Inteligência artificial tem potencial inexplorado para transformar o mercado, diz KPMG*
A maioria dos especialistas da indústria de tecnologia (57%), transporte (69%), assistência médica (52%) e varejo (64%) consideram que a Inteligência Artificial (IA) é ainda mais euforia do que realidade no momento, com serviços financeiros (42%) sendo a exceção. Além disso, embora a confiança na preparação dos funcionários para a adoção da IA seja mais elevada entre os líderes C-Level (79%), ela é muito menor entre os gerentes (38%). Estas são algumas das conclusões da pesquisa “Vivendo em um mundo de IA” (Living in an AI world, em inglês), conduzida pela KPMG com 751 executivos norte-americanos atuantes em empresas de diferentes setores com conhecimentos relacionados à IA.
“A pesquisa nos ajuda a entender melhor aspectos problemáticos, riscos emergentes e desafios das empresas. A inteligência artificial vem causando impactos relevantes no mercado. Na próxima década, espera-se que ela transforme ainda mais os negócios e proporcione benefícios tangíveis para empresas, funcionários e consumidores”, afirma Frank Meylan, sócio-líder de AI, Cognitive & Customer Experience da KPMG no Brasil.
*A pesquisa da KPMG está disponível na íntegra no link – http://advisory.kpmg.us/content/dam/advisory/en/pdfs/2020/living-in-ai-world.pdf