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Desafios enfrentados pelo e-commerce podem ser vencidos com automação e melhor relacionamento com clientes, por Felipe Rodrigues* Todo segmento e todas as empresas enfrentam desafios e obstáculos. Isso é normal e totalmente compreendido pelos profissionais e pelo mercado. O que diferencia cada um, no entanto, é a capacidade de encontrar…
Como impulsionar os negócios com observabilidade, por Alex Camargo* Adoção da abordagem pode ser estratégica para as empresas em sinergia com a camada de segurança As organizações que dispõem da observabilidade para monitorar ambientes e compreender o desempenho dos sistemas e aplicativos conseguem garantir confiabilidade e eficiência para gerar insights…
IA generativa é a melhor resposta para os desafios de CX das empresas de telecomunicações, por Marcelo Fuzaro* Compreender a dimensão do mercado de telecomunicações brasileiro é crucial para analisarmos o setor sob a luz do customer experience. Em 2023, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor contabilizou…
Robôs no atendimento ao cliente: Maldição ou bênção? Por Fernando Baldin* Em um mundo cada vez mais digitalizado, os consumidores se deparam com uma vasta gama de interações tecnológicas todos os dias, ao mesmo tempo, a nostalgia do toque humano nas interações se mantém firme. Atualmente a eficiência alimentada por…
A relação entre chatbot e sustentabilidade no setor de saúde, por Frederico de Souza* Atualmente fala-se muito em sustentabilidade, mas será que todo mundo compreende o que significa esta palavra? Há quem veja a sustentabilidade como um conjunto de práticas para evitar danos ao meio-ambiente e à sociedade. Não que…
CONTEÚDO 100+ CX – Notícias e Artigos Conteúdo 100+ é um novo serviço do Sistema Call To Call que apura os índices de acesso às notícias e artigos veiculados no Portal em determinado período (mês), atribuindo às empresas, fontes das notícias, e às suas respectivas assessorias de imprensa um valor…
Ferramentas de CX como aliadas na prevenção de doenças, por Glaucio Alkmín* A prevenção de doenças, com cuidados diários, nos permite manter a qualidade de vida. Por isso, saúde já não é apenas sobre tratar doenças existentes, mas sim sobre antecipar e prevenir que elas ocorram. Este é o centro…
Quanto tempo e esforço são necessários para educar um mercado sobre a sua marca e oferta no marketing B2B? Por Mário Soma* Educar um mercado sobre uma marca e ofertas complexas é um desafio que requer tempo, esforço e um orçamento adequado. O tempo necessário para isso depende muito da…
Apple anuncia chegada do RCS no IOS 18: quais os impactos para as empresas no Brasil? Por Thiago Gomes* A adesão do RCS pela Apple é um sonho antigo que, finalmente, virou realidade. Na edição deste ano de seu evento WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a multinacional anunciou, oficialmente, a…
Marketing digital: você sabe como usar trends de redes sociais? Por Alana Maia* “Eu sou social media, é claro que eu aproveito as trends para fazer conteúdo”. Não teria outro modo de começar este texto com uma das últimas trends que tomaram conta das redes sociais entre abril e maio…
Call center na nuvem e o futuro do atendimento impulsionado pela personalização, por Ricardo Zanlorenzi* O Contact Center as a Service (CCaas) gera novas possibilidades às empresas como a interação multicanal e o aumento de escala de forma mais ágil. As inovações possibilitadas pela adoção da nuvem incentivam a chegada…
Como as cores impactam os clientes na hora de avaliar marcas e produtos? Por Tiago Serrano* Como muitos já sabem, a associação intrínseca de cores com sentimentos, como vermelho para negativo e verde para positivo, proporciona uma maneira rápida e intuitiva para as pessoas expressarem suas opiniões. Não por acaso,…
A era digital e a saúde: desafios dos serviços de telemedicina no Brasil, por Eduardo De Luca* Popularizados no período da pandemia, os serviços de telemedicina tornaram-se uma realidade no Brasil, especialmente após a sanção da lei que regulamenta a sua prática em 2022. Nesse sentido, hoje, tanto os pacientes,…
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas*
Como utilizar a personalização para conquistar e fidelizar os fãs de fast-food, por Ander Orcasitas* A transformação digital acirrou a competitividade no mercado de QSR – Quick Service Restaurant e hoje toda rede fast food tem como ambição estar cada vez mais conectada com os consumidores. A tecnologia de análise…
Sua empresa está trabalhando com inteligência de dados de forma eficiente? Por Carlos Venturini* Nos últimos anos, a espinha dorsal das estratégias corporativas vem se tornando a mescla entre inovação e eficiência. Nesse sentido, à medida que mergulhamos mais profundamente na era digital, a capacidade de coletar, analisar e interpretar…
Maximizando estratégias de marketing através da atribuição de funil completo, por Pablo Lemos* No cenário atual dominado pelo big data, empresas de todos os tamanhos enfrentam o desafio e a oportunidade de transformar vastas quantidades de dados em insights valiosos. Com informações provenientes de diversas fontes, a capacidade de entender…
A chave de uma transformação digital de sucesso para empresas B2B, por João Zanocelo* Para a maioria das empresas, os projetos tecnológicos representam apenas uma pequena parte de sua transformação – que de digital tem só o nome. É preciso entender que essa mudança vai muito além da adoção de…
Customer centricity como pilar de negócios, por Paulo Lima* O conceito de customer centricity, que significa manter o cliente no centro de todas as decisões, não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma filosofia que impulsiona a geração de novos negócios de forma sustentável e significativa e deve fazer…
A influência da estrutura organizacional na experiência do cliente, por Thiago Serrano* A experiência do cliente tornou-se um dos principais impulsionadores do sucesso empresarial nos dias de hoje e a maneira como uma empresa organiza seu trabalho desempenha um papel fundamental na formação dessa experiência. É aqui que surgem as…
É hora de uma nova era de experiência do cliente, por Amanda Andreone* Em um momento no qual o mundo é confrontado pela inflação e pelo aumento das expectativas dos clientes, as empresas enfrentam um enorme desafio: proporcionar experiências que fidelizem, diferenciem-nas dos concorrentes e impulsionem resultados de negócio. Neste…
Excelência no atendimento ao cliente pode ser alcançada com inteligência artificial , por Mauricio Frizzarin* A experiência do cliente nunca vai sair de moda. Esse é um fato! Peça central nas estratégias de negócios da atualidade, oferecer uma boa experiência ao consumidor é determinante, especialmente se pensarmos em cenários de…
Chatbots na jornada do usuário: IA como uma parte essencial e moderna no atendimento ao cliente, por Marcelo Peixoto* Os chatbots têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a inteligência artificial impulsionando esses sistemas, a interação se tornou mais rápida, eficiente e personalizada. No…
A importância da segurança no setor de CX na era da inteligência artificial, por André Fernandes* Clientes satisfeitos não são apenas uma métrica de sucesso para uma empresa, são a base para o crescimento sustentável e a lucratividade a longo prazo. A pesquisa da Shep Hyken revelou que, em 2023,…
Retail media: resultado da estratégia é a transformação da experiência do consumidor, por Richard Kenj* No Brasil, o impacto do retail media é evidente. De acordo com relatórios do IAB Brasil e da Kantar, foram destinados R$ 2,6 bilhões a essa estratégia em 2023, representando 8% do total investido em…
Como reter clientes no e-commerce: 6 estratégias para fidelizar e crescer, por Renan Mota* No dinâmico universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção e preferência dos consumidores é feroz. E enquanto muito se fala sobre a importância da aquisição de novos clientes, pouca atenção geralmente é dada à retenção…
Retrospectiva do marketing digital: Uma jornada de inovação e adaptação, por Ricardo Martins* Nos últimos anos, tive o privilégio de testemunhar e fazer parte da transformação extraordinária do marketing digital. Impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nos comportamentos dos consumidores e uma crescente ênfase na privacidade de dados, o cenário do…
Telemedicina: conectividade como peça-chave para atendimentos na saúde, por João Romano* A conectividade está cada vez mais presente em todos os setores de serviços públicos, inclusive na medicina. Durante o auge da pandemia de Covid-19, a telemedicina emergiu como uma ferramenta crucial para evitar o colapso do sistema de saúde…
A nova Era no atendimento impulsionada por IA generativa, por Rafael Gouvea* Quantas vezes você recebeu atendimento via whatsapp por um assistente virtual? Talvez isso aconteceu e você pode nem ter percebido. Seja um agendamento de consulta médica, questões com o banco ou até mesmo para conferir o status de…
3 principais tendências para experiências confiáveis no setor financeiro, por Ivan Preti* No setor de serviços financeiros, a confiança do consumidor é a base para uma relação de sucesso. Essa confiança se constrói lentamente e a partir de uma soma de fatores, como um produto bom e digitalmente simples de…
5 estratégias de trade marketing para alavancar o sucesso no varejo, por Kleber Astolfi* No mundo do varejo, a competição é acirrada e as marcas estão constantemente buscando maneiras de se destacar. O trade marketing desempenha um papel crucial nesse cenário, pois é responsável por aprimorar a relação entre fabricantes,…
Como o storytelling pode melhorar a imagem da sua marca? Por Renan Cardarello* O storytelling é um conceito bastante conhecido no mercado conhecido como o ato de contar histórias. Inclusive, é bastante investido por grandes marcas como Coca-Cola, Bauducco, Nike, Johnnie Walker, Disney, etc. Muito além de um simples relato,…
Atendimento robótico ameaça a reputação principalmente quando feito por humanos, por Claudia Bouman*
Atendimento robótico ameaça a reputação principalmente quando feito por humanos, por Claudia Bouman* O uso de robôs de conversação, os famosos chatbots, são uma verdadeira mão na roda para as empresas com milhares de clientes a atender ao mesmo tempo, a exemplo de setores como telecomunicações, financeiro ou varejo. Muitas…
Precisamos de mais histórias felizes, por James McSill* A concepção de felicidade evoluiu ao longo da história, refletindo as mudanças culturais e filosóficas de cada época. Na Roma Antiga, era associada à virtude e à serenidade de espírito, conforme ensinado pelos estoicos. Na Idade Média, influenciada pela teologia cristã, era…
Hiperpersonalização: o diferente está na moda e o varejo tem que acompanhar essa onda, por Elói Assis* “O diferente está na moda”. A frase traduz algo que estamos vivendo: a era da padronização acabou. Seja por uma questão geracional ou pelas ferramentas que temos acesso hoje, fato é que ninguém…
Sete passos para melhorar a comunicação com o cliente no varejo físico, por Fernando Lauria* O debate sobre promover uma boa experiência para o consumidor não é mais considerado uma tendência de mercado, mas uma exigência que as empresas precisam estar atentas para cumprir. A experiência do cliente é um…
Hiperpersonalização: a próxima fronteira em martech, por Lyse Nogueira* O uso de dados para entender os consumidores consolidou-se na rotina dos profissionais de marketing. No entanto, o cenário mudou significativamente, com uma quantidade sem precedentes de dados e tecnologias disponíveis para analisar e extrair insights dessas informações, apoiando a criação…
Atendimento ao cliente: automatizar não é deixar de lado a conexão humana, por Cláudia Andrade* As tecnologias de automação estão cada vez mais presentes em todos os segmentos de negócios e esta é uma realidade que se consolida a cada dia com mais velocidade. Este cenário é especialmente relevante para…
Customer experience: 5 tendências que impactarão o atendimento com clientes, por Ricardo Zanlorenzi*
Customer experience: 5 tendências que impactarão o atendimento com clientes, por Ricardo Zanlorenzi* Em um momento em que tecnologias como machine learning e inteligência artificial generativa estão impactando todas as áreas, o segmento de CX (customer experience) também vem se atualizando sobre as inovações capazes de aumentar sua eficiência. Hoje,…
O aprimoramento do trabalho dos BPOs está na Integração de CX e IA, por Matheus Franco* De acordo com o Gartner, o segmento de contact center deve aumentar em 24% os investimentos em IA conversacional e assistente virtual em 2024. Esses recursos são importantes no cenário de inovação em CX…
IA generativa vem crescendo na mensageria, mas ainda há desafios a serem vencidos, por Diogo Martos*
IA generativa vem crescendo na mensageria, mas ainda há desafios a serem vencidos, por Diogo Martos* Assim como em todos os segmentos que envolvem tecnologia, a inteligência artificial generativa também está criando algumas movimentações no mercado da mensageria. Até 2028, empresas do mundo inteiro investirão cerca de US$ 11 bilhões…
Seria o engajamento interno o caminho para clientes mais satisfeitos? Por Katiuscia Teixeira* Funcionários satisfeitos e engajados são um ativo estratégico — eles entregam um serviço ao cliente de qualidade superior e personificam o compromisso da empresa com a excelência. Essa conexão direta entre o envolvimento do colaborador e a…
Inteligência artificial: como torná-la uma aliada no modelo de vendas, por Shirley Fernandes* Vender é entender. Eis aí o grande desafio: compreender cada cliente, segmento, solução que oferecemos e cada persona Ao longo dos anos, minha trajetória profissional tem sido marcada pela venda de soluções tecnológicas inovadoras. Nesse contexto, pude…
Os chatbots para whatsapp são os mais procurados no Google para transformar a experiência do cliente, por André Favero* Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa na forma como as empresas interagem com os clientes. Com a ascensão da tecnologia, surge uma ferramenta poderosa: os chatbots no whatsapp. Essa inovação…
Maximizando a CX: o papel vital do KCS na automação do atendimento ao cliente, por Luciano Alves de Oliveira* Como o knowledge-centered service (base de conhecimento) está transformando a maneira como as empresas interagem pelas centrais de atendimento a clientes Todos sabem que a excelência no serviço de atendimento a…
Como usar a inteligência artificial para fidelizar clientes? Por Everaldo Biselli* A IA torna possível a otimização de estratégias de fidelização e atendimento personalizado Gradualmente, a inteligência artificial (IA) deixa de ser ficção científica para se tornar uma realidade cotidiana nas empresas. Com a sua popularização, aplicações são adotadas pelas…
Como os modelos de receita contribuem para a criação de experiências memoráveis para clientes? Por Shay Chor* Com a competição feroz e a expectativa do consumidor em constante evolução, a inovação em modelos de receita deve refletir o valor da experiência do cliente. Com isso, as empresas demonstram um compromisso…
Saiba como a IA conversacional pode aproximar sua marca a seus clientes de forma inovadora, por Elizabeth Zavaleta* Diz o ditado que “falar é de graça”, mas não quando se trata da comunicação com seus clientes e, especialmente, quando esse diálogo é baseado em IA conversacional. Então, pagar por isso…
Inteligência artificial quer resolver os seus problemas e “prever” o que você deseja, por Jonatas Leandro* Imagine-se buscando em uma loja virtual uma roupa nova para um jantar. Você acessa a barra de busca e recebe uma série de sugestões. Nada de novo até aí, certo? Mas e se você…
Personalização de e-mails: como usar a estratégia para alavancar as vendas, por Ander Orcasitas* O marketing por e-mail é uma ferramenta essencial no atual momento competitivo do e-commerce. A estratégia é eficaz para construir relacionamentos, incentivar o consumidor a revisitar a sua marca ou para divulgar campanhas e ofertas. Mas…
Conheça 6 tendências que irão revolucionar o marketplace, por Luanda Muniz* Os shopping centers modernos (ou “malls”, como dizem os americanos) já não são mais os mesmos de antigamente. Desde que o histórico centro comercial foi aberto na cidade de Luleå, na Suécia, no ano de 1955, muita coisa mudou…
A inteligência artificial e o futuro do varejo, por Marcelo Sturn* O varejo está passando por uma verdadeira revolução, impulsionada pela introdução de novas tecnologias e evolução dos hábitos dos consumidores. Com essas mudanças, os varejistas enfrentam desafios significativos, incluindo a necessidade de se adaptarem a novos contextos de consumo,…
6 estratégias mandatórias para o atacadista maximizar seus lucros, por Rafael Martins* O setor de atacado distribuidor iniciou 2024 surfando em maré boa no mercado nacional, alcançado crescimento de 8,5% no mês de fevereiro, segundo os últimos dados do Termômetro ABAD NielsenIQ. Essa boa fase começou já em 2023, quando…
O novo setor de telesserviços: lições e desafios de uma indústria que se prepara para o futuro, por Gustavo Faria* Em um país onde o desemprego, a falta de qualificação e a queda persistente de produtividade são problemas endêmicos, o setor de telesserviços tem se revelado um vetor crescente de…
Cinco benefícios do SMS e e-mail marketing para pequenas empresas, por Wilton Farelli* Fazer com que uma pequena empresa cresça e se destaque frente a grandes marcas do seu segmento não é uma tarefa fácil, pois muitos desses negócios não dispõem de experiência ou de um orçamento adequado para investir…
Feedback negativo: como ele pode ser valioso para as empresas? Por Renan Cardarello* O feedback negativo é um tipo de avaliação extremamente temido por diversas marcas, principalmente por aquelas que estão em seu período inicial de crescimento e estabelecimento no mercado. Contudo, vários empreendedores falham em notar o valor que…
3 dicas para criar um customer experience de excelência no Dia das Mães, por Ingrid Imanishi* O Dia das Mães é a segunda celebração mais importante para o varejo nacional, atrás apenas do Natal. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa para data este…
O relacionamento com o cliente como estratégia para o desenvolvimento dos negócios, por Carla Botelho* Muito além de competir com base em produtos ou serviços, atualmente, as empresas passaram a disputar pela experiência que oferecem aos seus clientes. Nessa lógica, a gestão de todo o processo voltado à fidelização dos…
GenAI: a revolução da inteligência artificial no mercado financeiro, por Gabriel Lima* A inteligência artificial gerativa, ou GenAI, vem transformando o mercado financeiro com soluções inovadoras, eficientes e personalizadas para os clientes. Em novembro de 2023, a competição em GenAI se intensificou com o lançamento do ChatGPT 4 pela Microsoft,…
A importância da distribuição estratégica de conteúdo no marketing B2B, por Mário Soma* Uma das falhas mais frequentes que tenho notado nas imersões dos novos contratos do mercado B2B, além de aspectos de branding, é a falta de atenção na distribuição de conteúdos que ressoam em todos os touchpoints das…
5 tendências de engajamento do cliente no Brasil, por Marcela Klein* Todo ano, a Twilio faz uma pesquisa mundial para entender o mercado de tecnologia, engajamento do cliente e CX. E esse ano, seguindo a tendência de 2023, AI está presente nas principais estratégias de comunicação e vai, finalmente, ser…
Como a inteligência artificial pode otimizar o CX na jornada de atendimento das instituições financeiras? Por André Costa* Nos últimos anos, acompanhamos uma rápida digitalização do setor bancário. De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, o número de contas correntes abertas em 2022 foi de 46,2 milhões.…
As vantagens da estratégia omnichannel no comércio: a integração da loja, site e redes das marcas, por Juliano Ricardo Regis* À medida que as projeções de crescimento do e-commerce aumentam, observo que as marcas passam a considerar a omnicanalidade uma peça fundamental para o cenário. A essência da estratégia vai…
A sinfonia do e-commerce: harmonizando marketing e logística, por Ângelo Vicente* No concerto do comércio eletrônico, a primeira venda pode ser considerada o “solo” do marketing. No entanto, a partir da segunda venda, a logística assume o comando da orquestra. No palco digital, o sucesso de uma empresa não se…
O papel da IA na automatização do atendimento ao cliente, por Gustavo Alonge* Nos últimos anos, a integração de inteligência artificial (IA) ao mundo empresarial tem se tornado um caminho sem volta. Empresas de diversos setores têm reconhecido os benefícios de automatizar parte do processo de atendimento para melhorar a…
A visão do cliente brasileiro: o que é esperado das empresas em 2024 no mundo do CX, por Marcela Klein* Ouvir o cliente, sempre. Certo? Anualmente, a Twilio entrevista milhares de profissionais do mundo todo para ouvir suas perspectivas “de dentro” da suas empresas, e a partir desses insights lança…
Marketing personalizado: como utilizar em produtos especiais? Por Renan Cardarello* Na atual conjuntura da era do marketing em que estamos (5.0), a ideia de trabalhar com itens generalistas não funciona para a maioria das empresas de E-Commerce que começam seus negócios, tendo, na maioria das vezes, que apostar em produtos…
Transformação digital trouxe para o marketing das agências a necessidade de criar processos, checklists e padrões, por Daniel R. Bastreghi* Se antes as estruturas orgânicas funcionavam bem para o marketing na mídia tradicional, a transformação digital trouxe a necessidade de padronizar alguns processos para garantir que as campanhas impactem os…
Como a empresa customer centric usa a inteligência artificial para eliminar os silos organizacionais e de TI, por Hilmar Becker* Em 2024, mais e mais empresas brasileiras buscam se transformar em organizações “customer centric”. Essa é uma coluna da economia digital que nem sempre é plenamente atingida. Uma das razões…
RCS poderá substituir o whatsapp? Por Thiago Gomes* Em meio a um mercado cada vez mais conectado, a digitalização é um caminho sem volta para as empresas, que devem incorporar em suas estratégias as melhores ferramentas para se comunicarem com seus clientes de forma fluída, segura e otimizada. Hoje, dentre…
Mais do que um logotipo: o papel do branding na conversão de clientes, por Mateus Tamborlin* As estratégias de branding costumam ser associadas apenas à consciência sobre uma marca, situação cunhada na publicidade com o termo “awareness”. Esse conceito define uma marca que é corretamente reconhecida pelos consumidores. É claro…
Ativação de marca é o caminho para se conectar com a Geração Z, por Bruna Alves* Empresas modernas estão cada vez mais focadas em criar uma conexão com o público mais jovem. No marketing de ativação, a ideia central não busca apenas vender um produto, mas também estabelecer uma relação…
A importância da tecnologia de contact center no atendimento ao cidadão, por Deivis Romeiro dos Santos* Os desafios do atendimento ao cidadão na gestão pública são muito semelhantes aos enfrentados pelas empresas com seus clientes. Afinal, em ambos os casos estamos lidando com pessoas cada vez mais conectadas, exigentes quanto…
O segredo para o êxito no e-commerce é a personalização do atendimento, por Thiago Siqueira* Ao segmentar os clientes com base em seus comportamentos de compra, as empresas podem criar campanhas direcionadas e oferecer ofertas relevantes para cada cliente O e-commerce no Brasil continua em crescimento. Neste panorama em que…
5 dicas para gerar e manter o engajamento com os clientes, por Yara Machado* Para impulsionar as vendas e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente, é essencial estabelecer conexões profundas. Criar uma identificação com a marca requer não apenas uma equipe bem treinada, mas também uma comunicação eficaz por meio…
O poder do marketing de experiência no varejo, por Rodrigo Brandão* Diante de um mercado altamente competitivo e com um público cada vez mais empoderado devido ao avanço da tecnologia, encantar o cliente tornou-se uma premissa fundamental para o varejo. Em um momento em que o consumidor anseia por experiências…
Para além do comprar e receber: a experiência do cliente como propulsor do agronegócio, por Mayla Takahashi* No coração do agronegócio moderno, a plena satisfação do cliente é essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Os processos de experiência do cliente ou customer experience, como é dito na…
“Chegando lá!”: a importância do customer success para a sua empresa é maior do que você imagina, por Vivian Jones* A atenção dedicada ao consumidor mudou muito nos últimos anos. Passamos por épocas em que a produtividade era tudo que importava, a produção em massa, com intuito de atingir mais…
O valor da proteção de dados pessoais na era digital, por Eduardo Hiro* Em um mundo cada vez mais conectado, a proteção de dados pessoais é essencial para garantir a privacidade e a segurança dos indivíduos na era digital Nos dias de hoje, a internet se tornou uma parte fundamental…
Comércio unificado: transformando a experiência de pesquisa na jornada de compra do consumidor, por Stefan Furtado* Recentemente, meu irmão me falou sobre sua intenção de reformar a cozinha de sua casa. Ele não tinha tempo para ir de loja em loja em busca do refrigerador, das lâmpadas, do piso e…
Do CRM ao cashback: como fidelizar o cliente de forma assertiva, por Rodrigo Ribeiro* Se há uma recíproca que é verdadeira no mundo dos negócios atual, é a de adotar mudanças que geram valor. Vivemos em uma era digital, onde não apenas o mercado altera a cada instante, como os…
Uma perspectiva necessária no papel do ChatGPT na eficiência dos bots, por André Favero* Em um mundo cada vez mais digitalizado, a automação desempenha um papel fundamental na otimização de processos e na melhoria da experiência do cliente. Nesse contexto, os bots se tornaram uma peça-chave para empresas que buscam…
Sua empresa está preparada para atender diferentes gerações? Por Thiago Siqueira* Atender o cliente de maneira rápida e eficiente é um desafio para várias empresas, especialmente quando falamos de perfis geracionais diferentes, com expectativas que variam de acordo com suas preferências, valores e experiências. A geração X, por exemplo, valoriza…
11 tipos de clientes e como conquistá-los, por Willian Pimentel* Se tem uma coisa que aprendi ao longo da minha trajetória no mercado de softwares empresariais e CX, é que para construir uma base de clientes leais, é preciso entender como identificar e lidar com os diferentes tipos de consumidores.…
Como a IA vem transformando a experiência do consumidor na construção civil? Por Wanderson Leite* Quem nunca enfrentou dores de cabeça ao realizar uma obra ou, ao menos, já ouviu relatos de pessoas que passaram por isso? Empecilhos relacionados a orçamentos, contratação de mão e obra e extensão do prazo…
Por que este será o ano do assistente de IA, por Gabriel Dornella* Neste ano, a IA generativa impulsionará a transformação em todos os setores, aumentando a eficiência e a produtividade. Assim, entender como integrar assistentes de IA intuitivos em fluxos de trabalho com dados unificados e criar confiança nas…
Evolução do Customer Experience (CX): migrando a satisfação do cliente para o nível de “Customer Love”, por Cezar Cunha* No universo corporativo, a jornada da Experiência do Cliente (CX, do inglês Customer Experience) transcendeu sua essência inicial, moldando-se em um vetor crucial para o sucesso contínuo. Minha recente participação no…
SMS com link: esse recurso deve permanecer? Por Thiago Gomes O que você faz quando recebe uma mensagem de SMS solicitando para clicar em um link para continuar um processo ou resolver um problema? É normal que muitos tenham receio de cair em golpes e ter seus dados vazados neste…
Entre IA genérica e IA focada, fique com a segunda! Por André Fernandes* Que a inteligência artificial pauta todas as conversas sobre tecnologia nos dias de hoje, não há dúvidas. É uma inovação que está modificando muitos processos e mais: está trazendo mudanças culturais e organizacionais contundentes. Como vemos atualmente,…
A importância do SAC na relação duradoura com o consumidor, por Mirella Marchi* Como jornalista, pós-graduada em Marketing e mestre em Comunicação, minha trajetória sempre foi permeada pela crença na importância da comunicação corporativa para o estabelecimento de laços sólidos com o consumidor e para o alcance de excelentes resultados…
Qual a importância da jornada do cliente na implementação de um ERP? Por Viviele Batista* Investir no customer success (CS), ou em português, sucesso do cliente, sem dúvidas, tem se tornado prioridade para as organizações. Afinal, diante dos novos hábitos dos consumidores, garantir uma jornada positiva do cliente é o…
Com restrição de dados e busca por eficiência, programas de fidelidade ganham protagonismo nas marcas, por Nathália Dalla Corte* A reconfiguração do mercado em relação à gestão de dados e investimentos levou a um movimento pouco esperado no Brasil: o boom dos programas de fidelidade, seja no número de usuários,…
Dia Mundial do Consumidor: A importância de conexões duradoras, por Angelo Guerra* Hoje, 15 de março, celebramos o Dia Mundial do Consumidor, data icônica que nos convida a refletir, em meio aos avanços tecnológicos e mudanças no cenário mundial, sobre a transformação no perfil do consumidor, cada vez mais exigente…
Como a UX offline pode aumentar o lucro das empresas? Por Renan Cardarello* O UX, ou user experience (experiência do usuário), é um termo que está em voga há bastante tempo no escopo do marketing digital. Geralmente, num primeiro momento, ele costuma ser associado aos sites e conteúdos do meio…
Dia do Consumidor: O papel do CX nos negócios, por Ingrid Imanishi* Cada vez mais importante para o varejo, o Dia do Consumidor tem ganhado espaço e muitos já consideram a data, celebrada no dia 15 de março, como a Black Friday do primeiro semestre. De acordo com dados do…
A utilização da inteligência artificial para o social media: Economia de tempo e aumento do engajamento, por Vinícius Taddone* Cada vez mais a inteligência artificial se torna uma ferramenta essencial para profissionais de social media. O campo da IA está experimentando um crescimento exponencial, à medida que empresas reconhecem sua…
Você atingiu todos os objetivos em seu último evento? Por Mônica Schimenes* Quando se trata de organizar um evento corporativo de sucesso, a atenção muitas vezes se volta para a logística impecável, os palestrantes renomados e as experiências memoráveis oferecidas aos participantes. No entanto, para além desses aspectos, é crucial…
O futuro do varejo é agora. Você está preparado? Por Cristiane Amaral* e Natalia Sperati** Taxa de juros elevada, poder de compra alterado e, em algumas classes de renda, liquidez comprometida. Essa tríade que marcou o cenário macroeconômico pós-covid no Brasil impactou o varejo, com efeitos diretos e indiretos para…
A inovação e o foco no cliente como metas de CX para o varejo, saúde e finanças, por Tiago Serrano* A experiência do cliente está sendo encarada como uma prioridade significativa, assumindo um papel de destaque nas agendas das empresas. Segundo o relatório 2023 ISG Provider Lens Customer Experience Services,…