Por que vale a pena ter suporte ao cliente bilíngue?
Para expandir horizontes, é bom que as empresas tenham capacidade de dar suporte para clientes que falam outras línguas
Em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação transcende fronteiras, e nas empresas, a expansão dos horizontes para clientes bilíngues torna-se uma prática cada vez mais frequente. Essa habilidade não apenas quebra as barreiras linguísticas, mas também amplia e aprofunda os laços, resultando automaticamente em maior lucratividade e relações comerciais mais robustas e fortes.
Oferecer suporte a um cliente bilíngue serve até mesmo como uma plataforma que mantém uma boa estratégia para que o negócio ou a empresa conquiste uma base ainda maior de clientes globais, sempre visando uma expansão maior. Quando a comunicação é feita sem problemas, os negócios e as soluções também avançam juntos.
Esta habilidade em um negócio é uma maneira pela qual a empresa consegue mostrar que pode atender esses vínculos, valorizando essas pessoas e a própria marca também. Desta forma, um cliente estrangeiro consegue se sentir mais compreendido e valorizado, e assim, propenso a criar uma fidelidade à marca em si.
Inclusive, este tipo de atendimento pode ser um dos grandes diferenciais no mercado. Como dito anteriormente, o fenômeno da globalização é algo cada vez mais presente, ainda mais em um mundo tão conectado.
A partir do momento que a empresa oferece atendimentos assim como um diferencial, em mercados saturados, isso é visto como uma diferenciação, o que pode trazer até mesmo um sucesso maior para a empresa em questão.
Se um cliente tem duas opções de empresa em mãos e somente uma fornece este tipo de suporte bilíngue – partindo do pressuposto que seja um cliente estrangeiro -, esta irá sair na frente e se destacar.
Negociar com clientes estrangeiros não é algo visto como exclusivo somente por empresas de médio e grande porte. Cada vez mais negócios menores também estão sendo inseridos além das fronteiras. Com a internet e a conexão cada vez mais presente, essas barreiras estão sendo eliminadas, e o mercado online está se manifestando cada vez mais.
De acordo com dados da Associação de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor de marketplace nacional cresceu 3% em relação ao que era visto até dois anos atrás. Em vendas, isso totaliza cerca de 135,6 bilhões.
E nesta forma de negócio é comum que muitos produtos sejam vendidos para o exterior ou que a empresa em questão tenha que manter contato com clientes que moram fora do país, muito pela ascensão deste jeito de vender. Assim, ter uma forma de estabelecer uma comunicação clara com este público ajuda a consolidar e-commerces de uma forma que estes atendam pessoas que não estão no Brasil.
Investir em idiomas para este suporte é uma ótima estratégia. Uma dica é o investimento, por exemplo, em uma boa escola de idiomas que ensine como lidar com essa questão linguística e contornar qualquer barreira que possa surgir quando se trata de clientes estrangeiros. Uma escola de idiomas seria um investimento que, em longo prazo, pode render ótimos frutos nesses serviços.
Investir em uma escola de idiomas pode ser um passo fundamental para empresas que exportam produtos e serviços. Essa iniciativa vai além de simplesmente quebrar barreiras linguísticas; ela representa um investimento no aprimoramento da comunicação e no fortalecimento das relações comerciais com clientes estrangeiros. Ao proporcionar treinamento em idiomas específicos, a escola prepara a equipe para compreender e atender as necessidades dos clientes de forma mais eficaz e personalizada.
Com este suporte bilíngue ao cliente, a empresa – ainda mais neste setor citado – consegue trazer uma expansão de mercado ainda maior. A expansão do mercado online está indo além das fronteiras no Brasil.
No país, ainda de acordo com os dados da ABComm,o comércio eletrônico no país apresentou um crescimento de 72% desde 2006, quando a internet e esta forma de vender começou a crescer. E por consequência, clientes estrangeiros começaram a entrar nesta conta também;
O suporte ao cliente bilíngue é muito mais do que uma funcionalidade adicional; é uma estratégia inteligente para empresas modernas que desejam prosperar em um mundo globalizado.