Inteligência artificial para micro e pequenas empresas
Empresário desenvolve plataforma de baixo custo que integra dados e auxilia nas decisões estratégicas
A tomada de decisão no mundo dos negócios costuma gerar muita dor de cabeça para quem está no comando das organizações. Analisar milhares de informações, verificar padrões de consumo e buscar crescimento com rentabilidade são desafios que tiram o sono até mesmo dos profissionais mais experientes.
Para quem está no controle das micro e pequenas empresas, a situação é ainda mais desafiadora. Enquanto as médias e grandes companhias têm áreas específicas e verbas destinadas ao gerenciamento de dados, o empreendedor que cuida praticamente sozinho do seu negócio precisa encontrar maneiras de se diferenciar para manter ou conquistar novos clientes.
enDe olho nessa realidade, o especialista em sistemas de informação Carlos Eduardo Colenetz, do Paraná, enxergou uma oportunidade e desenvolveu o Mentor BI, um método que une o uso da inteligência artificial para análise de dados, associado a um trabalho de mentoria direcionado aos pequenos negócios.
“Esse sistema, que utiliza uma plataforma da Microsoft, transforma dados em informações concretas. O software integra todos os indicadores de uma empresa, gera relatórios e gráficos que facilitam a compreensão dos fatos e cria painéis dinâmicos que se atualizam rapidamente. Dessa forma, o gestor tem indicadores precisos e, em paralelo, recebe mentorias que o auxiliam na compreensão destes dados, na criação de novas estratégias e na tomada das decisões”, explica Colenetz.