Marketing Analytics: como o uso inteligente de dados pode potencializar resultados de negócios
Startup triggo.ai explica a importância do advanced analytics para ações mais eficazes
“O marketing analytics estuda dados coletados por meio de diversas campanhas para entender e definir padrões como comportamento do consumidor, preferências regionais criativas e muito mais. O objetivo dessa abordagem é usar esses insights para criar ações personalizadas e otimizar campanhas futuras com base no que foi bem-sucedido e não olhar apenas uma métrica de maneira isolada”, explica Pedro Folim, head de produtos da triggo﹒ai﹒
Com o aumento do comportamento crítico do consumidor, se as marcas quiserem chamar a atenção do comprador ideal, elas devem confiar em análises para criar anúncios pessoais direcionados com base em interesses individuais, em vez de associações demográficas mais amplas. Isso permitirá que as equipes de marketing veiculem o anúncio certo, no momento mais propício, pelo canal mais assertivo para levar os consumidores ao longo do funil de vendas. O marketing analytics está relacionado ao conceito de explosão de dados no mundo digital.
“Hoje as empresas têm uma quantidade gigantesca, quase infinita, de dados disponíveis sobre seu desempenho, mercado, consumidores e concorrentes. Mas eles sozinhos, sem aplicação, são inúteis. Assim, trazer uma análise de marketing para se concentrar nesses dados, criar uma estrutura e cultura orientadas por eles, permite que se rastreie, colete e analise essas informações de forma estratégica para atingir seus objetivos”, diz Folim.