Como montar uma campanha de SMS para o Dia das Mães? Conheça algumas inspirações
A estratégia de SMS marketing tem altas taxas de engajamento e de leitura, e pode ser usada para vendas na segunda maior data do comércio brasileiro
O Dia das Mães é uma data muito importante para o comércio, não apenas para o varejo, mas também para empresas de serviços, como hotéis, salões de beleza e restaurantes. Isso porque a data movimenta muitos setores, pois é a segunda de maior movimento depois do Natal.
Assim, empresas podem apostar na data para alavancar suas vendas. Para aproveitar ao máximo, investir no marketing é fundamental.
As estratégias de marketing a serem adotadas podem ser muitas. Mas um bom marketing para o Dia das Mães, ou mesmo outras datas comemorativas, é multicanal, isto é, comunicação realizada em diferentes canais. Atualmente, leads e clientes estão presentes em muitas redes e pontos de contato, portanto, falar com eles por meio de diferentes canais ajuda em um maior alcance e integra sua marca com o dia a dia deles.
Um canal interessante e efetivo é o SMS. Ele não demanda conexão com a internet e só exige que a pessoa tenha um celular. Segundo o IBGE, mais de 155 milhões de brasileiros têm celular para uso pessoal, com isso essa estratégia pode ter um bom alcance.
Além disso, este é um canal bem conhecido pelos clientes, e o tempo médio de visualização da mensagem é de 3 minutos.
Campanha de SMS
Uma campanha de SMS pode ser combinada com outras estratégias de marketing, como o disparo de emails marketing para reforçar o SMS ou mesmo campanhas offline em canais físicos, como banners e chamadas nas lojas físicas da empresa.
Independentemente do restante do marketing, uma coisa é clara: ao criar sua campanha de SMS, é preciso definir seu objetivo. O que sua empresa deseja alcançar?
Objetivos
Alguns objetivos a serem alcançados pelo disparo de SMS no Dia das Mães podem ser:
• Brand awareness: divulgação da sua marca. Aqui, o que vale não é a venda, mas, sim, o conhecimento de marca.
• Relacionamento: também não tem o intuito exclusivo de vendas, mas de criar uma conexão, um relacionamento com o cliente.
• Vendas: são vastas as possibilidades com esse objetivo. É possível divulgar produtos, lançamentos, promoções especiais, seu site e mais.
Exemplos de SMS para vendas
No caso de campanhas que visam mais vendas para a empresa, algumas táticas a serem adotadas e exemplos delas são:
Divulgação de produtos
No Dia das Mães, produtos como os de beleza e bem-estar são sempre buscados, então vale divulgá-los.
“Creme hidratante antirrugas X, ele pode ser o queridinho da sua mãe. Pague apenas R$ X e presenteie-a com amor. Lojas Y.”
Divulgação de lançamentos
As pessoas adoram saber de novidades, ainda mais quando querem presentear quem amam. Por isso, se houver lançamentos na empresa, isso pode – e deve – ser divulgado.
“Novidade! Agora, você pode fazer massagem relaxante na Clínica X! Nosso novo serviço pode ser o presente ideal para sua mãe! Confira!”
Promoções especiais
As pessoas gostam de economizar. Com isso, dizer que determinado produto está em promoção chama sua atenção.
“Promoção exclusiva de Dia das Mães! Só hoje! Smartphone X por apenas R$ Y! Tablet de R$ Z por apenas R$ Y! Não perca! Presenteie economizando na Loja X!”
Divulgação do seu site
Reforce seu canal online através da campanha. As pessoas estão cada vez mais apostando em e-commerces e sites para fazerem suas compras. Portanto, divulgar o seu pode dar mais confiança a elas.
“Já olhou o site X hoje? No Dia das Mães separamos por lá presentes exclusivos para sua mãe! Confira!”
“Ainda não comprou o presente para a mamãe? Nosso site tem muitas opções de presentes para mães de todos os gostos. Acesse e confira!”
Estratégia de marketing
Como já foi dito, a campanha de SMS pode ser combinada com outras táticas de marketing e comunicação com o cliente.
Alguns incentivos à sua equipe de trabalho também podem ser feitos para ajudar em melhores resultados, como férias fracionadas, pagamento por alcance de metas de vendas, benefícios e mais.
Também é válido contar com profissionais de diferentes skills, como os especialistas em marketing digital, e-commerce, comunicação e até mesmo tecnologia. Só assim é possível englobar diferentes disciplinas em um mesmo projeto.