Visibilidade Trans: Atento reafirma seu compromisso com ações práticas de diversidade para inclusão social
• Desde 2013 Companhia respeita o nome social pelo qual as pessoas são reconhecidas socialmente e reflete sua identidade de gênero, incluindo o uso em e-mails e em cartões de vale refeição e alimentação;
• Com 19,6% de colaboradores autodeclarados LGBTQIA+*, a empresa acredita que além da contratação, é necessário garantir um ambiente inclusivo, com respeito e oportunidade para todos.
No dia 31 de março é celebrado o Dia Internacional da Visibilidade Trans, que marca a luta contra a transfobia e a busca por direitos dessa população e além da celebração, a data reforça que pessoas trans têm o direito de definir como querem ser identificadas, seja no ambiente social, corporativo ou nos documentos pessoais.
Como uma das primeiras empresas a adotar reconhecimento da identidade de gênero de seus colaboradores, a Atento, uma das maiores provedoras de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) do mundo e líder do setor na América Latina, registrou mais de 1600 solicitações de crachá social por identidade de gênero desde 2013, reforçando seu compromisso com a inclusão e diversidade. Somente no último ano, foram aproximadamente 130 solicitações.
A prática também está disponível para e-mails corporativos e nos cartões de vales refeição e alimentação. Margarete Yanikian, superintendente de Responsabilidade Social da Atento no Brasil, ressalta que ações como esta fazem parte dos pilares estratégicos de diversidade e inclusão da companhia. “Esta iniciativa, que completa 10 anos em 2023, reforça o nosso compromisso em impactar positivamente as comunidades em que estamos presentes e de ser uma agente de transformação social, promovendo ações para a construção de um futuro com oportunidades para todas as pessoas.”