Estudo da Capco mostra como a IA agêntica, a nova evolução da IA, vai revolucionar os processos financeiros
Ao precisar de menos intervenção humana do que o agente IA para tomar decisões, solução pode resolver problemas complexos
Depois do agente de IA, agora é a vez da IA agêntica criar um novo ponto de virada do mercado financeiro com a evolução da inteligência artificial (IA). Com capacidade para entender as demandas dos usuários e atuar com muita proatividade para resolver problemas, a IA agêntica terá um papel crucial na reformulação nos processos como os de pagamentos, gerenciamento de caixa, detecção de fraudes e experiência do cliente.
O estudo “IA Agêntica: Transforming Payments and Cash Management” (IA Agêntica: Transformando Pagamentos e Gerenciamento de Caixa, na tradução livre), realizado pela Capco, consultoria global de gestão e tecnologia para o setor financeiro e de energy, mostra que as aplicações da IA Agêntica têm potencial para realizar, por exemplo, o roteamento inteligente de pagamentos, a otimização da experiência do cliente e previsões de fluxo de caixa mais precisas.
Com o avanço dos grandes modelos de linguagem (LLMs), a IA agêntica se tornou mais acessível e potente. “Estamos diante de uma virada de chave. A IA agêntica não é apenas uma ferramenta analítica, mas proativa que aprende em tempo real, executa e otimiza processos financeiros complexos de forma autônoma, com o mínimo de interferência humana”, afirma Luciano Sobral, South America Managing Partner da Capco.
Texto original: Dfreire