Como os modelos de receita contribuem para a criação de experiências memoráveis para clientes? Por Shay Chor*
Com a competição feroz e a expectativa do consumidor em constante evolução, a inovação em modelos de receita deve refletir o valor da experiência do cliente. Com isso, as empresas demonstram um compromisso em oferecer valor tangível aos usuários, adaptando-se às suas preferências e necessidades, o que não apenas fortalece a fidelidade do consumidor, mas também ajuda a diferenciar a empresa em um mercado competitivo, onde a percepção do consumidor sobre a marca é cada vez mais priorizada.
Gerar percepções fluidas e conquistar o usuário em todos os pontos de contato da jornada é fundamental para o sucesso de qualquer modelo de receita. Isso ocorre porque a satisfação do cliente está diretamente ligada à sua disposição para pagar pelo produto ou serviço, e uma interação positiva aumenta significativamente essa disposição.
É importante reconhecer que cada oportunidade é única para impactar a percepção sobre a empresa e seu valor. Desde o primeiro contato com a marca até a utilização contínua do produto ou serviço, cada interação deve ser cuidadosamente projetada para oferecer constância e memorabilidade. Uma experiência fluida em todos os pontos de contato com o cliente pode aumentar a eficácia de várias estratégias de aumento de receita. Retenção e aquisição de consumidores, monetização de recursos adicionais e minimização de churn são alguns dos exemplos.
Além das transações simples: novas fronteiras
Enquanto os modelos tradicionais são, muitas vezes, centrados em torno de transações diretas, como a venda de um produto ou serviço, a verdadeira inovação reside em explorar novos horizontes. Na era digital, as empresas de software têm uma vantagem particular, dada a natureza flexível e escalável de seus produtos. No entanto, isso também significa que há uma necessidade crescente de repensar como esses artigos são monetizados para refletir adequadamente o valor que proporcionam aos clientes.
Extraindo valor em customer experience
A correlação da forma como os modelos de receita podem ser alinhados com a experiência é exemplificada pelas assinaturas, comumente utilizadas por empresas de software. Ao oferecer acesso contínuo a um serviço por meio de uma assinatura, as empresas não apenas garantem uma fonte estável de rendimento, mas também incentivam a fidelidade do cliente. Isso ocorre porque os consumidores percebem o valor contínuo do serviço e são mais propensos a permanecerem engajados a longo prazo.
Tangibilização
Exemplos como o Spotify e a Apple demonstram como empresas estão revolucionando seus setores ao priorizarem a satisfação do cliente. No Brasil, diversas marcas também estão investindo em serviços adicionais para melhorar a experiência. Os principais players combinam diferentes tipos de inovação para criar ofertas únicas e de alto valor agregado. Essa abordagem não só impulsiona o crescimento e a diferenciação, mas também contribui para o sucesso financeiro a longo prazo.
Explorando diferentes tipos de modelos de receita
Além das assinaturas, há uma variedade de outras estratégias que podem ser exploradas. Modelos baseados em publicidade, como SMS e e-mail marketing, por exemplo, podem ser uma maneira eficaz de monetizar o tráfego e o engajamento do usuário, desde que sejam implementados de forma aprimorada para não comprometer a experiência do mesmo.
Marcas que operam com canais digitais têm uma ampla gama de opções de geração monetária disponíveis. Além de serviços premium, conteúdo exclusivo e outras iniciativas, que incentivam a fidelidade e garantem uma receita recorrente e estável, é possível cobrar uma taxa por transação concluída por meio desses canais.
A escolha do modelo certo é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, a verdadeira inovação reside em ir além do tradicional e explorar novas fronteiras que reflitam o valor da experiência. Ao alinhar os interesses da empresa com os do usuário e recompensar uma jornada excepcional, as empresas podem garantir uma fonte estável de receita e cultivar relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos em um mercado cada vez mais orientado pelo cliente.
*Shay Chor é CFO da Zenvia