Empresas transformam análise de dados em aliada para a fidelização e captação de novos clientes
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, oferecer conteúdo exclusivo, como promoções especiais para usuários do aplicativo da marca, pode aumentar o tempo de uso e maximizar as vendas
O uso da tecnologia em comércios e empresas tem se expandido significativamente nos últimos anos. De acordo com um estudo da Gartner, o investimento global em tecnologia da informação deve ultrapassar US$4,5 trilhões em 2024, um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior. Além disso, a utilização de aplicativos móveis tem crescido exponencialmente, com previsões indicando que o número de downloads de aplicativos de compras deve atingir 10 bilhões até o final deste ano.
Para Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, é importante que aplicativos possuam desde funcionalidades básicas para facilitar a interação com o consumidor até personalizações de experiências que incentivam o consumo com maior frequência.
Aumento do engajamento nas vendas
“Aplicativos podem personalizar a experiência do cliente de diversas formas, incentivando compras mais frequentes. Algoritmos avançados analisam o histórico de compras e as preferências dos usuários, sugerindo produtos relevantes. Notificações push personalizadas, baseadas nos interesses dos consumidores, mantêm o engajamento e aumentam as chances de compra. Programas de fidelidade, que oferecem pontos trocáveis por descontos, também são eficazes em incentivar o retorno dos clientes”, explica Rafael.
Para garantir o engajamento contínuo dos clientes, os aplicativos devem possuir certas funcionalidades essenciais. “Uma interface intuitiva e fácil de usar melhora significativamente a experiência do usuário. Oferecer conteúdo exclusivo, como promoções especiais acessíveis apenas pelo aplicativo, pode aumentar o uso recorrente. Atualizações frequentes e a integração com redes sociais, que facilitam o compartilhamento de compras e experiências, são igualmente importantes”, destaca o CEO.
O uso de Inteligência Artificial como aliada no negócio
Além das funções básicas, notificações personalizadas baseadas nos interesses dos consumidores aumentam as chances de compra. “A IA pode prever necessidades de compra com base em comportamentos anteriores, enviando lembretes e ofertas personalizadas. Chatbots inteligentes proporcionam atendimento ao cliente 24 horas por dia, respondendo perguntas e resolvendo problemas rapidamente. Além disso, a análise de sentimento ajuda a entender melhor o feedback dos clientes, permitindo ajustes nas ofertas e na experiência do usuário”, completa Rafael.
A integração de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) nos aplicativos também colabora para o aumento das compras. “A IA pode prever necessidades de compra com base em comportamentos anteriores, enviando lembretes e ofertas personalizadas. Chatbots inteligentes proporcionam atendimento ao cliente 24 horas por dia, respondendo perguntas e resolvendo problemas rapidamente. Além disso, a análise de sentimento ajuda a entender melhor o feedback dos clientes, permitindo ajustes nas ofertas e na experiência do usuário”, explica.
A análise de comportamento a partir dos dados
O uso dos dados analíticos obtidos através dos aplicativos é uma ferramenta poderosa para otimizar ofertas e campanhas. “Esses dados permitem segmentar clientes em grupos com comportamentos e preferências similares, facilitando a criação de campanhas mais direcionadas e eficazes. Testes A/B ajudam a experimentar diferentes ofertas e identificar as mais eficazes para cada segmento de cliente. Monitorar tendências de mercado e comportamento dos clientes em tempo real possibilita ajustes mais precisos e eficientes nas estratégias de marketing”, conclui Rafael.
A adoção dessas tecnologias já mostra resultados expressivos. Um relatório da McKinsey revela que empresas que utilizam inteligência artificial e personalização de dados têm 40% mais chances de fidelizar clientes em comparação com aquelas que não utilizam essas tecnologias. Além disso, a Deloitte aponta que negócios que implementam programas de fidelidade via aplicativos observam um aumento de 30% na frequência de compras.