Como as lojas podem convencer o cliente a fazer o cartão private label?
Gerente Comercial da FortBrasil explica as vantagens para a empresa e, também, para o consumidor final
Em tempos de desafios sociais e econômicos, como o que estamos vivenciando atualmente, consequentemente, com um maior controle financeiro pela população, o cartão próprio da marca, também conhecido como private label, se efetiva como uma alternativa inteligente para atrair e fidelizar clientes.
“Isso acontece porque esse meio de pagamento é encarado como um recurso que expande o poder de compra do consumidor na hora de adquirir produtos ou serviços. Além de servir como uma oportunidade descomplicada de pagamento. As vendas no cartão Private Label possuem um ticket médio 50% a 100% maior que o ticket médio normal da loja”, comenta Victor Hugo, Gerente Nacional Comercial da FortBrasil, fintech em atividade no setor de cartões de crédito.
Victor Hugo explica que, para a empresa, a vantagem está em ter maior controle das vendas, na fidelização dos clientes e no aumento do ticket médio. Ou seja, disponibilizar um cartão próprio da marca pode ser um fator fundamental para o fortalecimento do negócio.
Mas, afinal, para as companhias que vendem produtos e serviços, como convencer o consumidor final a fazer um cartão próprio da loja? Victor Hugo explica algumas estratégias que podem funcionar.
- Ofereça descontos maiores
Para convencer o cliente a fazer o cartão, é importante que ele compreenda e não tenha dúvidas dos privilégios que vai obter ao optar por essa modalidade de pagamento. Por isso, uma boa saída é oferecer descontos exclusivos nas compras com o cartão Private Label.
- Conceda melhores opções de pagamentos
Embora o cartão próprio da loja seja uma ótima opção, é interessante deixar isso claro para o consumidor. Ele precisa saber, por exemplo, que, com esse recurso, terá um prazo maior para começar a pagar ou que poderá parcelar em até “x” vezes sem juros.
“A companhia também pode oferecer limite atrativo e que pode ser compartilhado com os dependentes, além de outros benefícios atrelados ao cartão, como a adesão a um seguro”, comenta Victor Hugo.
Além disso, também é possível conceder descontos ou créditos em compras, como se fosse um programa de fidelidade, opções de datas para o vencimento, facilidades no parcelamento da fatura e outros benefícios propiciados por essa estratégia de pagamento.
- Considere a população não “bancarizada”
Algumas empresas têm falhado na hora que um consumidor concorda em fazer o cartão private label. A demora no tempo de espera para conseguir o cartão da marca, a dificuldade para comprovação de renda de clientes não bancarizados e a burocratização de um recurso que deveria ser uma facilidade acabam por afastar os clientes.
O ideal é ter em mente que o cartão próprio da loja vai atrair justamente a parcela da população que trabalha na informalidade, dispõe de pouco tempo para ficar em comércios, não consegue comprovar renda e que, por esses motivos, não têm acesso aos serviços bancários ou aos cartões de crédito.
- Desenvolva ações de marketing para o cartão próprio da loja
Para que os clientes saibam dos benefícios e das facilidades que vão conseguir ao fazer o cartão da loja, é preciso que a empresa desenvolva ações de marketing certeiras que demonstrem esses pontos.
“É importante frisar que abordagens desconexas e desesperadas dos vendedores podem ser inúteis para convencer o cliente a fazer o cartão próprio da loja. Aliás, dessa forma, ele só se sentirá encurralado e inseguro com o seu negócio”, explica o Gerente Comercial da FortBrasil.
Sendo assim, a estratégia de marketing é a melhor maneira para apresentar esse recurso ao seu público-alvo. A empresa pode, por exemplo, disponibilizar uma explicação atrativa no site da loja ou fazer postagens nas mídias sociais, convidando o usuário para conhecer mais as vantagens do cartão.
Além disso, é importante pensar em formas de atrair o cliente para comprar usando o limite do cartão de crédito da loja, o que vai gerar um aumento no ticket médio.
Outra ideia é utilizar marcadores nos produtos da loja, apontando preços diferenciados para os clientes que utilizam o cartão. Desse jeito, os vendedores não vão intimidar os seus clientes e o cartão próprio da loja passa a ser desejado por oferecer condições mais atrativas — entre outras vantagens.
- Aumente o ticket médio
Outra forma de chamar a atenção do cliente em relação ao cartão próprio da marca é estimular o uso do mesmo, tornando-o o meio preferencial de compra pelos seus clientes. Consequentemente, a loja vai aumentar o ticket médio de compra — que consiste no valor que o cliente costuma consumir a cada aquisição no estabelecimento.
Estabelecer um programa de fidelidade também é uma das formas de estimular a recorrência de clientes em seu comércio, pois estas condições vantajosas tornam a sua empresa a preferida em relação às outras.
“É importante pensar em formas atrativas de fazer o cliente utilizar o limite do cartão em sua loja. Quanto mais ele comprar, melhor para o seu estabelecimento e aumentam as chances do seu cartão ser o principal na carteira dele”, finaliza o Gerente Comercial da FortBrasil.