Benefícios da IA impactam no atendimento ao cliente
A união da tecnologia com a comunicação empresa/consumidor amplia o contato e gera maior personalização
A sociedade lida, em maior ênfase nos últimos anos, com uma revolução tecnológica em diversas áreas de atuação. Dessa maneira, a temática está sempre em pauta no mercado, chamando a atenção para a inteligência artificial. O termo tem transformado o jeito das empresas lidarem com seus processos e objetivos, gerando debates frequentes e receios alinhados à utilização. Do ponto de vista do consumidor, com o uso de algoritmos avançados, é viável identificar necessidades, encontrar meios melhores de direcionamento e ofertas fiéis às expectativas, uma verdadeira personalização do atendimento.
Inteligência artificial e novas oportunidades para os negócios
Segundo pesquisa da Microsoft, 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam inteligência artificial na gestão interna. Assim, 63% das a nível global obtiveram ganhos de desempenho e lucratividade, conforme o relatório Global Tech 2023. A razão disso vem do fato da ferramenta oferecer benefícios únicos para as empresas, como a capacidade de processamento e análise de dados em larga escala, rápido e seguro. Dessa forma, há uma identificação de padrões, permitindo visualizar tendências emergentes. Além disso, gera insights para a previsão de futuras demandas ou novas oportunidades.
Dessa forma, traz forte impacto na competitividade no mercado e assertividade na tomada de decisões. “Não há como fugir desse cenário: quem recusar uma adequação ao tech ficará para trás, desatualizado e perdendo incríveis chances de negócio. O ideal, é permitir ajustes conforme as possibilidades e dores da marca, inserindo estratégias precisas para elevar os resultados”, indica Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
O impacto da IA na jornada no cliente
É nítido, hoje, como a aplicação do mecanismo traz, para as entidades, uma compreensão aprimorada do público em questão, entendendo os hábitos e preferências com maior certeza, consequentemente oferecendo vivências satisfatórias. Nesse viés, os departamentos de marketing e atendimento fazem bom proveito da habilidade de personalização do contato com milhares de compradores em potencial.
Segundo a McKinsey, locais com IA na rotina aumentavam as transações em até 30%. Já a Gartner, prevê, até 2025, 80% das interações sendo impulsionadas pela inovação. “Esses números fazem ainda mais sentido quando analisamos o pós-venda, pois aumenta significativamente a probabilidade de conversão e a fidelização. A assistência oferecida ao usuário faz toda a diferença aqui, tendo em mente como garante-se mais proatividade, rapidez e superação das espectativas”, revela Sanches.
Logo, é uma excelente escolha para companhias com o desejo de se posicionar à frente do mercado e elevar o nível frente à concorrência. “Atualmente, com as variações frequentes no contexto tecnológico, a adaptabilidade se mostra um fator essencial para garantir relevância. A adoção de soluções possibilitando essa circunstância não só deixa o cliente feliz, mas também traz produtividade, eficiência e agilidade às demandas”, explica.
Dentro do contexto mercadológico, traduz-se em recomendações de produtos, de fato, cruciais à audiência, campanhas impactantes e a centralização do indivíduo em cada procedimento.
A implementação estratégica da ferramenta
Conforme o estudo Global AI Adoption Index, no Brasil, 41% das empresas já inseriram a inteligência artificial em suas operações. No quesito financeiro, espera-se um crescimento anual da taxa composta (CAGR) em 31,22% nos próximos cinco anos, indicando uma expansão em vários setores. “Todavia, nem tudo são flores e para aproveitar todo esse potencial, é imprescindível ir além de tarefas operacionais. A partir de automações e integrações entre outros sistemas, extrai-se o máximo da máquina, focando em um direcionamento inteligente”, indica o especialista.
Dentre os desafios no percurso, a falta de conhecimento técnico e a dificuldade de adaptação tendem a ser comuns. No levantamento, 17% das empresas apontaram habilidades limitadas e falta de experiência no ramo. “Para obter o sucesso, é interessante contar com parcerias intermediando o projeto. Na Total IP, além de contarmos com uma equipe multi tecnológica e extremamente capacitada, temos serviços voltados para a comunicação entre humanos e a modernização, como Omni Robô, Omni Chat e AI Sobre as Transcrições”, pontua o gestor. Assim, assegura-se um investimento adequado, seguro pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com bons frutos e efeitos já em pequeno prazo.
Texto original: totalip.com.br