Inteligência artificial veio como aliada ao marketing, para quem souber manuseá-la, por Ivna Góis*
Com os avanços da tecnologia e inovação nos últimos anos, a inteligência artificial veio para ficar. Ela foi grande destaque na décima edição do RD Summit, que aconteceu em novembro, no Expo Center Norte (SP), reuniu 20 mil participantes, o maior público da sua história. O evento contou com a presença de grandes marcas, como Google, iPlace, Tik Tok, LinkedIn, McDonalds, entre outras. Durante os três dias de evento, somaram-se nove trilhas, 160 palestrantes e 200 horas de conteúdo.
Durante o evento, várias pautas cruciais do marketing foram exploradas. Um dos importantes temas tratados foi sobre o foco na criação de conteúdo de alta qualidade, destacando estratégias de storytelling, SEO e engajamento nas redes sociais para maximizar o impacto do conteúdo.
Além disso, a discussão também se voltou para a integração da inteligência artificial (IA) no dia a dia do profissional de marketing, explorando suas aplicações na análise de dados, automação de tarefas e personalização da experiência do cliente. Esse tema foi uma grande aposta para os próximos perfis, competências e habilidade de profissionais de marketing, levantando-se a discussão de que a IA só prejudicará o profissional que não souber manuseá-la.
Há um paradigma sobre o novo inbound marketing, delineando tendências emergentes e abordagens inovadoras. Hoje, muito além de apenas aparecer ou ser encontrada, as marcas precisam ser inesquecíveis e agregar valor para seus consumidores. Além disso, sinergia entre marketing e vendas, em que destaca-se a importância da colaboração entre os departamentos para gerar leads qualificados e fechar negócios, bem como a importância que um setor tem para o outro, quando se trata de negócios.
Hoje o marketing atua desde criação de conteúdo até a integração de tecnologias emergentes como a IA, ressaltando importante conexão entre estratégias de marketing, vendas e o contínuo avanço do inbound marketing.
O casamento entre o marketing e a inteligência artificial é um divisor de águas na forma como compreendemos, nos conectamos e atendemos nossos consumidores. A IA não apenas amplia nossa capacidade de analisar dados complexos, mas também nos capacita a personalizar experiências de maneira nunca antes imaginada. No entanto, o verdadeiro poder dessa união reside na habilidade de humanizar a tecnologia, transformando insights em narrativas envolventes e estratégias que, acima de tudo, ressoem com as pessoas, não apenas como consumidores, mas como seres únicos e individuais. É um caminho sem volta. A IA veio para ficar, somar e revolucionar.
*Ivna Góis é Head de Marketing na HubLocal