Suas equipes de marketing e vendas estão prontas para a Inteligência Artificial? Por Cristian Townsend*
/ Quando falamos em Inteligência Artificial (IA) há quem pense que os dispositivos com capacidade de tomar decisões e resolver problemas vão, de alguma forma, acabar com o trabalho humano. Por isso, o tema ainda pode gerar polêmica e repulsa entre alguns profissionais.
A verdade é que a Inteligência Artificial já está presente em pequenos detalhes e ajuda a otimizar processos. Não é por acaso que o uso da IA no trabalho é uma tendência global, sem um dos principais pilares para as empresas inserirem o que chamamos de transformação digital, considerada a quarta revolução industrial da história.
A ideia da transformação digital é realinhar processos internos e adaptá-los ao uso de sistemas digitais que deixam tudo mais rápido e, ainda assim, assertivo. Ou seja, sistemas inteligentes.
Inteligência artificial em marketing e vendas
Na área de marketing e vendas, isso não é – e nem poderia ser – diferente. Na verdade, atualmente esses são os setores que mais devem aproveitar a possibilidade de usar inteligência artificial.
Segundo a SiriusDecisions, 67% da jornada do comprador agora é feita de forma digital. Consequentemente, se torna fundamental para esses setores adaptarem seus processos e estratégias.
Já uma pesquisa feita pela Gartner previu que, em 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com as companhias e marcas serão feitas sem a intermediação de humanos e usando IA. Ou seja, daqui apenas dois anos.
Um simples exemplo do uso da IA que já se espalhou pelas empresas tem relação com atendimento. Os famosos chatbots, o software bate-papo presente nos sites, responde dúvidas básicas dos clientes, principalmente fora do horário de expediente.
Mas Inteligência Artificial vai muito além disso. Ela transforma métodos manuais em digitais, automatiza processos de trabalho, traz para a empresa a praticidade da tecnologia em nuvem, e, acima de tudo, machine learning – fazer com que as máquinas “aprendam” o que a empresa precisa.
Os sistemas inteligentes também têm ganhado força como ajudantes na hora de lidar com Big Data – o grande volume de dados que precisam ser coletados, armazenados e analisados pelas empresas, dentro dos mais variados setores, do financeiro ao estratégico.
Resultados do uso da IA
Um exemplo da otimização de resultados que a Inteligência Artificial traz pode ser vista na pesquisa feita pela empresa Vanson Bourne. Foram entrevistados 800 profissionais de TI de 8 países diferentes, incluindo o Brasil. Como resultado, 85% disseram que implementaram IA na empresa por conta do aumento da produtividade. Outros 62% em busca de redução de custos.
Já uma pesquisa feita pela Coleman Parkes Research teve como foco a transformação digital de empresas. Como resultado, 76% delas relataram melhora na capacidade de alcance com os clientes e 69% perceberam que aumentaram sua diferenciação competitiva.
O uso de Inteligência Artificial veio para ficar. Alguns profissionais já perceberam como podem utilizá-la para otimizar o trabalho e ainda garantir leads com mais chance de compra. Está na hora de preparar os membros da sua empresa para as novidades que a tecnologia trará aos processos trabalhistas e seus resultados.