Expansão de IA, arquiteturas descentralizadas e metaverso são tendências para tornar as operações das empresas mais ágeis nos próximos dois anos, aponta pesquisa da Deloitte
Estudo ‘Tech Trends 2023’* revela, porém, que carência de mão de obra em tecnologia será desafio para as organizações
A expansão das novas tecnologias de IA (inteligência artificial), a adesão a ecossistemas e arquiteturas descentralizadas e os experimentos com o metaverso são algumas das tendências que as empresas brasileiras devem acompanhar nos dois anos para tonar suas operações mais ágeis. A carência de mão de obra, por outro lado, é um desafio que essas organizações vão encarrar para a transformação digital de seus negócios. É o que mostra o “Tech Trends 2023”, estudo anual da Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, que oferece percepções, insights e inspirações para a jornada digital, para apoiar os líderes de negócios na tomada de decisões estratégicas e na priorização dos investimentos em tecnologia.
“Um número crescente de organizações, em todos os setores, está buscando acelerar seus esforços de transformação digital para tornar suas operações mais ágeis e eficientes, assim como para responder a flutuações de grande impacto na rotina e nas expectativas dos clientes. O relatório apresenta as estratégias e tecnologias que possivelmente conduzirão a novos planejamentos, a fim de promover a primazia dos negócios para a TI, minimizar riscos, otimizar o valor dos investimentos e trabalhar para construir confiança nos ecossistemas de negócios”, disse Ronaldo Fragoso, líder de alianças de negócios e do CIO Program da Deloitte.
*Acesse a íntegra do relatório global aqui