Fidelizar clientes antigos pode ser a salvação dos negócios, por Gisele Paula*
/ O que todos os empresários desejam é manter um bom relacionamento com seus clientes e terem neles canais de distribuição de boas notícias sobre seus negócios. Eles são os melhores propulsores da sua empresa e os que mais ajudam na rentabilidade e no crescimento da marca. Afinal, nada melhor do que alguém que já conhece seu produto/serviço para indicá-lo para outras pessoas, não é mesmo?
Algo que está em alta e vem sendo bastante discutido nos últimos anos é a humanização do atendimento ao cliente. Muito mais do que vender, é necessário entender que os consumidores hoje procuram por marcas que priorizam o bom relacionamento. Isso vem acontecendo porque cada vez mais as pessoas têm se atentado à experiência que a empresa oferece.
A verdade é que nós enquanto clientes não aguentamos mais ”falar” com robôs automatizados e que não resolvem nosso problema logo no primeiro contato. Queremos mais comodidade, fluidez, pouco esforço, rapidez e um atendimento mais eficiente. Uma pesquisa feita pela consultoria PWC aponta exatamente isso, que 89% dos clientes consideram a experiência na hora de decidir por uma empresa.
E o mundo pós-pandemia caminhará dessa forma daqui pra frente. As marcas que se anteciparem às necessidades dos clientes, reterem os consumidores antigos e trouxerem aquilo que ele realmente precisa, de forma ágil, memorável e com um olhar mais humano, terão em suas mãos um diferencial competitivo que contará muito para se obter sucesso nos negócios no próximo ano.
Por isso, procure ouvir mais quem consome seus produtos, tente entender o que eles pensam, esperam, o que foi positivo ou negativo em sua jornada de compra e o mais importante, retorne esses feedbacks. Invista um tempo para dar atenção para aqueles que, de fato, vão alavancar sua marca – os seus clientes. O que quero mostrar aqui é que os preços sempre serão somente preços e na maioria das vezes bem similares a de outros locais, mas a experiência que é oferecida nunca é igual. Pensem nisso!
*Gisele Paula, CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz