O bot além do óbvio*
A aplicabilidade – e as inúmeras vantagens – do uso de robôs de voz e de chat em segmentos como o de call centers são bastante conhecidas por todos. Mas os bots também já começaram a atuar, e têm tudo para dominar, áreas em que sua utilização era inimaginável até pouco tempo atrás.
Um exemplo simples de como isso pode acontecer: uma montadora necessita fazer um recall relacionado a um problema encontrado no lote de um determinado veículo. O caminho mais óbvio e usado por muitos anos seria a divulgação de um comunicado em veículos de imprensa. Pois hoje é possível fazer isso por meio de aplicativo de mensagens.
Além de falar diretamente com o público-alvo, a montadora evita danos à imagem que podem ser causados por comunicados divulgados aleatoriamente para potenciais consumidores. Nesse caso, o bot é mais barato, mais efetivo e mais seguro para a imagem da empresa.
Vamos agora para o segmento de indústria pesada, em uma empresa fabricante de aço, por exemplo. Uma máquina recém-adquirida e que precisa ser manuseada por colaboradores que foram treinados, porém ainda terão inúmeras dúvidas sobre seu funcionamento.
Em vez de um manual de instruções impresso, por que não usar um bot? Mais fácil de acessar, proporciona mais agilidade na consulta, demanda menos tempo dos colaboradores e, consequentemente, tem impactos positivos em sua produtividade. A possibilidade de atualização do bot em caso de troca de equipamentos ou outras mudanças feitas na máquina também configura uma vantagem bastante considerável.
As lojas de joias que pretendem comunicar o lançamento de um novo produto para seus clientes mais fiéis e, ao mesmo tempo, oferecer a eles uma experiência única, com um convite para um evento específico. Mais uma vez, o uso do bot pode ser muito mais efetivo do que uma peça publicitária em uma revista feminina, por exemplo.
A cada dia que passa, os avanços constantes dos robôs conversacionais abrem novas portas para seu uso. Não importa o segmento de atuação de sua empresa, chegará o momento em que contratar um robô será um passo crucial para a manutenção de sua competitividade no mercado.