5 tendências do e-commerce em 2024
O e-commerce está em alta no Brasil e deve superar os R$205 bilhões em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), com um aumento de 10,4% em relação ao ano de 2023. Com a chegada de datas comemorativas, como o Dia do Cliente, Dia das Crianças e festas de fim de ano, as empresas têm buscado oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para os clientes.
De acordo com o Relatório Setores do E-commerce do Brasil, realizado pela consultoria Conversion, segmentos como turismo, presentes e flores, farmácia e saúde, comidas e bebidas, e itens automotivos são os segmentos de destaque por terem registrado um crescimento acima dos 80% nos últimos meses.
Para falar sobre as tendências do e-commerce e como as empresas estão se preparando para o Dia do Cliente, confira o que 5 especialistas dizem:
Impulsionado pela busca de suplementos, o setor de saúde e farma cresceu 16% nos últimos cinco meses de 2024, com 137,3 milhões de visitantes únicos, segundo o relatório da Conversion sobre o e-commerce no Brasil. A Always Fit, plataforma de e-commerce de suplementos naturais, além de trazer sempre as novidades, oferece descontos exclusivos, programas de fidelidade e promoções.
“Cada cliente importa. Quando se trata de saúde, é preciso ter um cuidado ainda maior, porque impactamos a vida das pessoas, que depositam as expectativas em nós. Oferecer um atendimento de qualidade e proporcionar a melhor experiência antes do ato da compra até o pós-venda é essencial para fidelizar clientes”, afirma Zhang Ye, CEO e fundador da Always Fit.
Segundo Paulo Lima, CEO da Skymail, empresa destaque em serviços de e-mail corporativo, cloud computing e segurança digital, durante o período das datas comemorativas os e-commerces enfrentam picos de demanda, por isso é essencial contar com uma infraestrutura capaz de suportar essa pressão sem comprometer o desempenho.
“Uma das soluções para esse momento é o cloud computing, que oferece escalabilidade e flexibilidade imediata. Além disso, a estabilidade e o suporte de provedores de IaaS fazem toda a diferença nesses momentos críticos. Por fim, uma camada robusta de segurança não só protege os dados e transações dos clientes, mas também fortalece a confiança e fidelidade deles à marca”, completa.
Neste cenário, André Rubens, fundador da holding in8, levanta a importância das tecnologias avançadas na gestão e análise de dados para o sucesso dos e-commerces.
“Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas que conseguem analisar grandes volumes de dados em tempo real saem na frente. A Devnology, por exemplo, oferece o serviço de web scraping para que as empresas possam monitorar os concorrentes, captando grandes volumes de dados disponíveis na internet para análise de preços e estratégias. Isso permite que elas ajustem suas estratégias de vendas com base em insights precisos, o que é fundamental para se destacar em datas de grande movimentação”, explica
O Live Commerce, que une as transmissões ao vivo e as plataformas de e-commerce, segue como uma das grandes tendências do varejo. A ferramenta se popularizou primeiro na China, mas já faz sucesso no mundo todo, principalmente no Brasil, sendo adotada por grandes marcas já consolidadas no mercado, como Shopee e Shein, e também por influenciadoras, como Bianca Andrade e Virginia Fonseca. De acordo com a pesquisa “Tendências do varejo 2024”, realizada pela Opinion Box com a Octadesk, quatro em cada dez consumidores afirmaram já ter adquirido algo depois de assistir a uma live, sendo que os canais mais usados para essas compras são Instagram (54%) e YouTube (40%).
“Esse modelo permite atrair e engajar mais intensamente os consumidores ao oferecer um ambiente mais interativo e envolvente, trazendo a apresentação de produtos e interação em tempo real sobre eles. É uma estratégia assertiva para gerar mais valor para a jornada do cliente e aumentar sua confiança com as marcas e seus produtos, criando uma conexão e fidelização mais profunda”, analisa Gustavo Caetano, CEO e fundador da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado.