Live marketing no PDV: transformação do varejo em palco de conexões reais
Marcas investem em ativações para criar motivos autênticos que levem o consumidor até o ponto de venda
Com o esgotamento do excesso de estímulos digitais, o consumidor busca mais do que uma simples compra e uma promoção, ele busca se conectar, se possível, com uma experiência memorável. É nesse contexto que o live marketing no ponto de venda (PDV) serve como uma das estratégias mais eficazes para atrair e fidelizar o público ao oferecer oportunidades reais para o cliente sair de casa.
Segundo dados do 13º Anuário Brasileiro de Live Marketing, as marcas devem investir mais de R$100 bilhões em ações como eventos, ativações e brand experience em 2025. São degustações exclusivas, ativações sensoriais, presença de influenciadores, lançamentos em primeira mão e a possibilidade de interagir com as marcas de maneira personalizada são alguns dos fatores que realmente motivam o deslocamento até o PDV.
“As marcas que entendem o ponto de venda como um canal de conteúdo, saem na frente. Criar histórias, descobertas e estabelecer um diálogo direto com o cliente são diferenciais cada vez mais valorizados”, afirma André Corrêa, sócio da OLV, empresa que atua no mercado brasileiro com entregas de live marketing, eventos corporativos e ativações.
Segundo ele, as ativações ao vivo despertam emoções, surpreendem e transformam o ato da compra. Além disso, permitem a interação direta entre consumidores e produtos, mediada por promotores preparados e espaços imersivos, que contribuem para fortalecer a confiança e a relevância das marcas. “Promotores e atendentes precisam encantar, informar e construir relações com o público. Investir na formação desses profissionais é tão importante quanto a criatividade da ação em si. São eles que personificam a marca no momento mais decisivo da jornada de compra”, acrescenta.
André destaca quatro dicas para mensurar os impactos das ativações e como as marcas observam não apenas o aumento imediato nas vendas, mas também indicadores como o fluxo de visitantes, taxa de conversão durante o período da ativação, engajamento digital e até pesquisas de satisfação no próprio local.
- Defina KPIs antes da ação: estabeleça indicadores de desempenho que estejam alinhados aos objetivos da ação, como percentual de vendas no período e taxa de conversão de visitantes em compradores.
- Monitore o fluxo de visitantes ao PDV: utilize ferramentas de contagem de pessoas (como sensores de movimento ou câmeras inteligentes) para comparar o fluxo nos dias da ação com dias anteriores.
- Acompanhe o engajamento digital conectado ao PDV: meça número de check-ins ou menções nas redes sociais, uso de hashtags e cliques em QR codes e acesso a landing pages promocionais.
- Realize pesquisas de satisfação no local: utilize questionários rápidos (digitais ou físicos), colete feedback direto do consumidor sobre a experiência.
Texto original: auroracomunica.com.br