Paulo e consolida-se como polo de inovação para o atendimento ao cliente Líderes de tecnologia e customer experience (CX) debatem estratégias de hiperpersonalização, automação e o futuro dos canais de comunicação, projetando crescimento para 2026 O 2º Encontro Nacional de…
Como a IA está transformando a monitoria de qualidade no atendimento ao cliente Fonte: Selbetti Tecnologia* O atendimento ao cliente tem passado por uma verdadeira revolução impulsionada pela transformação digital e pelos avanços em inteligência artificial (IA). Essa evolução chega agora à monitoria de qualidade – processo crítico que avalia…
O que está por trás da Black Friday das grandes marcas: dados, IA e decisões em tempo real Casos de Pandora, Levi’s, Kipling e Tá no Bolso mostram como pequenos ajustes e decisões baseadas em dados podem gerar saltos expressivos em conversão e receita; IA Sinatra inaugura uma nova era…
O futuro do relacionamento não será medido pela quantidade de canais, mas pela consistência de cada interação, aponta especialista Empresas como iFood, Inter e Magalu já utilizam o app como centro de conexões, enquanto integrações democratizadas permitem que médias empresas também operem no canal Mais de 95% dos brasileiros conectados…
Inteligência artificial: o novo desafio para o profissional de atendimento Empresas apostam em combinar a eficiência da IA com a empatia humana para oferecer a melhor experiência para o cliente A inteligência artificial (IA) está redefinindo o papel dos profissionais de relacionamento com o cliente. O que antes era apenas…
Como fidelizar os clientes depois da Black Friday? Por, Márcia Assis* A Black Friday está se aproximando e essa data continua sendo bastante aguardada pelo varejo. Em 2024, a ação movimentou R$ 9,3 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo dados da Neotrust. Para 2025, a expectativa é ainda mais otimista, com…
Orquestração Inteligente: Da automação ao ecossistema coordenado pela IA. Por, Alessandro Buonopane*
Orquestração Inteligente: Da automação ao ecossistema coordenado pela IA. Por, Alessandro Buonopane* Durante décadas, a automação representou o ápice da eficiência operacional. Automatizar significava programar sistemas para executar tarefas repetitivas, liberando o tempo humano para atividades mais estratégicas. Hoje, contudo, estamos testemunhando uma transformação ainda mais profunda: a transição da…
95% das iniciativas de IA falham, segundo o MIT: modelos especializados podem ser o caminho Generalismo trava avanços da inteligência artificial e especialistas defendem que futuro depende de soluções focadas e reguladas Um novo relatório do Massachusetts Institute of Technology (MIT) trouxe um alerta ao mercado: 95% dos projetos de…
Poder da voz: Speech analytics é diferencial para entender melhor seus clientes A análise de voz automatizada permite identificar padrões, emoções e gargalos operacionais Mesmo com o avanço dos canais digitais, o telefone é um dos meios mais utilizados pelos consumidores brasileiros para resolver questões sensíveis. Porém, a maioria das…
O lado oculto da inovação: como evitar erros que ninguém te conta. Por, Cristiano Buss* Crescer é ótimo. Escalar, melhor ainda. Mas quem já passou por isso sabe: crescer dói. A gente começa pequeno, ágil, com ideias frescas e decisões rápidas. De repente, o negócio decola, os times aumentam, os…
Bosch e GAC firmam parceria para as operações de customer service no Brasil • Montadora chinesa recém-chegada ao Brasil, GAC contará com atendimento e assistência da Bosch• Parceria mira excelência em toda a jornada do cliente, principalmente no pós-venda A Bosch Service Solutions, divisão de serviços do Grupo Bosch, firma…
NoVerde por Dotz eleva em 1.400x o ROI com RCS Jornada desenvolvida gerou mais de 600 mil em contratos de empréstimos O mercado de crédito no Brasil é extremamente competitivo e, ao mesmo tempo, cercado de desafios. Diante desta busca constante por formas de reduzir a fricção no processo de…
Agentes de IA redefinem o atendimento digital e inauguram nova era no relacionamento com clientes Soluções de inteligência artificial elevam o atendimento digital a um novo patamar, combinando automação, empatia e análise de dados em tempo real A transformação digital dos últimos anos redefiniu o modo como as empresas se…
Desafios da gestão interna da experiência do consumidor no varejo supermercadista. Por, Paulo Cesar Lopes* A gestão da experiência do cliente exige que CEOs do varejo supermercadista orquestrem a excelência do backoffice de todas as áreas internas: o sucesso depende disso Ao longo da minha carreira, tenho afirmado que tudo…
Ótima Digital apresenta primeira integração de RCS à carteira do Google no Brasil O Grupo Ótima Digital, referência em mensageria e automação de comunicações, realizará no dia 21 de outubro um encontro sobre o uso do RCS (Rich Communication Services) na sede do Google, em São Paulo. A iniciativa reunirá…
Supermercado inteligente: como a IA vai revolucionar a experiência do consumidor. Por, Paulo Moratore* A inteligência artificial (IA) já tem sido usada em soluções de backoffice no varejo, principalmente quando se trata de relacionamento com o consumidor, e personalização de ofertas. Mas a tecnologia está deixando os bastidores, e começa…
Da crise à eficiência: por que o help desk é vital para a logística. Por, Edsel Simas* A pressão por margens mais enxutas e prazos cada vez mais rígidos tem levado o setor logístico a um ponto de inflexão. Em um mercado em que minutos de atraso impactam contratos e…
Agentes digitais com IA para atendimento 24/7 Plataforma de voz e texto com IA para automação inteligente amplia capacidade de atendimento automático com qualidade humana Diante do crescimento do volume de interações de clientes e das expectativas por respostas imediatas, muitas empresas encaram gargalos operacionais e custos crescentes. Uma pesquisa…
Importância da experiência do cliente no atendimento A priorização da experiência do cliente potencializa a eficiência operacional e fortalece a conexão estratégica entre empresa e público Com o passar dos anos, a experiência do cliente tornou-se um dos pilares da gestão moderna, sobretudo porque o mercado está cada vez mais…
O caixa do futuro já chegou, e ele não é humano Máquinas inteligentes impulsionam o avanço dos mercados autônomos e transformam a experiência de compra no Brasil A rápida evolução digital da última década trouxe mudanças profundas na forma como consumimos e pagamos por produtos e serviços. Se antes dependíamos…
Mitel expande atuação no Brasil com novas soluções para comunicações empresariais A Mitel, provedora global de soluções para comunicações empresariais, ampliou sua presença no Brasil após a aquisição da Unify, empresa reconhecida por seus produtos de comunicação e colaboração “A união das empresas fortaleceu o portfólio de produtos e serviços…
Dígitro integra chamadas de voz do whatsapp às soluções de contact center e comunicação unificada Integração reforça parceria oficial com a Meta e prepara empresas para a alta demanda de atendimento no período da Black Friday A Dígitro Tecnologia anunciou a integração do WhatsApp Business Calling API em suas soluções…
NiCE anuncia Jeff Comstock como novo presidente de produto e tecnologia para CX O executivo assumiu oficialmente o cargo em 1º de outubro de 2025 e se reportará diretamente ao CEO global da companhia, Scott Russell, integrando também a equipe de liderança executiva. Comstock construiu uma carreira de 25 anos…
Personalização é muito mais importante para as novas gerações. Por, Tamaris Parreira* Conhecer o seu cliente é indispensável para manter um relacionamento positivo e garantir maior retorno sobre os investimentos. É por isso que a personalização se tornou tão importante, e uma aliada muito útil na hora de se comunicar…
• Como a inteligência artificial e a personalização estão redesenhando o marketing digital para 2026
Como a inteligência artificial e a personalização estão redesenhando o marketing digital para 2026 Para o estrategista Janiel Kempers, o segredo não é substituir o humano pela IA, mas entender como ela pode ampliar o poder da criatividade e da conexão com o público A comunicação está atravessando uma das…
Petronect é campeã LATAM em experiência do cliente pela Customer Centricity World Series Empresa brasileira é reconhecida internacionalmente por sua transformação cultural baseada em customer experience A Petronect foi consagrada campeã latino-americana (LATAM) na categoria Business Transformation da Customer Centricity World Series 2025, o maior reconhecimento internacional em experiência do…
Os limites da personalização: Até onde a IA deve “conhecer” o cliente? Por, Celso Amaral* A inteligência artificial (IA) vem redefinindo a forma como empresas interagem com seus clientes e a promessa é atraente, com experiências altamente personalizadas, conversas fluidas e recomendações precisas que antecipam necessidades antes mesmo de serem…
Pós-venda: por que a experiência do cliente depois da Black Friday é tão importante quanto a compra. Por, Ingrid Imanishi* Durante a Black Friday, tudo gira em torno das promoções. As marcas disputam centavos, os consumidores comparam descontos e a atenção é totalmente voltada para conversão de vendas. Mas, quando…
API oficial do WhatsApp: como o canal está redefinindo o atendimento ao cliente? Por, Carlos Feist* Encontrar alguém que não tenha o WhatsApp instalado em seu dispositivo é quase uma missão impossível. Além de ter se consolidado como um dos canais favoritos dos brasileiros para se comunicarem, no contexto B2B,…