Globant lança relatório sobre o uso da IA na indústria do marketing
Estudo traz uma análise da reinvenção do papel de profissionais do setor com a inteligência artificial (IA), impulsionando o envolvimento do cliente por meio de experiências personalizadas. A IA no mercado de marketing passará de 6,5 bilhões de dólares registrado em 2019 para 29,79 bilhões de dólares em 2025
A Globant (NYSE: GLOB), empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, lança o relatório intitulado ‘Habilidades Incríveis: Como a Inteligência Artificial está Mudando o Papel do Profissional de Marketing Moderno’ , que se concentra no uso da inteligência artificial (IA) no setor, bem como detalha como a adoção de capacidades da IA generativa pode impulsionar a área, fornecendo mais personalização e construção de relacionamentos com os clientes, além de ajudar a otimizar campanhas por meio do uso de análises em tempo real.
Isso influencia o papel do especialista em marketing, como também revoluciona a forma como o trabalho é realizado, uma vez que a ferramenta otimiza tarefas repetitivas, permitindo que as equipes de marketing se concentrem em iniciativas estratégicas que podem demandar mais tempo.
“Com ferramentas baseadas em IA, podemos analisar um volume grande de dados para obter insights valiosos sobre o comportamento, as preferências e as tendências dos clientes”, disse Pepe Chamorro, diretor global da Globant Create. “Isso nos permite oferecer conteúdo, recomendações e ofertas altamente específicas e relevantes para cada cliente, melhorando a satisfação e as taxas de sucesso”, acrescenta ele.
Apesar da eficiência da ferramenta, ter o parceiro tecnológico certo para orientar o caminho em direção à IA é extremamente importante, já que a adoção apresenta diversos desafios. Segundo estudo recente da Qualtrics, empresa líder em software de pesquisa, 90% dos pesquisadores de mercado dizem que a IA terá um impacto significativo na indústria em cinco anos, mas apenas 30% afirmam saber como isso será possível.
“É certo que a IA é a chave para alcançar uma nova eficiência de resultados no setor. Essa tecnologia é considerada o futuro do marketing, e quem adotar este modelo agora vai liderar a revolução da área no futuro”, afirma Jaime López, diretor de Mídias Digitais da Globant Create LATAM.
Conforme o relatório da Globant, a contínua evolução da IA promete trazer mudanças ainda mais significativas no cenário do marketing. Tendências em ascensão, como a busca por voz impulsionada pela IA, o reconhecimento de imagens e a publicidade preditiva irão remodelar a forma como os especialistas do setor interagem com os clientes.
Por fim, a análise apresentada prova que a tecnologia não é apenas uma ‘moda passageira’, mas, sim, uma ferramenta poderosa que ajuda a mudar o cenário desta área. Com isso, a IA deve ser adotada por profissionais do marketing, a fim de dar à sua marca uma vantagem competitiva, agora e no futuro.