Como alinhar objetivos e conquistar indicadores positivos na pandemia, por Henrique Mazieiro*
/ Completamos um ano de pandemia de Covid-19, um pequeno período comparado às grandes mudanças implantadas ao redor do mundo. A transformação digital, até então uma promessa iminente, pegou carona na necessidade de adaptação entre as relações humanas e foi consolidada de uma vez por todas. A digitalização das operações teve avanços que colocaram o negócio em meses – até anos – à frente do que esperávamos.
Com a crise estabelecida, os padrões tradicionais que nos conduzem há anos tiveram que ser modificados. Dentre muitas reflexões neste período adverso, enxergamos aí uma oportunidade de mudarmos a realidade e nos reinventarmos. Como uma insurtech, priorizamos, acima de tudo, a tecnologia e a inovação. Sair da zona de conforto não é novidade para nós.
Buscamos sempre melhorar nossos processos e, com o trabalho 100% remoto, decidimos aplicar internamente um método eficiente, prático e que requer mão na massa, cuja intenção é fazer com que nossos profissionais operem e gerenciem processos com autonomia, tendo sempre a visão geral dos caminhos e objetivos que a empresa está seguindo. Em resumo, buscávamos uma metodologia que procurasse garantir que todos estariam, mesmo à distância, remando para o mesmo lado e juntos.
Para chegar a essa conclusão, foi realizada uma profunda imersão sobre as razões da Planetun existir, um questionamento fundamental de tempos em tempos. Avaliamos desde a nossa forma de trabalhar, até o nosso papel no mercado e na sociedade. Após essa auto reflexão, chegamos naturalmente ao propósito que norteará todas as nossas ações daqui em diante: tornar o mundo mais simples, seguro e sustentável. Definido o objetivo, o próximo passo era qual caminho utilizar para atingi-lo. Optamos pela OKR (Objectives and Key Results), método para criar alinhamento e envolvimento em torno de metas mensuráveis.
A fórmula OKR, que na tradução literal significa objetivos e resultados-chave, foi criada pelo investidor norte-americano John Doerr, na década de 70, e ganhou notoriedade por ter suportado o crescimento de empresas como Intel e Google.
A implementação desse método na Planetun tem o intuito muito claro: promover convergência, criar harmonia, afinidade e apontar todo o direcionamento para o mesmo lugar. Não há nada mais favorável do que colaboradores que caminham juntos por um mesmo propósito.
Por isso, sabendo exatamente o que queremos e como definir os passos que vão nos deixar cada vez mais perto de alcançar todas as nossas metas, vamos escrever mais um capítulo dessa história. Entendemos, especialmente nesse último ano, que a transformação digital não é apenas agregar novas tecnologias, mas sim conhecer o impacto de cada uma delas e, sobretudo, saber unir a inovação aos princípios básicos da empresa. Por isso, iniciamos esse processo de dentro para fora rumo a um futuro que já está na palma da nossa mão.