40% dos consumidores que fazem perguntas fecham uma compra
Atendimento ao cliente é decisivo na hora do consumo; especialista dá dicas para otimizar o serviço e aumentar vendas
O Dia do Consumidor, comemorado no próximo dia 15, é uma ótima oportunidade para o comércio eletrônico. Uma pesquisa do Social Miner e da MindMiners mostrou que 45,3% dos consumidores estão acompanhando e buscando ofertas, nas categorias preferidas pelo público (Moda e Acessórios, Eletrônicos e Beleza e Saúde). Além disso, segundo a pesquisa, 57% planejam investir mais de R$200,00 em compras no Dia do Consumidor de 2019 e pretendem pagar com cartão de crédito.
Atendimento ao cliente é a “nova alma do negócio”
De acordo com pesquisa realizada pela Yourviews, – empresa que analisa o comportamento do consumidor no e-commerce por meio de review de produtos – 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço. A data, considerada a “Black Friday do primeiro semestre”, é uma boa oportunidade para o comércio eletrônico investir em promoções e no atendimento ao cliente, para alavancar as vendas no período.
Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da Xtech Commerce, afirma que “disponibilizar diversos canais de contato com profissionais capacitados é sinônimo de agilidade e segurança no atendimento, assim como fidelização de clientes e mais vendas”. Na Loja Integrada, plataforma para a criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 870 mil lojas criadas, por exemplo, o atendimento ao cliente é fundamental. Em média, a empresa faz o primeira interação com o usuário em apenas 6 minutos e tem um tempo de resolução das dúvidas em cerca de 20 horas.
O especialista listou algumas dicas para os empreendedores digitais se destacarem na data e durante o ano todo:
1 – Prepare os profissionais da área
É essencial que os profissionais que irão se relacionar com seus clientes tenham acesso a todas as informações dos produtos e serviços comercializados, assim como os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los e treiná-los periodicamente.
2 – Esteja disponível e facilite a comunicação
A loja virtual deve estar presente em todas as mídias e canais de comunicação com os clientes, para estabelecer uma relação entre ele e o negócio. Assim, os clientes podem se informar, tirar dúvidas e realizar as compras de uma maneira simples e fácil. E a loja virtual consegue divulgar produtos, aumentar as vendas e criar um vínculo duradouro com os clientes.
3 – Aposte na divulgação
Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Crie um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo.
4 – Otimize o checkout: processos rápidos evitam carrinhos vazios
Uma dica para turbinar seu e-commerce é oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, fretes grátis, entre outras ações que ajudem a fidelizar esse cliente. “Encurtar” o processo de compra também é importante. Sugerimos não oferecer cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora”, finaliza o especialista.
5 – Fidelização dos clientes
Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.