Objective destaca a importância de agentes autônomos de IA para fidelizar clientes em 2025
Líderes empresariais devem apostar em tecnologias como generative AI para construir experiências significativas e clientes de longo prazo
Em um mercado cada vez mais competitivo, a fidelização de clientes se tornou um fator crucial para o sucesso das empresas. A Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, destaca que a implementação de agentes autônomos de inteligência artificial (IA) será o grande diferencial para construir relacionamentos duradouros e fortalecer as marcas em 2025.
De acordo com Leandro Saran, COO da Objective, a personalização da experiência do cliente já não é mais suficiente. “Os consumidores de hoje buscam interações hiper-relevantes e soluções imediatas. A Gen AI esse ano deve ser marcada por uma nova fase de maior integração aos processos de negócio. Agentes autônomos de IA têm ganhado destaque operando de forma contínua e aprendendo com o ambiente em tempo real”, afirma.
O cliente no centro das decisões
Dados do Gartner mostram que 88% das empresas que investem em personalização relatam melhorias na fidelidade dos clientes. Com a evolução dessa tendência, a Gen AI emerge como diferencial competitivo, processando e interpretando grandes volumes de dados para criar interações personalizadas, preditivas e proativas.
“Agentes digitais de IA treinados, por exemplo, podem responder a solicitações de maneira contextualizada e resolver problemas com agilidade. Até 2026, estima-se que 70% das interações cliente-empresa envolverão tecnologias emergentes, promovendo experiências automatizadas e humanizadas”, destaca Saran.
Liderança estratégica
A implementação bem-sucedida de tecnologias inovadoras requer uma liderança estratégica, com foco na integração da tecnologia com o core business. Isso inclui alocação de recursos em plataformas avançadas, capacitação de equipes e uma cultura organizacional voltada à experimentação e colaboração entre áreas como negócios, marketing, operações e TI.
“Empresas que testam, integram e aprendem rapidamente com suas iniciativas tecnológicas tendem a capturar mais valor, ao mesmo tempo em que promovem experiências encantadoras para os clientes”, explica Saran. Ele reforça ainda a importância de garantir soluções escaláveis e orientadas para resultados.
Fidelidade como diferencial competitivo
No futuro, fidelização não se resumirá a atender expectativas, mas a superá-las com consistência e propósito. Empresas que equilibrarem o uso de tecnologias inovadoras com um atendimento empático e humanizado estarão melhor posicionadas no mercado.
“Experiências movidas por tecnologia serão o ponto de partida para construir vínculos sólidos e duradouros, transformando clientes em verdadeiros defensores da marca”, conclui.
Texto original: vianews.com.br