Uso de bots para atendimento ao consumidor dispara na pandemia
Tecnologia intuitiva e inteligência artificial aprimoram experiência de atendimento e resolvem a maior parte das demandas dos consumidores
A necessidade do isolamento social gerada pela crise do novo coronavírus provocou uma corrida das empresas por bots de atendimento. A Code7, empresa de software do grupo Connvert, implementou dezenas de chatbots e quase mil áudio bots em operações de atendimento ao cliente desde o início da pandemia.
“As companhias do setor de contact center vêm enfrentando um grande desafio, que é a obrigatoriedade de ocupação de apenas metade de sua capacidade para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas, o que aumentou a necessidade de atendimento digital”, explica Roberto Dariva, diretor geral da Code7.
Além do contact center, os setores de varejo e financeiro são os principais utilizando a tecnologia, que ainda tem grande potencial de mercado. No setor público, por exemplo, apenas 7% dos websites de órgãos federais e estaduais contam com chatbots ou assistentes virtuais , segundo dados da quarta edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A Code7 lançou, em março, a Boteria, plataforma mais intuitiva do mercado para criação de chatbots, que já transaciona milhões de mensagens em operações com todos os tipos de complexidades, no mercado público e privado, desde pequenas empresas, que utilizam a versão gratuita, até grandes bancos, que contam com os bots, inclusive, para recuperação de crédito de inadimplentes.