WhatsApp: 84% dos negócios digitais no Brasil usam a plataforma para se relacionar com clientes
Desenvolver um bom relacionamento com clientes, uma maneira eficaz de conquistar e reter compradores, é um dos principais objetivos das empresas. O WhatsApp é um dos canais mais utilizados para isso no Brasil: a versão Business Platform tem sido utilizada por 5 milhões de empresas no país, totalizando mais de 13 milhões de consumidores que acessam os catálogos de produtos disponibilizados pelas companhias. Os dados são do próprio WhatsApp.
Essa proximidade com os clientes gerou um número elevado de vendas e transações, e acendeu um holofote sobre a importância do relacionamento digital. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas revelou que o WhatsApp é utilizado por 84% dos negócios que vendem de forma digital.
“Por meio do WhatsApp Business Platform, o público tem acesso a diversas opções de interação com a loja, como acessar catálogos de produtos, concluir uma compra, tirar dúvidas, solicitar segunda via de boletos e gerar acordos de pagamentos de dívidas”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots, empresa especializada em relacionamento digital.
Uma das principais vantagens para as empresas é a possibilidade de automatizar mensagens e de centralizar a gestão das interações realizadas com os clientes. São recursos que agilizam o atendimento e a solução de problemas, aumentando a satisfação dos consumidores, trazendo fidelização e bons resultados. No entanto, essa utilização deve ser feita com parcimônia para evitar resultados opostos ou trocas inadequadas, evitando erros ou ruídos de comunicação.
“A automatização e o envio ativo de mensagens é uma facilidade e tanto para as empresas, mas esse recurso deve ser usado com moderação para não se tornar inconveniente e trazer o efeito contrário, que é o afastamento do cliente. O envio excessivo de mensagens ou um conteúdo inadequado podem levar à perda de um comprador e até mesmo ao bloqueio da conta comercial. Mas, quando usado com inteligência, só tende a acrescentar, temos cases de sucesso entre os clientes da Ubots. Um dos exemplos é o Sicoob MaxiCrédito, que alcançou um crescimento de 400% na abertura de contas digitais usando uma estratégia de vendas totalmente voltada ao WhatsApp Business”, destaca Rafael.
Empresas que fizerem uso inadequado do aplicativo, enviando mensagens em excesso ou sem autorização a usuários e potenciais consumidores, podem sofrer multas de até R$ 50 milhões. A determinação foi fixada pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa estabelecer limites na comunicação, evitando abusos, compartilhamento indevido e vazamento de informações.