Pesquisa da RD Station aponta que 73% dos profissionais de marketing destacam a inteligência artificial como principal tendência para ter mais produtividade
Panorama de Marketing*, que colheu respostas de mais de 1600 profissionais da área, traz uma análise detalhada do setor nos mais diversos tamanhos de empresa e segmentos
A RD Station, líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos, lança a primeira edição do Panorama de Marketing, maior pesquisa do setor no Brasil. O levantamento, que ouviu mais 1.600 profissionais que atuam na área em empresas dos mais diversos portes e segmentos, analisa o cenário nacional sob diferentes aspectos. Entre os mais diversos insights, há destaque para a rápida representatividade e popularização da inteligência artificial (IA) nas operações de marketing, eleita como estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos (73%).
“O Panorama de Marketing 2023 traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornecendo insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais, como inteligência artificial, metas de marketing, integração com área de vendas, whatsapp e conversacional, análise de dados, redes sociais e ferramentas, dentre outros. Nesta primeira edição, a inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, diz Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
*Para ter acesso ao estudo completo Panorama de Marketing, basta clicar aqui.