Black Friday 2024 apresenta queda nas menções nas redes sociais, mas engajamento digital continua forte
Comscore revela insights exclusivos sobre a Black Friday 2024 nas redes sociais no Brasil
A Black Friday consolidou-se como um dos principais eventos do varejo no Brasil, mobilizando os consumidores em busca de descontos atrativos e promoções especiais. Realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2024, a edição deste ano continua a destacar a relevância do ambiente digital como canal de interação e consumo. Com base em análises exclusivas de engajamento nas redes sociais, a Comscore, empresa líder em medição de audiência digital, apresenta tendências, marcas mais engajadas e o impacto do evento nas redes sociais.
Os dados revelam que, neste ano, a Black Friday acumulou mais de 1,8 milhão de ações em plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok. Contudo, o volume de menções foi de 73 mil, marcando uma queda em relação a 2023, quando o termo registrou 129 mil menções, segundo dados de social listening.
“Existe uma transformação contínua do comportamento do consumidor brasileiro no ambiente digital, com as redes sociais assumindo um papel cada vez mais estratégico. Apesar da queda no volume de menções, os números expressivos de ações mostram como o engajamento bem direcionado pode maximizar resultados. Na Comscore, seguimos comprometidos em ajudar marcas a compreenderem essas mudanças e a se conectarem de maneira mais eficaz com seus públicos”, declara Ingrid Veronesi, country manager da Comscore para o Brasil.
A análise revela que o TikTok emergiu como plataforma-chave para campanhas criativas e engajamento, enquanto o Instagram se mantêm como o canal com maior volume total de interações. Entre as marcas mais engajadas no período, a Havan liderou o ranking em 2024, registrando 497 mil ações, impulsionadas pelo lançamento de sua campanha com a influenciadora Jojo Todynho. Outras marcas de destaque foram Magazine Luiza (245 mil ações), Casas Bahia (69 mil ações) e Shein Brasil (59 mil ações).
Ainda segundo a Comscore, neste ano, os segmentos de maior destaque em relação ao engajamento na redes incluem:
• Móveis, eletrodomésticos e equipamentos (420 mil ações);
• Roupas e acessórios (323 mil ações);
• Lojas de varejo online (129 mil ações).
“Estamos diante de um cenário em que a capacidade de adaptação às mudanças é essencial para maximizar o impacto e o potencial das interações digitais no mercado. Para as marcas, isso significa alinhar estratégias inovadoras às expectativas dos consumidores, a fim de garantir relevância e resultados em um ambiente digital dinâmico”, conclui Ingrid.
Para mais informações sobre o levantamento, acesse aqui.
Texto original: comunicacionavc.com