Via aumenta a retenção de clientes ao digitalizar a operação de atendimento
Empresa utilizou a plataforma da Zenvia para atender a crescente demanda causada pela pandemia e otimizar processos já existentes
O período pandêmico, iniciado em 2020, fez com que empresas de todos os segmentos e tamanhos revissem seus processos de experiência do cliente. De uma hora para a outra, o atendimento digital passou a ser ainda mais importante e procurado. Para a VIA, holding de algumas das principais marcas do varejo brasileiro como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, isso não foi diferente.
Na época, o aumento significativo de chamados de atendimento digital fez com que a empresa buscasse novas formas de inovar e digitalizar ainda mais a jornada do seu consumidor. Uma das principais soluções foi utilizar a plataforma de experiência do cliente da Zenvia para implementar chatbots nos canais de contato.
“Tivemos um cenário de caos, que foi a pandemia, onde nossos volumes de atendimento triplicaram e não tínhamos automação suficiente para atender essa demanda. Foi nesse momento que vimos que precisávamos de uma solução, de uma comunicação preventiva mais assertiva e o bot também entrou nesse cenário, pois nosso atendimento era mais por telefone.” explicou Fabricia Ruiz Braga, Gerente de Projetos de Atendimento ao Cliente na VIA.
Junto a isso, com a ajuda da Zenvia, a VIA reformulou toda a jornada dos seus clientes e começou a possibilitar que os problemas fossem resolvidos de forma preventiva, já trazendo o máximo de informações possíveis desde o primeiro contato automatizado. “O cliente que ligava já tinha uma dor. Hoje, conseguimos avisar de uma greve, um problema, uma necessidade de prorrogar uma data de entrega “, diz Fabricia.
O resultado disso foi uma mudança drástica na experiência do consumidor da VIA e suas marcas, o que é possível perceber nas pesquisas de satisfação. “Hoje, 50% do nosso volume é digital. Conseguimos sair de um cenário muito caótico para mudar a experiência do cliente. Quando fazemos uma pesquisa de satisfação com nossos consumidores, percebemos que aqueles que são atendidos pelos canais digitais trazem uma nota 28% maior do que aqueles que são atendidos por ‘humanos’. Foi uma experiência bem legal e que trouxe grande satisfação” afirma a gerente.