Campanhas de marketing: identificar o público-alvo correto é um dos principais desafios segundo as empresas, revela pesquisa
• Estudo, realizado pela Serasa Experian, ouviu empresas de diversos segmentos para entender suas percepções sobre estratégias de mercado, segmentação e ativação de audiências;
• Identificação do público-alvo, realização de testes prévios e escassez de dados foram alguns dos desafios apontados;
Ao planejar e executar uma campanha de marketing, identificar o público-alvo é o principal desafio, apontado por 39% das empresas participantes de uma pesquisa inédita da Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, realizada por meio da sua área de marketing services. O estudo quantitativo buscou investigar o que as companhias enfrentam ao executar estratégias de marketing em quatro etapas: estudos de mercado, segmentação, enriquecimento de dados e ativação de audiências.
“Atingir o público correto é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Para apoiar os negócios na identificação precisa do target, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos para que as empresas possam superar esse desafio de segmentação eficiente e alcançar o grupo de pessoas que mais importa: os propensos a converter”, declara a diretora de marketing services da Serasa Experian, Isabela Torres.
Confira o detalhamento das principais percepções da pesquisa
1. Estudos de mercado: um quarto das empresas respondentes (25%) apontou a identificação de potenciais interessados em seus produtos ou serviços como maior obstáculo e, em segundo lugar, 17% consideraram desafiador determinar quem são os decisores sobre a compra. Veja todo o levantamento desta visão no gráfico a seguir:
2. Segmentação: 39% das empresas apontaram como principal adversidade a definição clara do público-alvo necessário para buscar informações pertinentes. Em relação ao desafio menos latente nesta visão, 11% relataram o desafio de integrar dados de segmentação com estudos internos, visando aprimorar suas estratégias de marketing. No gráfico abaixo, veja outras constatações:
3. Enriquecimento de dados: a obtenção de dados de comportamentos e preferências foi apontado por 26% das respondentes como a maior dificuldade. Já 22% disseram que seria a obtenção dos dados que indiquem o poder de compra dos consumidores. Confira a seguir todos os desafios apontados:
4. Ativação de audiências: 28% das empresas consideraram o “teste com a base de clientes interna antes do lançamento ao público externo” como o maior desafio nessa frente. “A necessidade de realizar múltiplos testes para identificar quais públicos geram melhores resultados” veio em seguida, com 26% das escolhas. Veja o ranking completo desta visão no gráfico a seguir:
Principais atividades das campanhas de marketing
São diversas etapas envolvidas antes, durante e depois das campanhas de marketing. Conforme revelado pelo estudo, a atividade que mais recebe atenção das empresas (40%) é a realização de “estudos de mercado para conhecer melhor a sua audiência antes de lançar a campanha”. Já durante a execução, o foco principal recai sobre a “medição de resultados” (33%), seguida pelo “enriquecimento de dados para complementar bases internas ou externas” (28%). Confira o ranking das práticas mais recorrentes na realização de campanhas de marketing:
Metodologia
A pesquisa contou com uma amostra de 317 representantes de empresas, garantindo uma representatividade geográfica e setorial abrangente. A distribuição dos participantes foi de 7% na região Norte, 9% no Centro-Oeste, 14% no Sul, 45% no Sudeste e 25% no Nordeste do Brasil, com 57% situados em capitais, 25% no interior dos estados e 18% em regiões metropolitanas.
Os segmentos de mercado dos respondentes foram diversificados, com 43% atuando no setor de serviços, 23% no comércio atacado e varejista, 17% na indústria, 14% em outros setores e 4% especificamente em serviços relacionados a agências de publicidade e marketing, incluindo marketing digital, conteúdo, mídias sociais, produção audiovisual, publicidade, mídia paga, entre outros.
Quanto ao porte das empresas, a pesquisa incluiu 45% de pequeno porte, 31% de grande porte, 14% de médio porte e 10% de empreendimentos individuais.
Os cargos dos representantes das empresas na pesquisa variaram, com 23% sendo gerentes ou consultores, 21% analistas, 20% sócios ou donos, 15% diretores, 15% especialistas ou coordenadores, 5% heads ou responsáveis e 1% ocupando posições de nível C-level. Essa diversidade de cargos contribui para uma visão mais completa e variada dos desafios e práticas no mercado.