Uso de WhatsApp para atendimento cresce mais de 100% durante pandemia
Pesquisa contínua da Zendesk avalia cenário de atendimento ao cliente de 23 mil empresas ao redor do mundo durante a pandemia
Em pouco tempo, o coronavírus atravessou fronteiras e continentes, transformando a forma como conduzimos os negócios. Definitivamente, o que foi considerado “normal” passará por uma transformação. Para avaliar o impacto da COVID-19 na experiência do cliente, a Zendesk realiza, desde fevereiro, o estudo Benchmark Snapshot com mais de 23 mil empresas clientes em todo o mundo, trazendo todos os meses novas descobertas.
Dos dados coletados entre meados de fevereiro e início de maio, alguns destaques incluem:
- WhatsApp como o principal canal de comunicação
Não é novidade que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Com mais de 2 milhões de usuários ativos mensais, é o líder em 112 países, inclusive no Brasil, que figura em segunda posição em número de usuários. À medida que mais empresas se conectaram à API de negócios do WhatsApp ao longo de 2019, vimos que o número de mensagens do WhatsApp que passaram pela plataforma Zendesk cresceu em mais de 3.000%.
Durante o surto da COVID-19, não foi diferente. Desde meados de fevereiro, houve um aumento de 101% no uso do WhatsApp por clientes que preferem conversar de forma bidirecional com empresas, seguido por aplicações de chat (+34%) nos sites e outras formas de conversação, que incluem: SMS/texto (+30%), Mídias Sociais (+20%) e Twitter/ FB direct message (+15%).
- Inteligência Artificial para o primeiro contato
Em 2020, empresas em todo o mundo aumentaram o uso de inteligência artificial para acompanhar a digitalização dos negócios. Desde meados de fevereiro, quando a pandemia passou a ganhar força ao redor do mundo, houve um aumento substancial na adoção de IA (+95%), para lidar com o aumento da demanda.
Os serviços que mais adotaram essas tecnologias para suprir a demanda envolveram serviços essenciais diante do isolamento, como trabalho e educação a distância, e-commerce, games e o delivery de alimentos.
- Autoatendimento entregará autonomia aos clientes
Na tentativa de evitar esperas no atendimento, os consumidores têm buscado respostas rápidas via artigos e perguntas frequentes disponíveis nos sites e nas centrais de ajuda online das empresas. Desde fevereiro, essa procura aumentou em 80%, especialmente para serviços como trabalho e ensino a distância (+376%), games (+110%), fitness (+101%), telecomunicações (+86%) e logística (+83%). Em alguns casos, o crescimento de autoatendimento chegou a ficar acima da demanda de pedidos de suporte, ajudando as equipes de atendimento a redirecionar tickets e a reduzir a carga de trabalho. - Consumidores serão mais flexíveis e empáticos
Desde meados de fevereiro, os tickets de suporte cresceram 33% na região da América Latina e 32% somente no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2019. Esse aumento no Brasil ocorreu especialmente por conta dos picos de aumento de 31% no atendimento de grandes empresas e 27% de PMEs no período. Com o volume crescendo, algumas empresas estão enfrentando desafios como o tempo de resposta aos chamados de clientes.
Mas, mesmo diante desta situação, o nível de satisfação do cliente (CSAT) ficou estável em torno de 89%, aumentando em 0,4% desde o início de março. Isto significa que os clientes estão mostrando compreensão com a situação de emergência e tendo empatia com as equipes de atendimentos.
- Empatia como chave dos negócios
Quando falamos em soluções como automação e aprendizado de máquina, não estamos realmente tentando substituir as pessoas que dão suporte aos clientes. O que estamos tentando fazer é direcionar parte do trabalho para que possam se concentrar em problemas mais complexos onde humanos se diferenciam: paciência, gentileza e espírito de colaboração para identificar e resolver problemas delicados.
A tecnologia nos call centers é o que cria uma experiência do cliente, por que é o que permite que todos sejam tratados como seres humanos. E ainda mais agora, quando as equipes estão remotas. As pessoas devem pensar que podem confiar em quem as apoia e as ouve do outro lado. Em resumo, essa pandemia deixou como principais lições: aceitar a situação atual para entender melhor as reais necessidades e aspirações de seus clientes, perdendo o medo de se adaptar e se transformar, mas, acima de tudo, não perdendo essa grande oportunidade de realmente simpatizar com eles.
Como parte desse movimento, a Zendesk também lançou um pacote de softwares gratuitos para equipes de atendimento em operação remota, o Remote Support Bundle, para que possam continuar oferecendo suporte a seus clientes. Ele provê as ferramentas necessárias para que as empresas tomem decisões rápidas e baseadas em dados, à medida que estabelecem novas formas de trabalho remoto, incluindo créditos para treinamento das equipes. Este pacote de softwares e recursos gratuitos da Zendesk fica disponível ao mercado até o final de setembro.
Adicionalmente, em um esforço para ajudar organizações sem fins lucrativos e comunidades impactadas pela COVID-19, o programa Tech For Good da Zendesk está doando software gratuito e oferecendo apoio no gerenciamento de voluntários, esforços emergenciais, assistência domiciliar, entre outros.