Vendas por WhatsApp crescem em lojas da Bibi e conquistam clientes
Além de auxiliar os franqueados, alternativa visa levar segurança, conforto e praticidade aos consumidores da marca
Desde 2016, a Calçados Bibi começou a trabalhar projetos com foco na transformação digital. Dois anos depois, a marca fez uma mudança de plataforma no e-commerce para integrar todos os estoques, algo benéfico não apenas para a empresa, mas para todos os franqueados. A partir daí, começaram a surgir outras iniciativas. Uma delas ganhou destaque durante a pandemia de covid-19, que fez as lojas tanto de rua quanto de shopping centers ficarem fechadas por períodos diferentes em diversas regiões. Para proporcionar uma experiência segura e agradável aos clientes, a Bibi disponibilizou a comercialização de calçados infantis pelo WhatsApp, feita pelas unidades da marca, com pagamento via link. Dessa forma, as vendas pelo aplicativo de mensagens registraram um aumento expressivo em 2020, já que anteriormente a ferramenta era pouco explorada pelos franqueados da rede.
Em 2019, o projeto para venda pelo WhatsApp já estava disponível para toda rede, mas a adesão não foi tão significativa por parte dos franqueados. “Todas as alternativas pensadas com foco na transformação digital visam impactar mais clientes, aumentar as vendas e seguir as principais tendências do varejo. Com a chegada da pandemia e lojas fechadas, principalmente as localizadas em shopping centers, utilizar a venda digital, não apenas pelo e-commerce, mas pelo aplicativo de mensagens foi uma das alternativas para que os franqueados tivessem um faturamento durante este cenário. Tínhamos tudo pronto, algumas unidades apenas começaram a atuar nesta modalidade. Mas e quem não tinha? Foi um momento de pensar fora da caixa e apostar em inovações que vieram para ficar”, explica a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.