Contact Center: um setor em expansão liderado por mulheres, por Natalia Bochan*
Dia 8 de março é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher, um dia em que se comemora, desde 1975, a luta das mulheres ao longo dos anos pela igualdade de oportunidades na sociedade.
É um dia muito importante que, dependendo da região, é comemorado de diferentes maneiras. Na Ucrânia, minha terra natal, é um dia de festa em que os homens da sociedade exaltam toda a bondade e virtudes das mulheres. Além de flores e presentes, eles dedicam poemas e canções às suas esposas, mães, avós, professoras, filhas, irmãs, funcionários, colegas de trabalho, etc. Na Europa, 8 de março é vivido de uma maneira diferente e tem outras conotações, é um dia com um espírito mais reivindicativo, mas que também valoriza o papel da mulher na sociedade.
Na Altitude Software, celebramos e nos sentimos uma parte ativa deste dia, pois somos uma empresa com um claro compromisso com a igualdade de oportunidades no local de trabalho. Ao contrário de outras áreas da indústria – especialmente na área tecnológica – no setor de Contact Center, a presença feminina é muito relevante: dos 150 mil empregos que compõem os Contact Centers espanhóis (que representam 1% do total de postos de trabalho da população ativa do país), 71% pertencem ao sexo feminino. Além disso, há mais diretoras do que diretores e uma infinidade de oportunidades de crescimento.
As oportunidades de crescimento no campo das interações com os clientes são uma realidade clara, uma vez que, nos últimos anos, graças a vários avanços tecnológicos, o volume de negócios aumentou, demandando maior profissionalismo e especialização. O boom de serviços, como o comércio eletrônico, aumentou exponencialmente a atividade de Contact Center, já que os consumidores realizam muitas transações on-line, mas, ao mesmo tempo, exigem atenção personalizada que lhes proporciona a tranquilidade de que precisam. E, curiosamente, há mais mulheres que aproveitam essas múltiplas oportunidades.
Como empresa responsável, temos muitas iniciativas relacionadas à igualdade e, portanto, participamos ativamente de reuniões nas quais se destaca o papel da mulher na sociedade. Além disso, nossas executivas participam ativamente de várias iniciativas que promovem a igualdade de oportunidades e o papel das mulheres no setor, como Sonia Comajuan, Chief Customer Care Officer, que participou em 2018 de um Encontro de Mulheres TIC organizado pela itSMF, no evento “Women on Impact” do PWN Madrid ou o Congresso Profissional FactorW, um evento de referência sobre questões de Diversidade, Igualdade e Inclusão. Durante dez anos, organizamos os prêmios FORTIUS com a AEERC e APCC, que premiaram funcionários de Contact Centers e, até o momento, 24 mulheres – de um total de 45 premiados – viram seu importante trabalho nesse setor reconhecido.
Para terminar, gostaria de lembrar as palavras da nossa colega Vanessa Tiba, Country Manager da Altitude Software no Brasil: “aqui, mulheres e homens têm as mesmas possibilidades e, todas as oportunidades como contratações e promoções, são baseadas nas habilidades pessoais de cada um, independente de gênero. Acreditamos que o respeito é a chave para alcançar um ambiente saudável em qualquer empresa, onde cada ser humano comprometido com o trabalho e os valores da organização tem muito a contribuir para seus colegas e equipe.”
Na Altitude Software, estamos fielmente comprometidos com a igualdade de oportunidades dentro de nossa empresa e trabalhamos todos os dias para tornar os Contact Centers um setor cada vez mais responsável e comprometido com a igualdade na sociedade.
* Natalia Bochan é Chief Marketing Officer (CMO) de Altitude Software