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O papel da IA na automatização do atendimento ao cliente, por Gustavo Alonge* Nos últimos anos, a integração de inteligência artificial (IA) ao mundo empresarial tem se tornado um caminho sem volta. Empresas de diversos setores têm reconhecido os benefícios de automatizar parte do processo de atendimento para melhorar a…
A visão do cliente brasileiro: o que é esperado das empresas em 2024 no mundo do CX, por Marcela Klein* Ouvir o cliente, sempre. Certo? Anualmente, a Twilio entrevista milhares de profissionais do mundo todo para ouvir suas perspectivas “de dentro” da suas empresas, e a partir desses insights lança…
Marketing personalizado: como utilizar em produtos especiais? Por Renan Cardarello* Na atual conjuntura da era do marketing em que estamos (5.0), a ideia de trabalhar com itens generalistas não funciona para a maioria das empresas de E-Commerce que começam seus negócios, tendo, na maioria das vezes, que apostar em produtos…
Transformação digital trouxe para o marketing das agências a necessidade de criar processos, checklists e padrões, por Daniel R. Bastreghi* Se antes as estruturas orgânicas funcionavam bem para o marketing na mídia tradicional, a transformação digital trouxe a necessidade de padronizar alguns processos para garantir que as campanhas impactem os…
Como a empresa customer centric usa a inteligência artificial para eliminar os silos organizacionais e de TI, por Hilmar Becker* Em 2024, mais e mais empresas brasileiras buscam se transformar em organizações “customer centric”. Essa é uma coluna da economia digital que nem sempre é plenamente atingida. Uma das razões…
RCS poderá substituir o whatsapp? Por Thiago Gomes* Em meio a um mercado cada vez mais conectado, a digitalização é um caminho sem volta para as empresas, que devem incorporar em suas estratégias as melhores ferramentas para se comunicarem com seus clientes de forma fluída, segura e otimizada. Hoje, dentre…
Mais do que um logotipo: o papel do branding na conversão de clientes, por Mateus Tamborlin* As estratégias de branding costumam ser associadas apenas à consciência sobre uma marca, situação cunhada na publicidade com o termo “awareness”. Esse conceito define uma marca que é corretamente reconhecida pelos consumidores. É claro…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Ativação de marca é o caminho para se conectar com a Geração Z, por Bruna Alves* Empresas modernas estão cada vez mais focadas em criar uma conexão com o público mais jovem. No marketing de ativação, a ideia central não busca apenas vender um produto, mas também estabelecer uma relação…
A importância da tecnologia de contact center no atendimento ao cidadão, por Deivis Romeiro dos Santos* Os desafios do atendimento ao cidadão na gestão pública são muito semelhantes aos enfrentados pelas empresas com seus clientes. Afinal, em ambos os casos estamos lidando com pessoas cada vez mais conectadas, exigentes quanto…
O segredo para o êxito no e-commerce é a personalização do atendimento, por Thiago Siqueira* Ao segmentar os clientes com base em seus comportamentos de compra, as empresas podem criar campanhas direcionadas e oferecer ofertas relevantes para cada cliente O e-commerce no Brasil continua em crescimento. Neste panorama em que…
5 dicas para gerar e manter o engajamento com os clientes, por Yara Machado* Para impulsionar as vendas e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente, é essencial estabelecer conexões profundas. Criar uma identificação com a marca requer não apenas uma equipe bem treinada, mas também uma comunicação eficaz por meio…
O poder do marketing de experiência no varejo, por Rodrigo Brandão* Diante de um mercado altamente competitivo e com um público cada vez mais empoderado devido ao avanço da tecnologia, encantar o cliente tornou-se uma premissa fundamental para o varejo. Em um momento em que o consumidor anseia por experiências…
Para além do comprar e receber: a experiência do cliente como propulsor do agronegócio, por Mayla Takahashi* No coração do agronegócio moderno, a plena satisfação do cliente é essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Os processos de experiência do cliente ou customer experience, como é dito na…
“Chegando lá!”: a importância do customer success para a sua empresa é maior do que você imagina, por Vivian Jones* A atenção dedicada ao consumidor mudou muito nos últimos anos. Passamos por épocas em que a produtividade era tudo que importava, a produção em massa, com intuito de atingir mais…
O valor da proteção de dados pessoais na era digital, por Eduardo Hiro* Em um mundo cada vez mais conectado, a proteção de dados pessoais é essencial para garantir a privacidade e a segurança dos indivíduos na era digital Nos dias de hoje, a internet se tornou uma parte fundamental…
Comércio unificado: transformando a experiência de pesquisa na jornada de compra do consumidor, por Stefan Furtado* Recentemente, meu irmão me falou sobre sua intenção de reformar a cozinha de sua casa. Ele não tinha tempo para ir de loja em loja em busca do refrigerador, das lâmpadas, do piso e…
Do CRM ao cashback: como fidelizar o cliente de forma assertiva, por Rodrigo Ribeiro* Se há uma recíproca que é verdadeira no mundo dos negócios atual, é a de adotar mudanças que geram valor. Vivemos em uma era digital, onde não apenas o mercado altera a cada instante, como os…
Uma perspectiva necessária no papel do ChatGPT na eficiência dos bots, por André Favero* Em um mundo cada vez mais digitalizado, a automação desempenha um papel fundamental na otimização de processos e na melhoria da experiência do cliente. Nesse contexto, os bots se tornaram uma peça-chave para empresas que buscam…
Sua empresa está preparada para atender diferentes gerações? Por Thiago Siqueira* Atender o cliente de maneira rápida e eficiente é um desafio para várias empresas, especialmente quando falamos de perfis geracionais diferentes, com expectativas que variam de acordo com suas preferências, valores e experiências. A geração X, por exemplo, valoriza…
11 tipos de clientes e como conquistá-los, por Willian Pimentel* Se tem uma coisa que aprendi ao longo da minha trajetória no mercado de softwares empresariais e CX, é que para construir uma base de clientes leais, é preciso entender como identificar e lidar com os diferentes tipos de consumidores.…
Como a IA vem transformando a experiência do consumidor na construção civil? Por Wanderson Leite* Quem nunca enfrentou dores de cabeça ao realizar uma obra ou, ao menos, já ouviu relatos de pessoas que passaram por isso? Empecilhos relacionados a orçamentos, contratação de mão e obra e extensão do prazo…
Por que este será o ano do assistente de IA, por Gabriel Dornella* Neste ano, a IA generativa impulsionará a transformação em todos os setores, aumentando a eficiência e a produtividade. Assim, entender como integrar assistentes de IA intuitivos em fluxos de trabalho com dados unificados e criar confiança nas…
Evolução do Customer Experience (CX): migrando a satisfação do cliente para o nível de “Customer Love”, por Cezar Cunha* No universo corporativo, a jornada da Experiência do Cliente (CX, do inglês Customer Experience) transcendeu sua essência inicial, moldando-se em um vetor crucial para o sucesso contínuo. Minha recente participação no…
SMS com link: esse recurso deve permanecer? Por Thiago Gomes O que você faz quando recebe uma mensagem de SMS solicitando para clicar em um link para continuar um processo ou resolver um problema? É normal que muitos tenham receio de cair em golpes e ter seus dados vazados neste…
Entre IA genérica e IA focada, fique com a segunda! Por André Fernandes* Que a inteligência artificial pauta todas as conversas sobre tecnologia nos dias de hoje, não há dúvidas. É uma inovação que está modificando muitos processos e mais: está trazendo mudanças culturais e organizacionais contundentes. Como vemos atualmente,…
A importância do SAC na relação duradoura com o consumidor, por Mirella Marchi* Como jornalista, pós-graduada em Marketing e mestre em Comunicação, minha trajetória sempre foi permeada pela crença na importância da comunicação corporativa para o estabelecimento de laços sólidos com o consumidor e para o alcance de excelentes resultados…
Qual a importância da jornada do cliente na implementação de um ERP? Por Viviele Batista* Investir no customer success (CS), ou em português, sucesso do cliente, sem dúvidas, tem se tornado prioridade para as organizações. Afinal, diante dos novos hábitos dos consumidores, garantir uma jornada positiva do cliente é o…
Com restrição de dados e busca por eficiência, programas de fidelidade ganham protagonismo nas marcas, por Nathália Dalla Corte* A reconfiguração do mercado em relação à gestão de dados e investimentos levou a um movimento pouco esperado no Brasil: o boom dos programas de fidelidade, seja no número de usuários,…
Dia Mundial do Consumidor: A importância de conexões duradoras, por Angelo Guerra* Hoje, 15 de março, celebramos o Dia Mundial do Consumidor, data icônica que nos convida a refletir, em meio aos avanços tecnológicos e mudanças no cenário mundial, sobre a transformação no perfil do consumidor, cada vez mais exigente…
Como a UX offline pode aumentar o lucro das empresas? Por Renan Cardarello* O UX, ou user experience (experiência do usuário), é um termo que está em voga há bastante tempo no escopo do marketing digital. Geralmente, num primeiro momento, ele costuma ser associado aos sites e conteúdos do meio…
Dia do Consumidor: O papel do CX nos negócios, por Ingrid Imanishi* Cada vez mais importante para o varejo, o Dia do Consumidor tem ganhado espaço e muitos já consideram a data, celebrada no dia 15 de março, como a Black Friday do primeiro semestre. De acordo com dados do…
A utilização da inteligência artificial para o social media: Economia de tempo e aumento do engajamento, por Vinícius Taddone* Cada vez mais a inteligência artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de social media. O campo da IA está experimentando um crescimento exponencial, à medida que empresas reconhecem sua…
Você atingiu todos os objetivos em seu último evento? Por Mônica Schimenes* Quando se trata de organizar um evento corporativo de sucesso, a atenção muitas vezes se volta para a logística impecável, os palestrantes renomados e as experiências memoráveis oferecidas aos participantes. No entanto, para além desses aspectos, é crucial…
O futuro do varejo é agora. Você está preparado? Por Cristiane Amaral* e Natalia Sperati** Taxa de juros elevada, poder de compra alterado e, em algumas classes de renda, liquidez comprometida. Essa tríade que marcou o cenário macroeconômico pós-covid no Brasil impactou o varejo, com efeitos diretos e indiretos para…
A inovação e o foco no cliente como metas de CX para o varejo, saúde e finanças, por Tiago Serrano* A experiência do cliente está sendo encarada como uma prioridade significativa, assumindo um papel de destaque nas agendas das empresas. Segundo o relatório 2023 ISG Provider Lens Customer Experience Services,…
Entenda o conceito de UC & Collaboration, o poder da comunicação unificada, por Ary Vilhena* Independentemente do porte da empresa, seja pequena, média ou grande, a necessidade de uma integração inteligente de tecnologia se torna cada dia mais urgente. De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, realizado em 2023…
Como conquistar a confiança e o engajamento dos clientes por meio das comunidades? Por Adriana Rocha* Quatro propósitos são fundamentais para ampliar a credibilidade da marca: Inovação, customer insights, relacionamento e branding As marcas sempre desejaram ser amadas pelos seus consumidores. E neste desafio de conquistar a confiança, a credibilidade…
Quatro tendências mundiais para serem aplicadas no varejo brasileiro, por Fernando Lauria* À medida que vamos caminhando em 2024, o setor de varejo continua a evoluir rapidamente, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças nas preferências dos consumidores. Neste artigo apresento quatro tendências que surgiram e estão moldando o futuro do…
Decifrando a voz: entre comando e biometria, por Marcelo Peixoto* Segundo a pesquisa realizada pela Cybersecurity Ventures, até 2025, os prejuízos com o cibercrime em todo o planeta devem atingir US$10,5 trilhões por ano. Esse levantamento demonstra a importância cada vez maior de as empresas buscarem mecanismos para se protegerem…
Como melhorar a experiência do cliente nas seguradoras? Por Luiz Correia* Todos nós já ouvimos relatos de más experiências com alguma seguradora que, certamente, trouxeram uma percepção negativa sobre a empresa. Muito mais do que contratar uma apólice de seguros, fazer com que o segurado seja bem atendido em qualquer…
O que pode ser feito para aprimorar os serviços de telemedicina no Brasil, por Allan Conti* Muito utilizada durante o período de pandemia, a telemedicina tem provado seu poder de permanência e segue conquistando adeptos no Brasil. Para se ter uma ideia, dados do Centro de Regional de Estudos para…
Refletindo sobre o marketing de influência em 2024, por Felipe Oliva* À medida que nos aproximamos de 2024, o cenário nacional e internacional do marketing de influência passa por transformações significativas, impulsionadas por mudanças econômicas, demandas crescentes por transparência e a constante evolução das plataformas digitais. Neste artigo, irei explorar…
Tecnologia e hiperpersonalização reinventam o varejo farmacêutico, por Wilson Oliveira Júnior* Uso de inteligência artificial e multicanalidade integrada são tendência no segmento O varejo farmacêutico tem experimentado transformações significativas diante das inovações tecnológicas e do comportamento dos consumidores. Criar experiências personalizadas para atrair e fidelizar clientes, integrar os canais, usar…
ChatGPT: Até onde vai a linha de LGPD para esse recurso? Por Ricardo Maravalhas* Não é novidade que depois do lançamento do ChatGPT, muitas pessoas e empresas passaram a utilizá-lo em diversas situações. Segundo a pesquisa Panorama de Marketing 2023, realizada pela RD Station em parceria com Totvs, Exact Sales,…
Inteligência artificial: cenário de oferta e demanda na América Latina, por Kefreen Batista* A inteligência artificial (IA) tem desencadeado uma revolução no mercado de trabalho latino-americano, impulsionando a criação de novas funções, além de aprimorar as atividades já existentes. Segundo o Fórum Econômico Mundial, estima-se que a IA seja responsável…
CX em telecomunicações: Inteligência artificial colabora com a revolução do atendimento, por André Fernandes* O mercado brasileiro de telecomunicações está em constante crescimento. De acordo com o IDC, em 2022 o setor – que engloba serviços de dados e telefonia fixos e móveis, além de TV paga, teve receita total…
4 tendências de IA que irão moldar o consumo no Brasil, por Walter Hildebrandi* Uma expectativa que percebo nos meus encontros com líderes de experiência do cliente (CX) é sobre como integrar a inteligência artificial (IA) no atendimento para oferecer experiências personalizadas, ágeis e interativas ao consumidor. Não por coincidência,…
A criatividade baseada em dados: a IA como aliada na batalha contra o aumento dos custos das mídias digitais, por Jill Gray* Os profissionais de marketing têm vivido um dilema na luta para capturar o público online. Ao mesmo tempo em que são pressionados a dar escala às campanhas, de…
Biometria de voz é arma contra golpes no whatsapp, por Marcelo Peixoto* O whatsapp é uma das plataformas de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. De acordo com as métricas adotadas pela We Are Social e Meltwater, o aplicativo consolidou-se como a rede social mais amplamente utilizada em todo…
Tendências 2024: mercado da comunicação mira de digitalização à inteligência artificial e além, por Cássio Naressi Os gastos globais com publicidade devem chegar a US$ 1,04 trilhão em 2024, segundo estudo da agência de marketing Warc. Embora o número impressione, o volume investido em publicidade ainda tem muito espaço para…
Uma análise sobre o engajamento dos consumidores em 2024, por Daniel Simões* A hiper personalização é um recurso mandatório para marcas que querem manter seus consumidores engajados, mas isso não é novidade. Cada vez mais exigentes, os consumidores perceberam o valor de seus dados e insights, e já reconhecem o…
O uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente, por Giovanni Milani* A nova onda da inteligência artificial vem agitando o mercado de atendimento ao cliente e muitos se perguntam: Será que esta ferramenta substituirá o atendimento humanizado das centrais? Todas as vezes que surgem novas invenções tecnológicas perguntas como…
Customer experience no setor de data centers: como prover uma jornada do cliente eficiente, por Rodrigo Radaieski* Li recentemente em uma pesquisa que 74% dos consumidores consideram investir em um produto ou serviço exclusivamente devido a uma experiência do cliente excepcional. Uma estratégia cuidadosamente elaborada tem um papel fundamental na…
Verdade nua e crua: no marketing B2B, marca desconhecida é sinônimo de fracasso! Por Mário Soma* Imagine o caminho de um relacionamento. Flertamos, namoramos, noivamos e, por fim, casamos. No mundo do marketing B2B, a jornada não é diferente. Estamos falando de compromissos sérios, de tickets médios a altos. Fazendo…
3 dicas para oferecer um customer experience de excelência e alavancar vendas em 2024, por Ingrid Imanishi* O e-commerce brasileiro está em constante evolução e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), movimentou, em 2023, algo em torno de R$ 185,7 bilhões. Em 2022, foram R$ 169,59 bilhões faturados.…
Experiência omnicanal e a importância para o seu negócio, por Roberto Ribeiro* Pensar em estratégias de experiência do cliente sem considerar a comunicação omnicanal é fechar os olhos para o potencial da tecnologia para a construção de relacionamentos duradouros e sua importância para se manter um negócio devidamente competitivo em…
Fidelização inteligente para 2024 e estratégias para encantar clientes, por Luiz Fernando Dias Guedes* Em um mundo empresarial dinâmico e competitivo, a fidelização inteligente emerge como uma abordagem estratégica essencial para o sucesso das empresas. À medida que nos aproximamos de 2024, a necessidade de não apenas reter, mas encantar…
Programas de lealdade continuarão sendo uma forte estratégia de marketing para as empresas em 2024, por Aluísio Diniz Cirino* Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Isso significa que o esforço na retenção…
Por que conteúdo não é o suficiente: a importância da performance no marketing, por Elaine Costa* Vivemos em uma era em que a informação é uma moeda onipresente, mas a atenção é uma mercadoria rara. No universo do marketing, a batalha pela atenção do consumidor atingiu níveis épicos, e nesse…
Como a IA pode alavancar a área de customer experience? Por Maria Luiza Chiquetto* Melhorar a experiência do cliente (CX) está no topo das prioridades de líderes e CIOS. Dentre as estratégias para isso, sem dúvidas, a utilização da inteligência artificial (IA) ganha protagonismo. Um exemplo disso está no hype…
O impacto do abuso de cupons na estratégia de prevenção à fraude e incentivos à aquisição e fidelização de clientes, por Diogo Sersante* Em um ambiente dinâmico como o de serviços de delivery, emerge um desafio significativo para as empresas: a crescente incidência de fraudes associadas à disponibilização de cupons…
Business partner: A chave para a excelência no atendimento ao cliente, por Gustavo Pasqual* Em um mercado competitivo, estreitar a relação entre TI e clientes é cada vez mais importante Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a busca pela excelência na experiência do cliente se tornou imperativa. Nesse…
Tendências e perspectivas para o varejo para 2024 após profundas mudanças em 2023, por Júlio Bastos*
Tendências e perspectivas para o varejo para 2024 após profundas mudanças em 2023, por Júlio Bastos* O ano de 2023 foi marcado por significativas transformações no setor de varejo, impulsionada pela fusão entre avanços tecnológicos e as transformações no comportamento do consumidor. Em meio a desafios, o mercado identificou oportunidades…
Hiperautomação: saiba as vantagens e formas de aplicá-la em seu negócio, por Danielle Franklin* A partir da automação de tarefas, é possível reduzir erros e melhorar a experiência do cliente A transformação digital tem sido uma prioridade para as empresas em todo o mundo, à medida que buscam otimizar seus…
Fim dos cookies em 2024: a nova era de consentimento e relacionamento, por Gustavo Boyde* Privacidade é uma coisa muito séria e cujo debate nunca deixa a pauta por muito tempo. Atualmente, a maior preocupação com a privacidade está voltada ao seu âmbito digital. Poder controlar quem acessa seus dados…
Inteligência artificial no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia, por Ivan Fernandes* Nos últimos anos, o desempenho da tecnologia teve um papel crucial na transformação do setor varejista. Com a ascensão da digitalização e a prevalência da análise de dados, o varejo…
Tecnologia para fidelização. Como aplicar? Por Fabricio Visibeli* Sucessivas crises econômicas e incerteza quase permanente em relação ao emprego vieram se somar no Brasil dos últimos anos aos hábito das novas gerações, menos fiéis às marcas do que as anteriores. Conquistar um cliente novo é mais difícil e mais caro…
10 tendências para a cobrança digital e omnicanalidade em 2024, por Eduardo Tambellini* Nos últimos três anos, a transformação digital foi imensa, em parte acelerada pela pandemia da Covid-19. Diversos setores foram impactados por essa mudança, e o segmento de cobrança, que já vinha desde o início da década de…
Qual será o futuro dos bots no Brasil? Por Leonardo Coelho* Prestar um atendimento de forma ágil, otimizada e humanizada. Essa sempre foi uma missão importante a ser cumprida pelo mercado. Por sua vez, com o advento da pandemia e a aceleração das empresas ao digital, se tornou ainda mais…
Marketing 5.0 Explorado: a tecnologia em harmonia com a humanidade, por Sthefany Bernal* É fato: toda empresa quer estar à frente no mercado e ser uma marca de referência. Isso, por sua vez, exige muito esforço e atenção às mudanças que ocorrem no mundo. Para se manter atualizado, é preciso…
A era da personalização na experiência do consumidor, por Marcus Piombo* Dizer que 2023 foi um ano transformador seria eufemismo. Passamos por diversos fatores que ocasionaram uma mudança nas expectativas dos clientes. A personalização é a principal delas, que emerge como um pilar central, permitindo soluções adaptadas às preferências e…
Customer experience: seis tendências para 2024, por Thiago Gomes* Garantir a melhor experiência do cliente: essa vem sendo uma demanda latente no mercado, considerando as mudanças nos hábitos dos consumidores que passaram a valorizar a qualidade do atendimento, mais até do que aspectos financeiros. Deste modo, a melhor forma de…
5 Tendências do setor de customer experience em 2024, por Luiz Camargo* Já está provado que o atendimento ao cliente é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. Então, seguir práticas recomendadas de customer experience (CX) não é algo opcional para as marcas, uma vez que elas…
A importância da personalização na experiência do cliente, por Fábio Carvalho* Com o avanço do digital, vivemos na era da personalização. Uma pesquisa recente da consultoria Dassault Systèmes, revela que 83% dos consumidores desejam produtos ou serviços personalizados. Ainda segundo o levantamento, os consumidores estão dispostos a pagar 25,3% a…
Sua marca lidera a mudança, ou segue as regras de quem mudou primeiro? Por Juliana Saab* Vivemos um movimento de transformação radical, em que há dois caminhos para uma empresa. Ou ela lidera a mudança, ou se vê obrigada a seguir as regras de quem mudou primeiro. Qual deles você…
Como preparar a infraestrutura de TI para atender as vendas no Natal, por Cleyton Leal* O fim de ano se aproxima e, com ele, chega um dos períodos mais movimentados para o setor de varejo. Tendência nos últimos anos, as compras online seguem fortes, com 64% dos consumidores optando pelo…
Cinco principais características do consumidor do amanhã, por Gustavo Boyde* e Marcela Klein** O mercado gira em torno dos consumidores. Independentemente de qualquer outra coisa, o cliente é o acionista mais importante de qualquer negócio. Ele é quem direciona seu dinheiro a uma marca ou outra. Quem decide por uma…
Eventos extremos: como os contact centers devem se preparar para atender o cliente em momentos de stress? Por Ingrid Imanishi* Comunicação proativa, tecnologia flexível e escalável, capacitação e automatização com toque humano podem ajudar muito com demandas imprevisíveis Os eventos extremos têm sido frequentes e algumas previsões indicam que o…
Marco Legal da IA e LGPD: novos desafios na privacidade e enriquecimento de dados, por Aline Noleto e Patrícia Domingues* A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sancionada em 2018, e o Marco Legal da Inteligência Artificial, ainda em discussão no Congresso, trazem novos desafios para o uso…
Biometria de voz ajuda no combate ao uso malicioso da IA generativa, por Marcelo Peixoto* A rápida evolução da inteligência artificial generativa (IA-G) trouxe consigo uma série de desafios, incluindo o potencial para uso malicioso. No entanto, uma ferramenta emergente está se destacando como uma arma poderosa no combate à…
Inteligência artificial veio como aliada ao marketing, para quem souber manuseá-la, por Ivna Góis* Com os avanços da tecnologia e inovação nos últimos anos, a inteligência artificial veio para ficar. Ela foi grande destaque na décima edição do RD Summit, que aconteceu em novembro, no Expo Center Norte (SP), reuniu…
Satisfação do cliente no centro: como o user thinking vem transformando o setor logístico, por Caio Reina As estratégias com foco na experiência do usuário (UX) estão cada vez mais em alta entre as empresas e a personalização tem sido o foco da maior parte das ações nesse sentido. De…
O poder da personalização em serviços financeiros, por Ander Orcasitas* O número de dispositivos móveis conectados à internet vem crescendo em ritmo acelerado – o Brasil chega a ter mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento da FGV – e, por isso, cada vez mais serviços têm sido integrados…
A evolução do suporte técnico remoto, do telefone à IA, por Felipe Alves* Houve um período, não muito distante, em que a única forma de se conseguir suporte para alguma questão técnica do trabalho era colocando a mão no telefone e indo para uma linha de espera, até eventualmente ser…
Funil full journey: como ele pode revolucionar o marketing das empresas? Por Renan Cardarello* Quanto tempo você costuma demorar até decidir se irá ou não comprar um produto ou serviço de uma determinada empresa? Hoje em dia, é nítido que o consumidor possui acesso a muitas informações em tempo real,…
A inteligência artificial humanizando interações, por Ingrid Imanishi* O cenário tecnológico avançou a passos largos nos últimos anos, e o impacto das tecnologias de inteligência artificial (IA), em particular dos modelos generativos, sobre a experiência do cliente é notável. O que outrora era considerado um território geek e distante, agora…
Quatro erros que prejudicam as vendas no e-commerce e como evitá-los, por Renan Cardarello* Empresas que não possuem um e-commerce, atualmente, acabam tendo seu crescimento prejudicado a médio e longo prazo. Pode parecer exagerado, mas essa é uma realidade global enfrentada pelos empreendimentos devido ao avanço constante da digitalização. Realizar…
O impacto da Thought Leadership na experiência de conteúdo B2B, por Fernanda Nascimento* Tenho certeza de que você já ouviu essa frase famosa de um comercial: “Não basta ser pai, tem que participar”. Vou me inspirar nela para dizer: “Não basta ser líder, tem que se posicionar.” Onde? Em todos…
Zapping de canais: a experiência do cliente omnichannel que merece atenção, por Sara Faatz* Mesmo sem saber o que é uma experiência omnichannel, os clientes a desejam e, em muitos casos, já a esperam. Segundo dados da pesquisa Global Consumer Insights Pulse da PwC de junho de 2023, 80% dos…
Campanhas de marketing potencializadas por IA estão entregando resultados para empresas que realizam três importantes mudanças, por Katrina Wong* Relatório recente da Twilio revela que os anunciantes devem adotar a transparência, mudar de dados de terceiros para dados próprios e estabelecer a base de dados correta Quando se trata de…
Conheça as três tendências que nortearão os chatbots nos próximos anos, por Diogo Leão Martos* Interagir com um chatbot já se tornou algo comum, corriqueiro nos dias de hoje. Aquilo que poucos anos atrás parecia roteiro de um filme de sci-fi já se tornou parte do nosso cotidiano. Seja em…
E-commerce inteligente: 8 dicas de preparo para a Black Friday 2023, por Rafael Martins* Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday virou uma tradição também no Brasil. Não é de hoje que os consumidores nacionais aguardam a última sexta-feira do mês de novembro para aproveitar os descontos e fazer…
Customer experience: por que essa é a melhor estratégia de marketing? Por Maria Luiza Chiquetto* Há muitos anos falamos sobre experiência do cliente. Além disso, não é novidade que a relação dos consumidores com as marcas mudou. Hoje a decisão de compra não é mais sobre preço, mas sim sobre…
Enquanto a tecnologia evolui, colaboradores e empresas buscam se adaptar às novas demandas do mercado, por Cristovão Wanderley* Quem gosta de tecnologia e acompanha a inovação fica impressionado ao ver como a nossa relação com o trabalho mudou ao longo dos anos. Nos últimos tempos, essa virada de chave ficou…
Gerenciamento de dados: quem não faz já está atrasado, por Eliezer Moreira* Quantos dados são emitidos diariamente? Segundo a IBM, o mundo produz cerca de 2,5 quintilhões por dia, sendo que boa parte desse resultado é oriundo das organizações. E, considerando que os dados, na grande maioria das vezes, consistem…
IA será tendência por um longo tempo (e ninguém precisa temer), por Silvana Torres* e Luis Rasquilha* Hoje em dia, não há dúvidas de que a inteligência artificial (IA) é a protagonista de diversas discussões. Nem por isso o tema está se tornando um clichê, já que, ao mesmo tempo…
As “pegadas” dos consumidores digitais são o caminho para conversão, por Daniel Simões* “Parece que tal marca lê meus pensamentos. Recebi um e-mail exatamente com uma oferta da ração do meu pet justamente no momento que eu precisava comprar”. Esse tipo de coincidência soa familiar, não é mesmo? Pois bem,…