Chatbots se tornam os assistentes dos sonhos do RH
Empresa do grupo Movile cria e utiliza o próprio robô que ajuda na seleção de pessoas e torna processo mais assertivo e rápido
Considerados como a tendência dos mundos dos negócios, eles estão em todos os lugares: no varejo, na saúde e agora até nos processos seletivos. Essa é a atual realidade dos chatbots. Eles fazem parte de um segmento que vai movimentar US$ 1,2 bilhão até 2025, de acordo com estudo da Grand View Research.
Queridinhos dos profissionais de RH, o uso dos bots para contratação chegou até a Wavy , empresa do Grupo Movile especialista em mensageria e customer experience. A empresa criou o próprio sistema que ajuda nas contratações. “A partir da primeira triagem começam as interações, que vão desde trocas de mensagens, nas quais os candidatos fornecem informações e vídeos, até a possibilidade de agendar a entrevista presencial”, explica Roberta Valezio, Talent Experience Manager na Wavy.
A empresa começou a utilizar o processo em 2019 e, logo na primeira aplicação, o chatbot conseguiu fazer uma triagem de mais de 60 profissionais, trazendo os mais assertivos para as vagas. A partir dos aprendizados e aprimoramento da ferramenta, há a possibilidade de expandir a tecnologia para as demais empresas do grupo. “Percebemos que essa é uma tendência de mercado. É o assistente dos sonhos de qualquer profissional de RH! Eles reduzem as tarefas operacionais dos recrutadores, têm potencial de gerar relatórios e ajudam a operação do dia a dia respondendo perguntas frequentes ao invés de gerar tickets de dúvida. Mas, é importante ressaltar que também precisa ser uma experiência relevante para o candidato”, alerta Roberta .