Bots ajudam varejo no Dia das Crianças em momentos-chave das vendas
Botmaker mostra como usar o Notifications Engine com inteligência artificial generativa para iniciar a conversa ou até para resgatar carrinhos de compras abandonados
A Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de bots na América Latina que oferece ao varejo físico e online soluções conversacionais para vendas e atendimento ao cliente, traz a aplicação da ferramenta de chatbot Notifications Engine para aumentar as vendas no Dia das Crianças – a 3ª data comemorativa mais importante do varejo brasileiro. Com foco no segmento infantil, principalmente brinquedos, eletrônicos, games, roupas e calçados, o período bateu recorde de vendas em 2022 segundo a Serasa Experian e, para este ano, a expectativa é de aumento de 5% segundo o *Monitor Mercantil.

Aproveitando mais uma onda de vendas em datas comemorativas, às vésperas do Dia das Crianças e da Black Friday, lojistas de todo Brasil podem contar com a tecnologia dos chatbots para não perder nenhuma demanda em momentos-chave da jornada do consumidor.
Da provocação de interesse ao resgate de carrinho abandonado
- Inicie a conversa
Notifications Engine é a ferramenta da Botmaker capaz de programar mensagens únicas e personalizadas para iniciar, automaticamente, conversas com clientes e possíveis consumidores individualmente ou em grupos de audiência. Ir até o cliente ao invés de esperar que ele entre em contato com a empresa é um diferencial em períodos de alta concorrência no varejo, como datas especiais como o Dia das Crianças ou para as compras de final de ano como na Black Friday ou para o Natal.
O Notifications Engine permite que a comunicação seja iniciada pelo próprio chatbot. Cada companhia tem suas próprias configurações de como a conversa será ativada, como em casos de cliques em anúncios e interações em outras mídias. Dessa forma, é possível aproveitar o momento de datas especiais como Dia das Crianças para enviar conteúdos com promoções e cupons, lançamentos de novos produtos, catálogos atualizados e vender diretamente pela conversa. A ferramenta pode ser programada para chatbots de diversos canais, como WhatsApp, Messenger, Instagram, Telegram, entre outros, podendo ir além de vendas para atender outros processos como notificação de entregas.
- Resgate os carrinhos abandonados pelos clientes
78% dos consumidores brasileiros têm o hábito de abandonar o carrinho durante compras online (Opinion Box). Esse é um dos principais desafios do e-commerce, que pode ser gerenciado com o Notifications Engine: não deixar o cliente no meio da jornada de compra é fundamental para efetuar a conversão, já que os dados armazenados podem gerar novas abordagens.
Exemplo: “Ainda tem interesse no produto? Efetuando sua compra ainda hoje garantimos a entrega antes do Dia das Crianças!” é o tipo de mensagem certeira que traz mais vantagens para o cliente e para o e-commerce, tudo por meio de bots.
Varejistas fiquem atentos:
Os presentes mais procurados devem ser brinquedos (40%), roupas (23%), calçados incluindo tênis (10%), mochilas e acessórios (8%), jogos eletrônicos (7%), artigos esportivos (6%), tablets e celulares (4%) e livros (2%) – (Monitor Mercantil). E todas essas verticais podem se beneficiar da tecnologia dos bots, multiplicando sua pró-atividade e diminuindo seu tempo de atendimento, ou seja: aumentando as vendas.
“Robôs são capazes de colocar um negócio para conversar com qualquer internauta do planeta 24 horas por dia, 7 dias por semana, para falar sobre qualquer coisa e vender por meio dessa conversa. Os chatbots podem ser instalados em mais de 20 canais, que incluem websites, todos os aplicativos de conversação e até mesmo as caixas de som da Apple, da Amazon e do Google. Seja texto, áudio ou imagem, o bot compreende e responde por meio da linguagem natural. Ter todo esse aparato torna grandes movimentações sazonais como o Dia das Crianças menos desafiadoras e mais lucrativas”, declara Julio Zaguini, diretor geral da Botmaker Brasil.