Igualdade de gênero no ambiente de trabalho deve ser prioridade para empresas, por Margarete Yanikian*
O Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma das datas mais importantes do calendário mundial. Comemorado em 8 de março, ele celebra as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos e promove um momento de reflexão sobre a luta por igualdade e respeito, fatores que, na Atento, colocamos como diretrizes, dia após dia, para criar um ambiente positivo e harmônico para todas e todos, principalmente para quem se identifica com o gênero feminino, uma vez que somos maioria na Companhia. Entre outros aspectos relacionados à inclusão, acreditamos que igualdade de gênero deveria ser prioridade de todas as empresas.
As mulheres são a maioria na nossa empresa e dão um show em todas as áreas, principalmente nos cargos de liderança. Somente no Brasil, mais de 70% do quadro de colaboradores é composto por pessoas do gênero feminino e elas ocupam mais da metade dos cargos de liderança. Um fato muito relevante é que empregamos mais mulheres do que homens em todos os países em que atuamos.
Os números são expressivos e motivo de muito orgulho para nós, mas não chegamos a este patamar de forma orgânica. Os resultados são acima dos vistos no mercado de trabalho, como, por exemplo, dados levantados no estudo “Women in the Workplace” elaborado pela consultoria McKinsey, que aponta apenas 6% de mulheres na liderança nas Américas. Nossos números são reflexo de práticas e políticas internas que se tornaram intrínsecas ao nosso cotidiano.
Acreditando na equidade, buscamos o acolhimento e reconhecimento das mulheres como parte da transformação cultural. Por isso, a Companhia realiza ações contínuas para esse público, como o Canal Dona Lila, criado para acolher e apoiar qualquer pessoa em situação de violência doméstica e familiar, o Programa Mamãe Nota 10, que provê a assistência de qualidade para gestantes, incluindo palestras, kits com vitaminas e itens que complementam o enxoval do bebê e o Atento por Elas, bate-papos abertos , entre executivas e meninas em idade escolar, como forma de incentivo para que elas alcancem seus objetivos profissionais.
A companhia também valoriza internamente as mulheres por meio dos Grupo Aliados, divididos em gênero, étnico-racial, Geracional, LGBTQIA+ e Pessoas com deficiência, que discutem os principais temas que rodeiam minorias no mercado de trabalho, e eventos como o DNA Talks (rodas de conversa virtual) para abordar diversos temas, como paternidade ativa, parentalidade, criação dos filhos, carreira, entre outros.
O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para se propor diálogos e alternativas sobre as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam em temáticas como equidade de gênero e violência doméstica. Apesar dos avanços significativos nesses temas, ainda é necessário que as empresas se comprometam com ações para atingir a igualdade de gênero dentro do ambiente de trabalho. E, aqui na Atento, estamos de olho nisso por elas o ano todo.
*Margarete Yanikian é superintendente de Responsabilidade Social da Atento no Brasil