Microinfluenciadores e vídeos curtos ganham ascensão no engajamento dos consumidores brasileiros
Segundo estudo realizado pela Rakuten Advertising, as dinâmicas do marketing de influenciadores estão se modificando; 55% dos consumidores preferem conteúdos de menor duração
Nos últimos anos, o marketing de influenciadores se consolidou como uma das estratégias mais eficazes para conectar marcas a consumidores. Neste sentido, grandes nomes com milhões de seguidores – os chamados megainfluenciadores – dominaram o cenário por muito tempo. No entanto, segundo estudo realizado pela Rakuten Advertising, rede global líder de marketing de afiliados, existem outras tendências que têm ganhado força: a ascensão dos microinfluenciadores e dos vídeos curtos. Para os brasileiros ouvidos, 55% consomem conteúdos em formato de menor duração, ou reels – segmento veiculado no Instagram.

Ainda de acordo com o levantamento, ao contrário dos megainfluenciadores, que possuem um alcance massivo, mas muitas vezes superficial, os micro estabelecem uma relação mais próxima e de confiança com seguidores. “Isso permite que marcas alcancem o público-alvo com interesses específicos, gerando resultados mais efetivos. Além disso, o custo-benefício também se destaca com campanhas que exigem investimentos menores, mas entregam taxas de conversão mais altas devido ao forte vínculo emocional com suas comunidades”, explica Salomão Araújo, vice-presidente comercial da Rakuten Advertising no Brasil.
A análise revela uma porcentagem crescente dos consumidores que estão migrando para esse nicho, com 25% da preferência no setor de beleza; 24% lar e lifestyle, 23% tecnologia, 23% viagem, 23% alimentação e 22% moda.
Texto original: pinepr.com