Globant divulga as tendências para 2023 em IA, Metaverso, Blockchain e Tecnologia Fundamental
Em seu novo Relatório de Tendências, Globant compartilha quatro tecnologias que guiarão as organizações para uma nova dimensão neste ano, ajudando-as a explorar os conceitos de inovação
A Globant (NYSE: GLOB), empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, publicou hoje seu Trends Report, relatório que apresenta quatro tendências tecnológicas relacionadas ao Metaverso, Inteligência Artificial (IA), Blockchain e Tecnologia Fundamental que ajudarão as organizações a criarem soluções inovadoras e oportunidades para seus negócios.
“É vital que as organizações entendam para onde o mercado está caminhando e construam seus negócios em torno de tecnologias que solucionem suas necessidades mais importantes, reinventando-se por meio da inovação e impactando positivamente a vida das pessoas em todo o mundo, mantendo-se competitivas”, disse Agustín Huerta, vice-presidente sênior dos estúdios da Globant.
Este ano é essencial que as empresas construam caminhos flexíveis que ajudem a garantir sua longevidade durante os períodos disruptivos. O critério destes destaques foi baseado em soluções inovadoras das tecnologias, que vêm com a proposta de mudar a forma como o mundo se relaciona.
- Inteligência artificial: com o recente surgimento de LLMs (Large Language Model), ou seja, algoritmos capazes de reconhecer, prever e gerar linguagem humana a partir de enormes conjuntos de dados de textos, assim como de modelos de fundação e de ferramentas como ChatGPT ou Bard, a IA está se tornando uma parte importante da vida diária e das expectativas dos consumidores, facilitando interações agradáveis entre empresas e consumidores. Trata-se de uma mudança de paradigma que já está em curso e, com o tempo, está mostrando que não será uma tecnologia de uso esporádico, mas utilizada como base nas resoluções de problemas do dia a dia, desde os mais simples aos mais complexos.
- Metaverso: este será o ano em que o metaverso será colocado à prova e se firmará rumo a adoção em massa em virtude de alguns sinais já apontados pelos principais players do mercado, como a Meta, que já buscam um produto viável para este ano, que abrirão as portas para custos reduzidos e menores barreiras de entrada, permitindo que a tecnologia alcance mais negócios e impacte a vida das pessoas em todo o mundo.
- Blockchain: trata-se de parte integrante das experiências do consumidor, desde a arte até os esportes e outros formatos de entretenimento. As organizações precisarão lidar com a pressão do consumidor para participar de experiências phygital relacionadas a blockchain. Grandes corporações já exploram os potenciais deste recurso e a tendência é que outras organizações possivelmente apostem nestes avanços e, assim, ampliar a cadeia de inovação.
- Tecnologia Fundamental: a economia global está mudando e as organizações devem continuar no caminho da transformação digital para se manterem competitivas. Uma abordagem de código rápido que usa aplicativos low-code e no-code permitirá que as empresas direcionem seus investimentos para obter o mesmo resultado ou semelhante, gastando menos dinheiro.
A Globant é uma empresa nativa digital que trabalha com inteligência artificial há mais de uma década e usa seus recursos e experiência para ajudar seus clientes a criar valor comercial e permitir crescimento exponencial.
Para mais informações sobre o Relatório de Tendências Tecnológicas de 2023 da Globant, clique aqui.