MFM TI implanta metodologia ágil, aumenta a produtividade do time e aprimora resultados para seus clientes de crédito e cobrança
Para impulsionar os serviços de recuperação de crédito e ainda garantir maior engajamento aos colaboradores criou-se um laboratório na MFM, o time de iniciativa LABS. A proposta permite que o time experimente novas tendências do setor de tecnologia e foi assim que em agosto de 2018 os desenvolvedores se interessaram e passaram a utilizar os frameworks da metodologia ágil em seus projetos. A novidade logo se estendeu aos demais setores da companhia, desenvolvendo uma nova forma de administrar os softwares de cobrança.
Segundo o 12° Relatório Anual do Estado de Agilidade da Version One, o ramo de tecnologia ocupa o primeiro lugar entre as áreas que mais utilizam a metodologia ágil em seus projetos. Para MFM TI colocar em prática essa tendência fez com que a gestão em formato cascata, onde uma tarefa dependia da outra para ser finalizada, fosse deixada para traz e os projetos passaram a serem geridos por meio do Scrum, através de ciclos nomeados como Sprints, que priorizam atividades e mantém um fluxo de entregas contínuas.
No processo de desenvolvimento e personalização dos serviços oferecidos pela companhia, como o INTERSIC – solução de gestão estratégica de dívidas – e o Negocia Fácil – serviço de cobrança digital – a metodologia já é aplicada e proporciona melhores resultados aos clientes. “Quando trabalhamos de forma ágil, somos um só, não há passagem de bastão. O pensamento ágil assume que mudanças vão acontecer, ao mesmo tempo que aproxima o nosso cliente, fazendo com que a equipe o ouça ainda mais e adaptem-se aos ajustes sugeridos”, destaca Aline Guedes (foto), gerente de produtos da MFM TI.