Tendências 2023: um olhar sobre o futuro do novo marketing
• Especialistas da another indicam as tendências mais importantes que marcarão o futuro da indústria em 2023
O ano está chegando ao fim, mas o marketing digital e todas as suas vertentes continuarão em constante evolução assim como a sociedade, os hábitos de consumo e as novas tecnologias. Por isso, os especialistas sugerem ficar de olho nas próximas tendências que marcarão 2023.
Atualmente a humanidade segue um caminho gradual em direção ao chamado “novo normal”, após os períodos de isolamento. No entanto, a incerteza econômica, a inflação e o aumento dos preços continuam afetando milhões de pessoas. É por isso que a criatividade será fundamental para criar novas estratégias com poucos recursos, dizem os especialistas da another, agência global com a maior oferta de serviços no mercado latinoamericano.
Menos filtros, mais TikTok
Segundo Pilar Burgos, Diretora Criativa de Social Media na another, “viveremos um 2023 com menos filtros e através do TikTok”. Ou seja, a rede social chinesa será uma das principais tendências para as marcas no próximo ano. De fato, o TikTok é a sexta plataforma de rede social mais usada no mundo todo, com mais de um bilhão de usuários ativos desde janeiro de 2022. A especialista indica que as marcas deverão manter o interesse em participar desta rede, pois um estudo sobre marketing de influência em 2021 indicou que 68% dos especialistas nos Estados Unidos utilizavam esta plataforma para campanhas.
Maturidade do marketing de influência
Para Mayra Alcántara, Diretora de Marketing de Influência na another, a indústria terá um 2023 em que as bases continuarão se fortalecendo e, após alguns anos de sucesso, amadurecerá gradualmente.
“Uma das tendências que podemos observar para o novo ano será a criatividade e a transparência nos conteúdos dos influenciadores. As audiências mudam constantemente e o surgimento de redes sociais mais ‘transparentes’, como o BeReal ou TikTok Now é apenas um reflexo do desejo dos consumidores: conteúdo real. Menos poses e mais humanidade, conteúdos que possam contribuir para o interesse de cada indivíduo e que sejam genuínos, seja com influenciadores reais ou virtuais”, diz.
Mayra Alcántara também destacou que a exigência de criar conteúdos multissensoriais e interativos se tornará fundamental, deixando no passado os conteúdos estáticos com apenas uma imagem. “Continuaremos vendo a transformação e a inovação das funções nas redes sociais tradicionais com variações interessantes, como, adicionar músicas em publicações convencionais no Instagram, maior presença do metaverso e formatos que podem chegar a quase todos os sentidos do público. Não falamos apenas de reels, mas da exploração do uso correto de todas as funções das redes”.
Metaverso: um investimento milionário em 2023
Outra das tendências que terão um enorme impacto no próximo ano será o metaverso.
“Para 2023, eu apostaria em experimentar mais no metaverso. Esta tendência de marketing e publicidade ainda vai gerar muito barulho e tenho certeza que plataformas como Meta e Google já estão apostando na construção de ecossistemas e presenças.” prevê Steffy Hochstein, Digital Media Manager na another.
No próximo ano, a matriz do Facebook, também conhecida como META, investirá cerca de 20% dos seus custos e gastos gerais em realidade aumentada e virtual, e no metaverso.
Segundo a consultoria internacional McKinsey & Company, o valor do metaverso pode alcançar os 5 bilhões de dólares em 2030 devido às potenciais vantagens que cada vez mais as empresas vêem nesse setor. O relatório “Criação de valor no Metaverso” indicou que o e-commerce será a principal fonte de receita do metaverso, representando 2,6 trilhões de dólares nos próximos oito anos, enquanto que setores como o da publicidade gerarão US$206 bilhões e o de videogames até US$125 bilhões.
Por fim, as especialistas preveem que estas tendências serão as mais fortes no mercado no próximo ano, no entanto, uma combinação destas outras campanhas de marketing mescladas com tecnologias, agregará valor tanto para as marcas quanto para os consumidores.