Por que chats para e-commerce têm grande influência no contato com o cliente digital?
Veja como o chat commerce pode melhorar muito a comunicação com os clientes
O e-commerce é um mercado que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. As vantagens são inúmeras, seja para os clientes, que têm muito mais praticidade para realizar suas compras, ou para as empresas que têm um maior alcance para anunciar seus produtos e serviços. Porém uma estratégia que auxilia muito os varejistas é o chat commerce.
Como o próprio nome já sugere, o chat commerce é a realização de vendas via chat e a interação em tempo real da empresa com o cliente. Por ser uma forma de comunicação que já está presente na vida dos brasileiros, ela ajuda a agregar muito mais valor ao sistema de atendimento ao cliente das empresas.
O formato de conversação por meio de aplicativos de troca de mensagens já é algo muito habitual entre os brasileiros. Conforme dados divulgados pela OpinionBox, 94% dos brasileiros que possuem o WhatsApp instalado no smartphone utilizam a ferramenta todos ou quase todos os dias.
O chat online pode funcionar de duas formas: uma é o chatbot, que é um software programado para responder às principais dúvidas que o cliente tem a respeito da marca e dos produtos, e a outra é o chat online, que é realizado em tempo real por uma pessoa especializada, o que torna a experiência muito mais personalizada.
As vantagens de implementar esse tipo de serviço são inúmeras, pois, através desse contato mais personalizado, a empresa consegue aumentar o número de compras online, além de gerar mais confiança por parte dos consumidores, impactar no número de retorno ao site, melhorar a retenção de clientes e facilitar as compras mobile.
De acordo com a Forrester (empresa norte-americana de pesquisa de mercado), 41% dos consumidores online esperam que o e-commerce possua um chat para atendimento.
Para implementar esse tipo de atendimento, é importante uma boa estratégia de comunicação e marketing, levando em conta o tipo de linguagem do grupo e o público-alvo que será atendido.
Existe uma série de ferramentas e softwares para implementar o chat online, como, por exemplo, WhatsApp, Messenger, Telegram, Zopim, Jivochat, LiveChat, Tolvnow, Front Chat, Zendesk Chat, ClickDesk, entre outros, que têm tipos de serviços e interação variados para atender às necessidades de cada empresa.
Fica claro que essa tendência veio para ficar e tem muito a agregar ao e-commerce, já que essa modalidade de negócio nem sempre conta com lojas físicas. Grande parte das empresas do mercado de vendas digitais já possui esse serviço, que contribui muito para melhorar o atendimento ao cliente e permitir um canal mais próximo entre o vendedor e o consumidor.