Customer experience: Como oferecer experiências únicas ao seu consumidor
Você já ouviu falar no termo customer experience? Se não ouviu, vamos explicar! Esse termo se refere à experiência do consumidor no contato com uma determinada marca ou serviço.
Se antes, as empresas focavam suas estratégias de marketing nas vendas, hoje, elas estão direcionadas na melhora da experiência do cliente.
Pensando nisso, discutiremos neste artigo sobre quais são as estratégias que podem ser implementadas em sua empresa para melhorar a experiência do cliente, assim como os 5 Ps do marketing. Acompanhe!
Entendendo o customer experience
Para iniciarmos este artigo, vale a pena apresentarmos o conceito ligado ao customer experience, ou experiência do cliente.
Esse é um conjunto de estratégias e ações que têm o objetivo de melhorar a interação entre a marca e consumidor, em todas as fases da jornada de compra do cliente. Ou seja, não somente a venda é levada em consideração, mas o período anterior e posterior.
Isso faz com que a empresa realize algumas mudanças em sua rotina, inclusive, contando com pessoal de marketing qualificado e com um planejamento estratégico a partir do funil de vendas e do comportamento do consumidor.
A importância da empresa investir em customer experience varia desde a promoção da fidelização no usuário, até o aumento do número de vendas e uma boa imagem da empresa diante dos clientes e concorrentes.
Para ser posto na prática, é essencial que a empresa integre essas ações com ferramentas tecnológicas. O que isso representa? Que o tempo que o cliente passa no site da empresa pode ser melhor se o navegador tiver velocidade de carregamento.
Conheça os 5 Ps do marketing
Para entender como proporcionar uma boa experiência ao cliente, de modo que ele se torne fiel à marca, é importante que a empresa conheça os 5 Ps do marketing. São eles:
● Produto;
● Preço;
● Praça;
● Promoção;
● Pessoas.
Vamos entender sobre cada um desses pontos.
Produto
No caso do produto, é muito importante que a empresa saiba qual é o material trabalhado. Ou seja, o que está sendo oferecido ao cliente.
É muito importante que a empresa trabalhe o seu produto para atender as necessidades do seu cliente, assim como se foque em ofertar um material de qualidade.
Preço
O preço diz respeito ao valor que será cobrado por um determinado serviço ou material.
A determinação do preço depende de alguns critérios que precisam ser avaliados pela empresa, dentre eles, o valor que será pago aos fornecedores, colaboradores e a expectativa de lucro em cima do produto.
Praça
A praça se refere à forma como um cliente consegue chegar até sua empresa, ou seja, os canais de comunicação que foram utilizados até que a venda se concretizar.
Nesse sentido, é essencial que a empresa faça um investimento na publicação de conteúdo em redes sociais, assim como em sites, levando em conta que o ambiente digital tem sido um espaço de atração para as pessoas, assim como um meio que permite a comercialização de produtos e serviços.
Em relação à praça, é importante refletir também acerca da boa experiência do consumidor, levando em conta a velocidade do carregamento do site, a segurança das informações, a qualidade do conteúdo e o tempo de retorno de resposta em chat.
Promoção
No caso da promoção existe a intenção de promover o aumento do número de vendas da empresa. Para que isso ocorra, seu negócio precisará adotar algumas estratégias de marketing, seja nas redes sociais, sites, em anúncios na televisão, rádio, dentre outros.
Por fim, precisamos destacar o aspecto de pessoas, pois antes, o marketing lidava somente com os 4 Ps.
Essas 4 primeiras iniciativas têm o objetivo de atingir as pessoas gerando uma ação, ou seja, motivando a compra.
Pessoas
Mas, para que isso ocorra, é importante que a empresa conheça o comportamento do cliente, de modo a desenvolver uma persona adequada. Para isso, é essencial que a experiência do cliente seja completa e que o contato da empresa com o cliente vá para além das vendas.
Com isso, é essencial que a empresa realize o treinamento dos colaboradores, com foco em garantir um bom atendimento, assim como invista em tecnologia, de modo que o cliente também tenha uma boa experiência no contato online com a marca.
A partir da junção dos 5 Ps do marketing, sua empresa contará com grandes vantagens ligadas à fidelização do cliente e aumento do número de vendas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.