Com Big Data & Analytics, Algar Tech quer tornar 100% das operações de Service Desk proativas
Objetivo é dar previsibilidade aos chamados atendidos no Service Desk a partir da implementação de modelos analíticos e análise de dados
A Algar Tech, multinacional especializada em gestão do ambiente de tecnologia e processos de relacionamento com o cliente, tem a ambição de tornar proativas todas as operações de Service Desk de seus clientes. Para isso, a companhia vem implementando uma plataforma integrada de Big Data & Analytics para criar predições e, assim, aumentar a assertividade na tomada de decisão. Em um grande cliente do setor automotivo, a solução foi implantada em julho de 2020 e os resultados já são significativos: 42% de redução de chamados, 90% de redução na taxa de reabertura e 10% de ganho em eficiência operacional.
A plataforma conta com um modelo analítico que entende o histórico da operação do cliente e estima, com base em inteligência artificial, a probabilidade de cada usuário registrar um chamado em um dado momento de tempo. Além de mapear a probabilidade, o dashboard permite visualizar também qual o tipo de chamado que o usuário irá abrir. Desse modo, a solução consegue dar uma visão de quantos e quais chamados terão que ser atendidos no Service Desk nos próximos 12 meses – com acesso a projeções diárias, semanais, mensais ou anuais.