Inteligência artificial vira peça-chave para alavancar conceito customer experience nas indústrias
Além de garantir uma experiência personalizada para os clientes, a integração eficaz entre a IA e vendedores também agiliza o processo de vendas
A era digital tem proporcionado avanços extraordinários na forma como os negócios são conduzidos nas indústrias de telecom. A utilização frequente da inteligência artificial (IA) e a aplicação de conceitos como customer experience [experiência do cliente], tem impulsionado de maneira significativa a geração de novas possibilidades comerciais e a eficiência dentro das fabricantes.
De acordo com a CEO da Fibracem, uma das principais indústrias especializadas no mercado brasileiro de comunicação óptica, Carina Bitencourt, ao personalizar cada etapa no processo de compra é possível antecipar necessidades e oferecer ofertas cada vez mais customizadas, o que consequentemente aumenta a taxa de experiência positiva de clientes.
“Desde a recomendação de produtos até o suporte a estes clientes – que pode ser durante 24 horas, nos sete dias da semana – através de chatbots avançados, a IA vem tornando as interações mais satisfatórias, eficientes e ágeis dia após dia”, avalia a executiva.
Outro benefício do auxílio da inteligência artificial – desde que programada de maneira correta – está na celeridade do atendimento, que pode ser cerca de 50% mais ágil. Ainda segundo Carina, isso pode, inclusive, abrir espaço para mais geração de negócios.
Integração pode ser o diferencial
A IA vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, mas isso não significa redução do fator humano. Para Carina, um vendedor especializado ainda será o principal responsável por transformar o primeiro atendimento [realizado pelo chatbot integrado com a IA] em um relacionamento positivo e, consequentemente, em oportunidades concretas de negócio.
“Com isso, os executivos de contas, com o auxílio da inteligência artificial, poderão focar em tarefas mais técnicas, projetos personalizados e negociações de maior complexidade, assegurando uma experiência positiva a eles [clientes], mas também um alcance de melhores resultados”, enfatiza a CEO.
IA também melhora processos internos
Carina destaca, ainda, que o potencial da inteligência artificial também ajuda de maneira significativa a otimizar a produtividade dentro das empresas. Segundo ela, a capacidade da ferramenta em analisar grandes volumes de dados em tempo real possibilita o monitoramento e controle mais eficientes de aspectos como o funcionamento do maquinário e do desempenho do pessoal.
“Essa abordagem baseada em dados aumenta a eficiência operacional, identificando áreas de melhoria e oportunidades de inovação que impulsionam a competitividade empresarial”, finaliza.