Presença online: os quatro pilares para aumentar as vendas, por Raquel Dalastti*
/ É um pouco estranho ainda precisarmos falar isso, mas é necessário: a presença online do seu negócio é muito importante para o sucesso dele. Tudo hoje é encontrado na internet. Você está lendo este artigo por algum aparelho conectado a rede! A web faz parte da jornada de decisão e compra de quase todos. Com ela você consegue ser encontrado mais facilmente, com sua vitrine exposta 24 horas por dia, sete dias por semana, passando mais credibilidade e conseguindo, de modo mais rápido e personalizado, criar vínculos com os seus clientes.
A presença digital é como uma marca se posiciona e estabelece relações com o público, podendo ser dividida, para fins didáticos, em quatro pilares: posicionamento, que é como a marca será vista, quais as suas crenças e valores; conteúdo, que consiste no que você produz e comunica com o seu público, qual a relevância dessa informação; relacionamento, como sua marca interage com os consumidores, como é a comunicação direta com eles, se existe um tom e linguagem padrão (afinal todo mundo tem o seu jeito de falar); e o monitoramento, que é analisar todas essas interações, avaliar resultados e o retorno do investimento e ver como que marcas concorrentes estão se comunicando online.
Porém a internet é muito grande e oferece uma imensa gama de opções para as empresas estarem presentes. Em qual canal digital deve-se focar? Depende do perfil do público, por isso é preciso entender sua estratégia de ação em cada meio não como uma competição entre cada um, mas algo complementar, que se ajuda. Cada conteúdo adaptado a cada canal. Na internet o que vale é a experiência do usuário. Por isso, encontre o que mais funciona para o que deseja oferecer. As maiores empresas do mercado costumam operar em tudo: sites, lojas virtuais, blogs, redes sociais, e-mail marketing, podcast, SMS Marketing etc.
Então essa presença precisa, necessariamente, de um alto investimento? Não. É possível começar um perfil em redes sociais gratuitamente e registrar um domínio e criar um site com menos de
R﹩50.
Mas, para o seu negócio decolar, não basta apenas criar, por na rede e pronto. Isso por si só ajuda na localização da sua empresa, porém não é o suficiente. É preciso conversar com o seu público, criar conteúdo relevante para ele. Dependendo da estratégia, é possível também investir em anúncios online, em plataformas como Google e Facebook para ajudar em novas oportunidades de negócios, ou em mídias sociais, especialmente, Instagram e YouTube que servem para incrementar a audiência, tráfego, autoridade e vendas.
E, após seguir esses conselhos, o aumento nas vendas resultante da presença digital é imediato? Não é possível cravar uma data para o retorno. Cada estratégia conta com inúmeras variantes. No caso de anúncios, por exemplo, após as configurações há o ciclo de aprendizagem da própria plataforma. Já com SEO estima-se que entre 4 e 6 meses, você comece a perceber os ganhos de tráfego.
Por mais que pareça confuso ou difícil a primeira vista, não desista: é na internet que você vai conseguir ampliar a quantidade de potenciais clientes do seu produto ou serviço, conseguindo, de maneira muito mais barata do que em anúncios tradicionais, resultados expressivos, estabelecendo diálogos com os seus consumidores para oferecer, sempre, a melhor experiência possível para todos.
*Raquel Dalastti é head de produtos da Locaweb