Com um sorriso ou um aceno, pagar na loja se tornou algo pessoal
A Mastercard lança nova era de pagamentos biométricos para aprimorar a experiência de checkout
Chega de procurar seu telefone ou procurar sua carteira quando estiver com as mãos cheias — a próxima geração de pagamentos pessoais precisará apenas de um rápido sorriso ou aceno de sua mão. A tecnologia confiável que usa seu rosto ou impressão digital para desbloquear seu telefone agora pode ser usada para ajudar os consumidores a acelerar o checkout. Com o novo Programa de Checkout Biométrico da Mastercard, tudo o que você precisa é de você mesmo.
Como parte de um lançamento global, o programa representa uma estrutura de tecnologia inédita para ajudar a estabelecer padrões mínimos para novas formas de pagamento em lojas de todos os tamanhos, de grandes varejistas a lojas familiares. O programa descreve um conjunto de padrões aos quais bancos, comerciantes e provedores de tecnologia aderem, ajudando a garantir a segurança e a privacidade dos dados pessoais quando as pessoas pagam biometricamente.
Globalmente, 74% dos consumidores têm uma atitude positiva em relação à tecnologia biométrica, e o mercado de tecnologia biométrica sem contato deve chegar a US$ 18,6 bilhões até 2026.
“A forma como pagamos precisa acompanhar a forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios, oferecendo opções aos consumidores com os mais altos níveis de segurança”, disse Ajay Bhalla, presidente de Cyber & Intelligence da Mastercard. “Nosso objetivo com este novo programa é tornar as compras uma ótima experiência para consumidores e comerciantes, oferecendo o melhor em termos de segurança e conveniência”.
Transformando a experiência de checkout
Os participantes do Programa de Checkout Biométrico da Mastercard oferecem aos consumidores a opção de se inscrever convenientemente em seus serviços de checkout biométrico, na loja ou em casa, por meio de um aplicativo de comerciante ou provedor de identidade. Uma vez inscrito, não há necessidade de segurar a fila do caixa vasculhando seus bolsos ou bolsas. Os consumidores podem simplesmente verificar a conta e sorrir para uma câmera ou acenar com a mão para um leitor para pagar. A nova tecnologia garante uma experiência de checkout rápida e segura, ao mesmo tempo em que permite que os consumidores escolham como querem pagar.
Para os comerciantes, os benefícios também são consideráveis, desde tempos de transação mais rápidos e filas mais curtas até maior higiene e maior segurança. O sistema de pagamentos pode ser integrado a programas de fidelidade e recomendações personalizadas para ajudar os consumidores a encontrar produtos nos quais possam estar interessados com base em compras anteriores.
A Mastercard está trabalhando com parceiros como Payface, Aurus, PaybyFace, PopID e Fujitsu Limited para garantir o lançamento e a escala desses novos tipos de recursos de checkout em todo o mundo e aderir a uma estrutura abrangente de padrões mínimos, especificações e diretrizes que abordam segurança, dados biométricos nível de desempenho e proteção de dados no contexto de pagamentos biométricos na loja.
O primeiro piloto será lançado esta semana no Brasil com Payface e St Marche. O piloto terá a tecnologia da Payface implementada em cinco supermercados St Marche em São Paulo. Os consumidores que visitam esses supermercados podem registrar seu rosto e informações de pagamento por meio do aplicativo Payface e, uma vez registrados, podem simplesmente sorrir para pagar no caixa sem cartão ou dispositivo móvel. Futuros pilotos estão sendo planejados para serem lançados no Oriente Médio e na Ásia.
“Estamos desenvolvendo o Payface desde 2018, com a missão de ajudar a transformar a maneira como as pessoas pagam – melhorando a experiência, sem comprometer a segurança”, disse Eládio Isoppo, CEO da Payface. “Esta parceria com a Mastercard é um passo bem-vindo para nós e permitirá que nossa tecnologia seja usada por mais comerciantes e consumidores, tornando as compras mais fáceis e trazendo a alegria de um sorriso aos pagamentos”.
Ampliando um legado de ricas inovações
O Biometric Checkout é o próximo passo da Mastercard para apoiar a evolução dos pagamentos, juntamente com um conjunto de inovações recentes, como Shop Anywhere, Enhanced Contactless (ECOS) e Cloud Point of Sale, que foram lançados para fornecer aos consumidores e comerciantes experiências sem atrito, flexíveis e seguras na loja.
A Mastercard é pioneira há muito tempo na biometria – na loja e online – como uma maneira segura de verificar a identidade, substituindo as senhas por pessoas. O esforço, que se baseia no padrão EMVCo 3DS, permite que as pessoas comprem e paguem por meio de cartões de pagamento, dispositivos e wearables com tecnologia biométrica. Também foi destaque na confirmação das identidades dos compradores online por meio de “pagamento por selfie” e no uso de padrões-chave online, como FIDO (Fast Identity Online).
À medida que essa tecnologia seja cada vez mais adotada em todo o mundo, a Mastercard está ajudando a garantir que todas as partes interessadas mantenham os mais altos níveis de segurança e privacidade para proteger os consumidores. O Programa de Checkout Biométrico é regido pelos princípios de responsabilidade por dados da Mastercard, reforçando que os consumidores têm o direito de controlar como seus dados pessoais são compartilhados e se beneficiarem de seu uso.