Usar inteligência artificial para atender o cliente deixou de ser opcional, diz country manager
da Aivo
Clientes buscam cada vez mais soluções completas, rápidas e otimizadas para qualquer problema a todo momento
A inteligência artificial não é um conceito novo. Há bastante tempo a tecnologia está presente em diversos setores, e já vem resolvendo diversos problemas da sociedade e facilitando o cotidiano. No atendimento ao cliente, a IA é essencial para aprimorar a experiência do cliente, ao passo que a IA Conversacional é o que separa uma experiência humanizada de um atendimento robótico.
Por meio dela, o modelo de atendimento se torna mais ágil, permitindo que a empresa tenha mais facilidade e eficiência no processo. Os assistentes virtuais ou chatbots são excelentes facilitadores, sobretudo, no primeiro contato com o cliente para aquisição dos dados que auxiliam na busca do cadastro e para compreender a complexidade da situação. Isso faz com que as soluções sejam apresentadas ao consumidor em poucos minutos ou até mesmo segundos.
Cada vez mais familiarizados com a tecnologia e com o imediatismo que ela proporciona, consumidores exigem resoluções rápidas, personalizadas e um maior controle das gestões para uma experiência satisfatória.
Segundo Fernando Géa, Country Manager Brasil da Aivo, empresa de Inteligência Artificial Conversacional focada na experiência do cliente, integrar a IA ao processo de atendimento ao cliente deixou de ser opcional. “Esta tecnologia possibilita a customização de produtos, ganho de produtividade e auxilia na tomada de decisões. As empresas precisam compreender que, atualmente, o principal ponto de contato do cliente para com as marcas está, em maior ou menor escala, mediado pela IA”, afirma.