Como o varejo pode se beneficiar das estratégias de marketing por SMS
Em um cenário de varejo em constante evolução, o marketing por SMS é uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com os clientes de forma mais personalizada e envolvente. Usar o SMS como uma forma de marketing móvel não se trata apenas de enviar mensagens promocionais; trata-se de criar relacionamentos mais fortes, melhorar o envolvimento do cliente e, por fim, aumentar os lucros.
De acordo com a consultoria IDC, em 2022, o número de smartphones em uso no Brasil era de 242 milhões, e as vendas de smartphones no Brasil podem somar cerca de R$ 67 bilhões em 2023, com a expectativa de vendas de cerca de 78 milhões de unidades. Isso representa um crescimento expressivo em relação ao ano passado. Esse é um indicador de que mais e mais conexões por meio de dispositivos móveis aumentarão e favorecerão o uso de mensagens de texto.
Uma análise da Sinch, empresa que promove conversas significativas entre empresas e seus clientes por meio da Customer Communications Cloud, aponta que há várias vantagens e recomenda práticas de uso de marketing por SMS especificamente adaptados ao setor de varejo. O relatório chamado “SMS for Retail: Benefits, Best Practices and Use Cases” (SMS para o varejo: benefícios, práticas recomendadas e casos de uso) destaca que o SMS para o varejo pode transformar o envolvimento do cliente.
O SMS para o varejo é uma abordagem estratégica em que as empresas aproveitam as mensagens de texto para atingir seus objetivos de marketing. Desde o fornecimento de comunicações direcionadas até a oferta de promoções e descontos personalizados, o marketing por SMS no varejo é uma ferramenta poderosa para o reconhecimento da marca.
“O SMS e as mensagens móveis costumam ser subutilizados no setor de varejo, especialmente porque as campanhas de marketing por SMS têm demonstrado resultados impressionantes, com taxas de abertura de mais de 80%, significativamente mais altas do que as taxas de abertura de e-mail e taxas de exclusão de menos de 3%”, afirma Laurinda Pang, CEO da Sinch.
É importante conectar-se com os clientes e um bom marketing por SMS abre as portas para a criação de conversas significativas que convertem e envolvem os clientes via celular. A criação de uma estratégia de marketing por SMS para o varejo pode mudar o jogo de várias maneiras. Alguns dos benefícios que você pode esperar são:
- Construir relacionamentos duradouros com os clientes: O marketing por SMS permite que as empresas mantenham uma linha direta de comunicação com seus clientes, promovendo relacionamentos mais fortes com atualizações regulares, ofertas personalizadas e respostas imediatas a consultas para aumentar significativamente a satisfação e a fidelidade do cliente.
- Envolva os clientes em plataformas que eles usam com frequência: Com os telefones celulares sempre à mão, o marketing por SMS oferece a oportunidade de alcançar os clientes por meio dos dispositivos que eles usam todos os dias.
- Simplifique a comunicação em tempo real: O marketing por SMS permite a comunicação instantânea com atualizações em tempo real sobre vendas, promoções ou informações importantes.
- Incentivar o envolvimento e a fidelidade do cliente: Mensagens personalizadas e oportunas não só melhoram o envolvimento do cliente, mas também o fidelizam.
- Fornece um canal de marketing econômico: Em comparação com outros canais, o marketing por SMS é relativamente barato. Ele permite que as empresas alcancem muitos clientes a um custo menor.
- Aumentar as vendas por meio de promoções e descontos direcionados: O marketing de varejo por SMS pode influenciar diretamente os números de vendas ao oferecer promoções e descontos direcionados aos clientes.
Crie uma chamada à ação convincente
O primeiro passo para o sucesso do envio de mensagens SMS para o varejo é uma forte campanha promocional que gere assinaturas. As empresas devem se certificar de considerar a proposta de valor, os incentivos e os canais necessários para alcançar seus clientes e inspirar ações.
“Por exemplo, você pode incentivar ainda mais as assinaturas com ofertas agressivas e atraentes, como 30% de desconto no próximo pedido quando alguém se inscrever por SMS”, acrescentou Pang.
Entre as principais recomendações para a estratégia de mensagens, as empresas devem segmentar o público para personalizar as mensagens; usar URLs reduzidas e palavras-chave fáceis de soletrar; e acompanhar as assinaturas e cancelamentos.
Por fim, entre os erros mais comuns que levam à rotatividade estão as empresas que enviam mensagens antes das 8h ou depois das 21h; enviam mais de uma a duas vezes por semana; e, às vezes, enviam mensagens mesmo depois que o usuário já cancelou sua assinatura.