Home office aquece mercado omnichannel no Brasil
WeON cresceu oferecendo soluções em Omnichannel para empresas de atendimento ao cliente que precisaram partir para o home office durante a pandemia de Covid-19. Para 2021, a alta nas vendas está estimada em 200%.
O modelo home office veio para ficar. Um levantamento da Robert Half, líder mundial em recrutamento e seleção, com mais de 800 colaboradores no Brasil, apontou que o sistema agradou à maioria. Entre os entrevistados, 86% querem trabalhar de casa mais vezes por semana, mesmo após o fim do isolamento. Por parte dos gestores, o desejo é o mesmo: pesquisa feita com cerca de 300 líderes de grandes empresas aponta que 62% aprovam o sistema de home office e 74% apoiam a ideia de equipes híbridas, com funcionários que trabalham de casa e outros presencialmente.
Mas, chegar a esse patamar não foi uma tarefa fácil para as empresas durante o ano de 2020. Foi preciso adaptar processos, sistemas e garantir que tudo funcionasse de modo remoto, principalmente o atendimento ao cliente. Este movimento levou a um aquecimento considerável no mercado de soluções para contact centers (central de chamadas) em nuvem, garantindo que funcionários pudessem manter um atendimento ao cliente de qualidade a partir de suas casas, com vários canais integrados (bots, WhatsApp, telefonia, mensagens e chats) e facilidade de gestão.
Foi o caso da curitibana WeON, que desenvolve soluções de comunicação para contact centers a partir de Omnichannel. Com uma solução integrada na nuvem, a empresa apresentou um crescimento de 160% nas vendas em 2020, atingindo um faturamento superior a R$4 milhões, e acrescentou ao seu currículo cases de sucesso, como o da Home Agent, cliente há alguns anos, mas que quadriplicou seu faturamento durante a pandemia, utilizando a WeON em algumas de suas operações.
A Home Agent, que terceiriza operações de contact center, foi a primeira do país no segmento a atuar no modelo home office, teve um boom em 2020 – passando de 150 para mais de mil atendentes – e entrou para a lista como uma das 100 startups brasileiras de maior relevância.