Yalo impulsiona vendas B2B da Mondelez com digitalização do canal tradicional via whatsapp
Entenda como a Mondelez, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, integrou a plataforma inteligente de vendas da Yalo para transformar a rotina de pequenos varejistas com a digitalização dos processos
O avanço da digitalização dos processos de vendas no mercado B2B, tem gerado desafios e oportunidades para os vendedores, lojistas e pequenos varejistas de modo geral, como adaptação às novas tecnologias, omnicanalidade, personalização da experiência, otimização no recebimento de mercadorias, agilidade na entrega, eficiência operacional e satisfação do cliente. A Mondelez, uma das principais empresas do setor alimentício mundial, digitalizou o processo de vendas, estratégia que ajudou a empresa a alcançar o crescimento no canal B2B, fortalecendo o relacionamento com os pontos de venda e utilizando as inovações tecnológicas para atender as exigências do setor de forma inteligente e estratégica.
Responsável pela implementação da Liz, assistente inteligente da Mondelez no whatsapp, a Yalo está revolucionando e transformando as vendas de grandes empresas, conectando indústrias a pequenos varejistas de forma mais eficiente e personalizada. Segundo dados internos da Yalo, grandes empresas registraram um incremento de +12% nas vendas. A aplicação da ferramenta, neste ano, pela empresa Mondelez, registrou um crescimento exponencial no número de lojistas cadastrados, fortalecendo o canal e aumentando os pedidos feitos por distribuidores oficiais dos produtos da marca.
Com 144 milhões de usuários de internet móvel em 2024, o Brasil se destaca como um dos maiores mercados digitais do mundo. Nesse cenário, o aplicativo de conversas nomeado whatsapp, tornou-se uma ferramenta indispensável para um plano de marketing digital assertivo dentro das empresas. A automação de tarefas, como atendimento inicial e divulgação de promoções, impulsionadas por inteligência artificial, otimiza a jornada do cliente e permite que os times de vendas se dediquem a atividades mais estratégicas e consultivas, como engajamento, interação e fidelização dos clientes.
De acordo com o relatório Tendências do Varejo 2024, do Opinion Box, 46% dos consumidores e clientes hoje realizam suas compras de forma digital, seja via e-commerce, websites, marketplaces ou aplicativos. Essa realidade da digitalização acontece também no universo B2B. “Lojistas e varejistas querem fazer parte desse mundo e estão buscando ferramentas simples e eficientes para isso. O whatsapp se tornou a plataforma ideal para essa comunicação e é algo que já faz parte do dia a dia do brasileiro”, comenta Tiago Maldaner, customer success manager da Yalo.
Ao aliar a tecnologia aos processos para superar os desafios e alavancar as vendas B2B, a Mondelez identificou a necessidade de conectar seus vendedores com todos os varejistas e lojistas interessados em seus produtos, independentemente do porte da empresa. Dados da própria Mondelez indicam que a maioria dos pequenos varejistas não estão familiarizados ao ambiente digital, mas utilizam o whatsapp e essa foi a abordagem escolhida como uma maneira direta e eficaz de se aproximar de seus clientes. Além disso, foi identificada a importância de criar relacionamentos, fortalecer o CRM, melhorar a interação e personalizar as experiências. “Metade dos nossos pontos de venda são tradicionais, ou seja, são clientes que muitas vezes não utilizam o meio digital na rotina de compras e é assim que a integração da Yalo, via aplicativo do whatsapp, tem facilitado nossa aproximação com esses pequenos e médios varejistas” explica Leonardo Zimberknopf Pires, head de e-commerce B2B da Mondelez Brasil.
Segundo dados fornecidos pela empresa, 87% dos proprietários dos varejos brasileiros acreditam que as soluções B2B devem ser iguais às soluções B2C, ou seja, eles esperam que a experiência digitalizada com seus fornecedores ofereça a mesma sensação que uma compra pessoal proporciona, enquanto cliente. Assim, a integração da tecnologia tem facilitado a realização de pedidos, conhecimento de novos produtos e agilidade na entrega das mercadorias aos pontos de vendas.
Tiago, customer success responsável pelo relacionamento com a Mondelez, explica que a Yalo “quer facilitar a vida dos pequenos e médios varejistas. Por isso, estamos usando o whatsapp para oferecer um atendimento personalizado e garantir que eles tenham sempre o que precisam, na hora que precisam.” Tiago, explica também que existem 3 importantes etapas no processo de implementação da solução que são essenciais para o sucesso do projeto: “ cadastro do maior número de lojas no canal, oportunidade para realizar o envio de campanhas atrativas e promoções personalizadas e a conversão a partir da comunicação estratégica sobre o portfólio, aumentando a frequência de pedidos e, consequentemente, do ticket médio desse lojista com a distribuidora”.
“Cada vez que acompanhamos a evolução da digitalização, podemos customizar e personalizar ainda mais, alcançando o ponto de venda certo, com a mensagem ideal e a promoção personalizada de acordo com o perfil do comprador. O mercado está mostrando as mudanças de uma forma muito autêntica e as estratégias dos vendedores precisam estar adequadas à nova realidade”, finaliza Leonardo.
Texto original: mondonipress.com.br